Processo nº 00504/2023
Parecer nº 802/2023 CEC/RS
Projeto “OS CAMINHOS DA ENERGIA - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
Conceituação temática
2,5
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
4,5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
2
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
3
Nota de Prioridade
3,94
CONCEITUAÇÃO TEMÁTICA: O projeto CAMINHOS DA ENERGIA apresenta caráter educativo, formativo ao oportunizar alunos em idade escolar a receberem o livro infanto juvenil que em meio digital que terá uma versão animada e uma versão com todos os recursos de acessibilidade (janela de libras, legendagem e áudio descrição), que serão disponibilizados gratuitamente em plataforma da internet – site de editora Bichinho, e 1 e-book contendo diversas atividades complementares, também disponibilizadas gratuitamente para download. Nesse sentido percebe que as metas e a proposta geral do projeto e a intenção do proponente estão adequadas para idade do público que se pretende atingir, incentivando o processo de leitura para alunos e pais de cidades do interior do estado e servindo de material de apoio pedagógico para professores em relação ao tema proposto. Há desenvolvimento da linguagem além de informações relacionadas ao meio ambiente e o uso consciente da energia. No entanto não apresenta a valorização do público alvo em ter uma mínima parcela na elaboração do livro, apenas irão receber algo imposto e já pronto, a aprendizagem ocorre quando há participação efetiva do público que pretende atingir.
Originalidade e inovação estética: Proposta que tem originalidade no conteúdo, objetivos e metas no projeto, porém não há inovação em relação a projetos similares, apenas pretende editar livros com acessibilidade garantida sem a participação do público alvo.
Pluralidade, acessibilidade e inclusão: O projeto contempla em todos os aspectos a questão da pluralidade, acessibilidade e inclusão em relação a proposta do projeto aos alunos que irão ser contemplados com a distribuição dos livros. No entanto não há participação e envolvimento dos diferentes gêneros, etnias e PCDs, além da fruição, como parte do processo criativo, produção e gestão do projeto.
Democratização do acesso / gratuidade:
Toda a forma de democratização de acesso aos livros foi prevista, ao atingir todos os alunos das cidades contempladas pelo projeto e também para qualquer um que queira ter acesso através do site da editora disponível na internet de forma totalmente gratuita.
Distribuição dos valores:
Destaco a importância do proponente se ater as rubricas que ultrapassam o limite de até 15% para um único fornecedor. A exemplo cita-se Bichinho Editora e a Associação Literária São Boaventura que ultrapassa mais de 50% do valor total do projeto.
Investimento local / próprio: Projeto apresenta carta de intenção de patrocínio no valor total do projeto.
Relevância: O projeto demonstra importância pelo tema abordado e deixará em partes um legado para alunos e interessados pelas informações contidas no livro, em especial as comunidades das cidades contempladas e também pela oportunidade de download em site disponibilizado pelo proponente. Além do uso dos livros pelos alunos, pais e profissionais de ensino e pessoas em geral, está contribuindo com informações que ajuda a população tanto no uso consciente da energia, mas também na economia financeira familiar e os cuidados com o meio ambiente. No entanto, esse material a ser disponibilizado já virá pronto para uso pelo público alvo (alunos) que serão apenas espectador do conteúdo, porém, não há a participação efetiva na construção do livro pelos alunos das escolas das cidades mencionadas no projeto, o material simplesmente será entregue e não será um produto realizado pelo público alvo em questão, o que tornaria muito mais relevante. Não possui uma declaração de interesse do Conselho de Cultura local nem da Secretaria de Educação Municipal ou qualquer outro documento relacionado de escolas, seja pública ou privada.
Oportunidade: O projeto apresenta coerência da justificativa em relação as metas e metodologias do projeto conforme deseja o proponente, porém o plano orçamentário não está bem delineado por apresentar uma concentração de valores para alguns profissionais interessados. Oportuniza conhecimento e incentivo a leitura, mas não oportuniza o público que pretende atingir na construção do livro. No entanto, não há participação e envolvimento da comunidade escolar serem protagonistas da própria construção literária. Demostra interesses próprios do proponente sem consulta prévia de alunos e escolas na construção dessas aprendizagens.
Viabilidade: Projeto apresenta carta de intenção de patrocínio no valor total do projeto, possui planejamento logístico adequado e tem plena capacidade de execução do projeto pelo proponente.
Em conclusão, o projeto “OS CAMINHOS DA ENERGIA - 1ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 22 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada e secretariada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,94 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS