Processo nº 00563/2023
Parecer nº 776/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO ESTUDANTIL DE VIAMÃO (FESTIVE) - 3ª EDIÇÃO - 2024” .
Título:
FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO ESTUDANTIL DE
VIAMÃO (FESTIVE)
3 ª EDIÇÃO
Área do projeto:
Artes cênicas - teatro
Proponente:
Juliana Johann
CEPC: 11153
Município do proponente:
Viamão
Valores (R$):
Solicitado
LIC-RS: 126.833,74
Habilitado SAT/SEDAC:
126.833,74
Valor
Total do projeto: 126.833,74
Recursos:
Município:
( ) Sim
( x ) Não
Próprio/patrocínio direto:
Comercialização de bens e serviços:
Natureza do projeto (evento, publicação, criação, etc):
Evento
Município(s)/ espaços de realização e RF:
Viamão – RF1
Resumo:
O Festival Estadual de Teatro Estudantil de Viamão (FESTIVE) é um encontro das artes cênicas realizado pelo Grupo Teatral Leva Eu, reunindo grupos estudantis de várias regiões do estado em quatro dias de programação. Serão selecionados 12 grupos estudantis para participarem do festival, que terá programação gratuita para escolas de Viamão. Teve sua primeira edição em 2019. Ele é uma continuação do FEVITE, festival de teatro realizado pela prefeitura de Viamão através da Secretaria da Cultura, idealizado e produzido pelo Grupo Leva Eu entre os anos de 2013 a 2018.
O festival, promove o encontro entre realizadores das artes cênicas e reunirá 12 grupos teatrais estudantis de várias regiões de nosso Estado, previamente selecionados. O FESTIVE terá programação de 05 dias consecutivos com apresentações de peças teatrais e oficinas. Após cada espetáculo são realizados debates sobre os trabalhos apresentados com avaliadores da área do teatro. Ao final da programação, são premiados destaques em uma cerimônia de encerramento. Todas as suas atividades possuem entrada franca e todos os espetáculos terão intérprete de LIBRAS.
Conclusão: O projeto com boa estruturação, apresenta o conteúdo programático das oficinas, com a preocupação em relação a acessibilidade e com pessoas de grupos minoritários em sua equipe principal, e é meritório como um evento que promove o fomento do teatro e o surgimento de novos artistas dessa área. Contudo apresenta algumas inconsistências que não permite atingir a nota máxima de priorização.
O projeto não apresenta a metodologia da realização do evento em, como serão feitas as montagens, quantidade de apresentações, se serão diárias e suas categorias e estilos. Também não esclarece como será feita a seleção dos grupos que se apresentarão, tendo em vista que as inscrições são abertas para todo o estado, além de como a divulgação chegará até as escolas, tendo em vista que o valor de divulgação é de quase 20% do valor total do projeto. Sugerimos ao proponente que poderia apresentar a ficha de inscrição para a seleção do Festival.
Como é projeto que busca incentivo fiscal, poderia se pensar em um valor de cachê para os grupos, apesar de não serem profissionais, poderia incentivar ao profissionalismo das atrizes e atores, além de contribuir como uma ajuda de custos, tanto para a viagem ou para a montagem do espetáculo.
Em relação a Originalidade e Inovação Estética – sua proposta apresenta certa inovação quanto ao envolvimento do teatro estudantil e acessibilidade, porém com fragilidades em sua descrição (ausência de anexos, metodologia, etc.). Na Acessibilidade, o projeto não garante plenamente o acesso de PcD e pessoas com necessidades especiais, prevendo ações concretas de acesso às deficiências físicas, sensoriais e intelectuais. Em relação a Democratização do acesso, o projeto contempla parcialmente, pois não propõe ações efetivas para garantir o acesso mais democrático além da gratuidade.
Em relação a Distribuição de valores: O valor do custo de divulgação ultrapassa 10% do total, além de ter como única fonte recursos os incentivos fiscais. Cabe ressaltar que se trata de um projeto que possui grande relevância para o município, por isso, seria sensato que a gestão viabilizasse apoio para o desenvolvimento deste projeto.
No item Viabilidade: o projeto não apresenta um planejamento logístico adequado para sua execução como “um todo” e também não apresenta carta de intenção de patrocínio. Na Relevância, o projeto não apresenta carta do Conselho Municipal de Cultura, e no item Oportunidade, consideramos a distribuição dos projetos já priorizados ao longo do ano vigente em relação às diferentes linguagens e setores culturais na RF1. Nesse sentido, não contempla plenamente a dimensão Simbólica, Cidadã e Econômica da Cultura.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4,5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
4
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
2,5
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
3,39
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO ESTUDANTIL DE VIAMÃO (FESTIVE) - 3ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 27 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 31 de agosto de 2023.
AA Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Paulo Roberto Tavares. A reunião foi coordenada e secretariada pelo conselheiro Cristian Bernich.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS