Processo nº 00510/2023
Parecer nº 956/2023 CEC/RS
Projeto “LE NOSTRE ORIGINI - CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA - 4ª EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão simbólica
3,5
Conceituação temática
2,5
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
4,0
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
2,0
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
3,0
Nota de Prioridade
4,08
Importante registrar que a análise tetem-se ao que é analisado pelo proponente relator na reinscrição do projeto, não sendo consideradas outras inscrições ou pareceres. Logo considerações a outras avaliações não foram consideradas.
1. Dimensão Simbólica: Registre-se que, o projeto não apresenta pesquisa
Para desenvolvimento da linguagem e ao não manter relação com grupos locais da mesma manifestação cultural compromete o legado, mas levando em conta a temática do espetáculo podemos entender como legado possível.
2. Originalidade e Inovação Estética: A Proponente não traz elementos de forma objetiva que contraponha a avaliação anterior.
3. Acessibilidade, Inclusão e Pluralidade: Estes elementos devem estar explícitos no projeto.
4. Dimensão Econômica Distribuição de valores: A Proponente não traz elementos de forma objetiva que contraponha a avaliação anterior, já em relação aos recursos próprios de 5,13%, em que pesa o baixo impacto econômico é necessário registrar a existência recursos.
5. Quanto a carta do Conselho de Cultura: Critério previsto no quesito de avaliação.
6. Oportunidade: Foram aplicados os quesitos previstos para avaliação. Conclusões Finais: Conclusões finais: Ao analisar os argumentos de
pedido de revisão, entendemos por dar provimento parcial alterando a nota da Dimensão Simbólica( Conceituação Temática) e 2,0 pontos para 2,5 pontos e de 1ponto para 1,5 ponto no quesito Recursos Próprios.
NOTA FINAL DO PROJETO: 4,08
Após análise do pedido de recurso a nota passa de 3,92 para 4,08.
Em conclusão, o projeto “LE NOSTRE ORIGINI - CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 464.900,00 (quatrocentos e sessenta e quatro mil e novecentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 13 de outubro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,08 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 668/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica
A proposta não se consolida como proposta formativa e educativa, por não trazer um plano pedagógico, já que as apresentações estão diretamente relacionadas a escolas, não apresenta pesquisa relacionada a linguagem proposta, mas se relaciona com o desenvolvimento da linguagem. Tanto o proponente, quanto o grupo não são dos municípios propostos, logo não valorizam as manifestações locais.
O projeto apresenta certa originalidade e inovação, mas o fato de estar na quarta edição, poderia trazer a estrutura do texto mais elaborada, alem de uma melhor estrutura pedagógica, já que se trata de espetáculo voltado a publico infantil.
Dimensão Cidadã
O grupo artístico apresenta diversidade de gênero e étnica, no quesito acessibilidade, entendemos como inconsistente que a intérprete de libras esteja estabelecida para 12 serviços, enquanto os demais somem 25 atividades remuneradas. Não é possível detectar a diversidade tanto de gênero quanto étnica na equipe principal, que também é parte do projeto, o que poderia ser observado se as empresas da equipe principal anexassem seus portfólios e equipes profissionais.
Dimensão Econômica
Há inconsistência na rubrica 1.25 interprete de libras, dissonante as demais quantidades previstas na planilha de custos. O valor destinado ao produto cultural principal Grupo Teatral é inferior a 25% , sendo que os custos secundários superam 75%. O baixo valor de recursos próprios, 5,13% , pouco impactam na economicidade dos recursos incentivados, tendo a proposta como fonte principal e majoritária dos recursos incentivados do Estado.
A Proposta contempla a dimensão
O projeto demonstra importância e deixa legado para a Comunidade local e dialoga com a lei estadual 14.778/2015, no entanto a única carta de Conselho de Cultura encontrada é da cidade de Bento Gonçalves, município não contemplado pelo projeto.
A proposta de circulação de espetáculo teatral, abrange principalmente a RF 3, com três apresentações, somando-se a RF 1 e RF2, regiões que tem recebido valores expressivos do sistema de incentivo Estadual. O projeto não contempla plenamente as dimensões, simbólica, cidadã e econômica.
Conclusões finais
A proposta apresentada poderia trazer mais elementos que pudessem contribuir para uma melhor interpretação da mesma. O trabalho em espaço escolar precisa de todo um cuidado pedagógico, que poderia ser complementado com uma coordenação pedagógica, copia do texto do espetáculo, entre outros anexos, que só enriqueceriam a proposta apresentada.
Em conclusão, o projeto “LE NOSTRE ORIGINI - CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA - 4ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 08 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 14 de setembro de 2023.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS