Processo nº 00509/2023
Parecer nº 562/2023 CEC/RS
Projeto “RESGATE DO NATAL NO INTERIOR, TRADIÇÃO DE GERAÇÕES - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
FOLHA RESUMO
O canto coral é um forte legado deixado por aqueles que colonizaram estas terras. Estes reuniam-se em comunidade ao final de suas tarefas diárias, para tocar instrumentos e cantar músicas para animar e relembrar os momentos vividos na pátria deixada. As velhas e belas canções ainda continuam sendo tradição. Assim, Nova Petrópolis mantém viva esta cultura tão significativa para as diferentes gerações. O projeto busca retratar o nascimento de Cristo, fazendo referência às tradicionais celebrações das igrejas bem como às histórias de Natal que passam de geração em geração, trazendo ao palco um espetáculo que une o canto coral, a música e a dança, através de uma história contada por dois artistas, promovendo a inclusão social, com participação de pessoas com diferentes necessidades especiais. Também oportuniza a participação de pessoas com deficiência visual, na apresentação dos cantos, tornando o Natal um momento de alegria, história e emoção para todos. A apresentação será junto ao palco na Rua Coberta.
JUSTIFICATIVAS DO PROJETO
Quanto às dimensões simbólica e cidadã, o projeto atesta capacidade de atingir seus objetivos. Todavia, não obstante a parcimônia da pedida financeira, importante num momento de escassez de recursos públicos para fazer face à grande demanda, teme-se pelo risco de se tornar inviável um projeto de significativa relevância, tendo em vista não apresentar possibilidade de patrocínio, sem o que o projeto não se realiza.
Infelizmente a administração municipal não prestigia tão significativo evento, através de aporte financeiro, debilitando o projeto quanto à sua avaliação de mérito.
Em conclusão, o projeto “RESGATE DO NATAL NO INTERIOR, TRADIÇÃO DE GERAÇÕES - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 60.780,00 (sessenta mil e setecentos e oitenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 24 de agosto de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Paulo Roberto Tavares. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Cristian Bernich.
O projeto obteve a nota nota final de 4,42 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O canto coral é um forte legado deixado por aqueles que colonizaram estas terras. Estes reuniam-se em comunidade ao final de suas tarefas diárias, para tocar instrumentos e cantar músicas para animar e relembrar os momentos vividos na pátria deixada. As velhas e belas canções ainda continuam sendo tradição. Assim, Nova Petrópolis, mantém viva esta cultura tão significativa para as diferentes gerações. O projeto busca retratar o nascimento de Cristo, fazendo referência às tradicionais celebrações das igrejas bem como às histórias de Natal que passam de geração em geração, trazendo ao palco um espetáculo que une o canto coral, a música e a dança, através de uma história contada por dois artistas, promovendo a inclusão social, com participação de pessoas com diferentes necessidades especiais. Também oportuniza a participação de pessoas com deficiência visual, na apresentação dos cantos, tornando o Natal um momento de alegria, história e emoção para todos. A apresentação será junto ao palco na Rua Coberta.
Em conclusão, o projeto “RESGATE DO NATAL NO INTERIOR, TRADIÇÃO DE GERAÇÕES - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 60.780,00 (sessenta mil e setecentos e oitenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,42 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
​
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS