Processo nº 00505/2023
Parecer nº 553/2023 CEC/RS
Projeto “CARAVANA DE NATAL - 3ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto Caravana de Natal 3ª Edição tem por finalidade oferecer livre acesso à cultura através de oficina de artesanato, espetáculo teatral, concerto e shows musicais, desfile cênico natalino e passeio do Trenzinho de Natal. As atividades culturais serão inseridas na programação natalina dos municípios de São Sepé e Formigueiro. As ações terão início no mês de novembro, com a oficina de artesanato, onde serão confeccionados enfeites de Natal, e as demais atrações estão programadas para acontecer de 12 a 22 de dezembro de 2023.
Conceituação Temática: Não se percebe a valorização das Manifestações Culturais Locais, pois trata-se de um projeto natalino, fato que não tem relação intrínseca com a cultura local, além da disparidade de cachês. Assim como, não há no projeto uma pesquisa e desenvolvimento da profunda da integração das linguagens.
Originalidade e Inovação Estética: O projeto não apresenta originalidade ou inovação em relação a projetos similares.
Pluralidade: Não há proposta que garanta a pluralidade quanto à Gênero, etnia e pessoas com deficiência em papel de protagonismo.
Inclusão: Não há participação dos diferentes gêneros, etnias e PcD, além da fruição, como parte do processo criativo, produção e gestão do projeto, incluindo equanimidade na planilha orçamentária.
Democratização do acesso: Contempla parcialmente, pois não propõe ações efetivas para garantir o acesso mais democrático.
Dimensão Econômica: Os valores aplicados em estrutura física não ficam evidenciados em relação a adequação do tipo e porte do evento; além disso, há acúmulo de rubrica para um único fornecedor, em diferentes atividades. O projeto apresenta uma receita ínfima para aquisição de uma árvore de Natal advinda de apenas um dos municípios envolvidos.
Relevância: O projeto demonstra pouca importância em relação ao legado para a Comunidade local e não possui Declaração de Interesse de Conselho Municipal de Cultura.
Oportunidade: Não Contempla plenamente a dimensão Simbólica, Cidadã e Econômica da Cultura.
Conclusão: O projeto com boa estruturação, contudo apresenta algumas inconsistências que não permite atingir a nota máxima de priorização.
Não é apresentado o roteiro do espetáculo de Natal, nem explica se será uma montagem inédita, nesse caso, se terá envolvimento de artistas locais. Assim como as oficinas de artesanato, também não há a apresentação do conteúdo programático, qual material será utilizado, como será a abordagem metodológica; diz-se que ocorrerá em uma escola, mas será no contraturno?
Em relação ao passeio de Trenzinho, entende-se que ele é “gratuito” ao transitar pelas ruas da cidade, contudo não fica evidenciado se o público poderá andar nele, e caso sim, será gratuito? Por quanto tempo? Qual o trajeto? Quantas pessoas poderão passear? Qual o horário etc.?
Também falta esclarecimento em relação ao desfile cênico, se esse será produzido ou se já existe e se terá envolvimento da comunidade local, bem como a relação dos cachês para esta atividade.
Chama muito a atenção a disparidade entre os cachês quando se relaciona artistas locais e artistas contratados de outros municípios.
Sugere-se também que o proponente apresente um histórico completo do projeto que, aparentemente, já acontece.
Em conclusão, o projeto “CARAVANA DE NATAL - 3ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 22 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 22 de agosto de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Alessandra Carvalho da Motta, Antônio Carlos Côrtes, Cristian Bernich, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Paulo Roberto Tavares. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Cristian Bernich e teve, como secretária a conselheira Alessandra Carvalho da Motta.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS