Processo nº 00463/2023
Parecer nº 970/2023 CEC/RS
Projeto “ARTE E TRADIÇÃO - 2ª EDIÇÃO” .
Pedido de revisão indeferido. Permanece a mesma nota.
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,69.
Em conclusão, o projeto “ARTE E TRADIÇÃO - 2ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 227.750,00 (duzentos e vinte e sete mil e setecentos e cinquenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 09 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 674/2023 CEC/RS
O projeto “Arte e Tradição - 2ª edição”, busca dar continuidade as ações de incentivo ao cultivo das tradições gaúchas, oportunizando a formação artístico cultural de crianças, jovens e adultos, através da qualificação dos integrantes dos quatro grupos de danças do CTG: dente de leite, mirim, juvenil e adulto, que contam hoje com 109 participantes e levando ações culturais para fora da entidade, chegando a diversas instituições sociais do município de Getúlio Vargas, de forma a democratizar o acesso à cultura. O CTG teve um projeto viabilizado através do Pró-Cultura RS que encerrou em maio deste ano, sendo que através do mesmo foi possível motivar, incentivar e atrair novos participantes para as atividades, com qualificação, acompanhamento profissional e difusão da cultura gaúcha. A ideia agora é continuar este trabalho, incluindo ainda os pequenos da Invernada Dente de Leite e abrangendo assim todos os grupos do CTG. Inclusive possuem uma “Escolinha” com encontros semanais, onde as pessoas interessadas em ingressar no CTG, passam por esta atividade de iniciação, especialmente crianças, com primeiros contatos com a cultura, primeiros aprendizados gerais, para na sequência integrarem os grupos de dança.
Como inovação em relação a edição anterior, propõem a realização de oficinas culturais ao longo de todo o projeto, promovidas pelos próprios integrantes das invernadas e voluntários do CTG, para entidades assistenciais do município, sendo que diversas delas já emitiram sua carta de interesse e abriram as portas para receber o projeto. Paralelo a isso, serão promovidas campanhas de arrecadação de brinquedos e itens de higiene pessoal, que serão doados a algumas entidades que receberão as ações culturais do projeto, como o Lar dos Idosos e Lar da menina e também arrecadação de tampinhas, roupas e objetos para auxiliar na causa animal, em parceria com entidade que atua na área. Pretendem promover uma ação no CTG, num final de semana, com acesso gratuito à comunidade, com apresentações das Invernadas, mateada e exposição de artesanato, de forma a promover a integração com outras entidades e grupos que atuam na área cultural no município.
O projeto pretende oportunizar aos grupos do CTG Tropilha Crioula o estudo, o aprendizado o aprimoramento e o preparo técnico e artístico, utilizando a dança como um meio de expressar as características culturais do povo gaúcho, realizando apresentações e participando de eventos do calendário tradicionalista, indo desta forma ao encontro do Plano Estadual de Cultura no que refere-se ao incentivo a preservação da identidade gaúcha, ao reconhecimento dos saberes e expressões das culturas populares tradicionais e a salvaguarda de bens culturais imateriais do Rio Grande do Sul. O projeto possui caráter formativo e educativo, ao oferecer qualificação na área da dança, promovendo pesquisa e aprendizado não só de coreografias e passos de dança, mas de história, folclore e tradições, presentes nos mesmos, com a atuação de instrutores, ensaiadores e professor de artes cênicas, oportunizando atividades com acesso gratuito aos participantes das Invernadas e estando constantemente de portas abertas para receber novos integrantes.
O projeto conta com cartas de intenção de patrocínio que totalizam 100% do valor solicitado a LIC, o que comprova sua viabilidade financeira. Há investimento próprio, porém não mensurado na planilha, no que refere-se à manutenção da estrutura do CTG, como pagamento de taxas de água, luz e internet, que terão aumento de valor, em decorrência das ações semanais propostas.
Propõem ainda a realização de uma ação especial na APAE do município, levando a arte e a cultura tradicionalistas e promovendo uma integração com os participantes da invernada. Trata-se de um CTG que respeita a pluralidade e diversidade, estando aberto a pessoas de diferentes etnias, gênero e orientação sexual, tanto no que se refere a participantes das invernadas, quanto a prestadores de serviços e profissionais que nos atendem. Nossas invernadas contam hoje pessoas de diferentes origens, negros, italianos, alemães, poloneses, etc.
Ao longo do projeto o CTG irá disponibilizar seu Galpão no espaço do Acampamento Farroupilha, para o CEDEDICA – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovendo uma oficina de culinária típica por mês (chimarrão, carreteiro, churrasco, etc), para o público que frequenta a entidade, sendo que o próprio CTG irá providenciar os insumos necessários para a elaboração dos pratos. A Ação acontecerá durante 06 meses, sendo um encontro por mês ministrado por integrantes das Invernadas ou associados do CTG. Também está prevista a realização de uma mateada, em um final de semana, preferencialmente num sábado, na sede do CTG, aberto a comunidade, disponibilizando espaço para que a AGEART (Associação Getuliense de Artesãos e Artistas Plásticos) realize uma feira de artesanato. Neste evento, está prevista também uma interação entre os grupos do CTG, com apresentação de todas as Invernadas, no turno da tarde. Será um grande evento para reunir os participantes do CTG e a comunidade. A atividade terá acesso gratuito. Será realizada uma campanha de doação de itens de higiene pessoal junto aos integrantes, familiares e associados do CTG para posterior destinação ao Lar dos Idosos, quando as Invernadas estiverem na entidade realizando uma apresentação. Outra campanha que será promovida entre os participantes das Invernadas, é que cada dançarino ou dançarina, doe um brinquedo que possa ser entregue as crianças do Lar da Menina, quando as Invernadas estiverem na entidade realizando uma apresentação. Também ao longo de todo o projeto, será promovida uma campanha junto a comunidade local, para a doação de tampinhas de garrafa, roupas e objetos que serão repassados a ASPAC – Associação de Proteção Animal, para a posterior venda em Bazar, de forma a auxiliar financeiramente a entidade.
Não possuem carta do Conselho Municipal de Cultura, mas apresentam carta de diversas entidades do município, conferindo credibilidade e sinergia com toda a comunidade local. Projeto precisa detalhar planilha de investimento próprio. Parecer favorável.
*Art.6º da IN 05/20: “A planilha de custos do projeto deverá ser detalhada, com itens que expressem com clareza a natureza e a quantificação dos custos, observando o princípio da economicidade e atendendo às seguintes condições: §1º Somente serão aceitos itens de custos indispensáveis para a realização do objeto do projeto e passíveis de comprovação de exclusividade.”
Porto Alegre, 12 de setembro de 2023.
Sessão realizada dia 12 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo na confecção da ata, porém não estava presente neste dia.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS