Processo nº 00589/2023
Parecer nº 814/2023 CEC/RS
Projeto “TEATRO PARA PÁSSAROS - CIRCULAÇÃO RS - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
Título:
Teatro Para Pássaros - Circulação RR
Área do projeto:
Artes cênicas - teatro
Proponente:
Let's Go Agencia Cultural
CEPC: 11361
Município do proponente:
Viamão
Valores (R$):
Solicitado
LIC-RS: 200.565,00
Habilitado SAT/SEDAC:
200.565,00
Valor
Total do projeto: 200.565,00
Recursos:
Município:
( ) Sim
( x ) Não
Próprio/patrocínio direto:
( x) Não
Comercialização de bens e serviços:
Natureza do projeto (evento, publicação, criação, etc):
Circulação
Município(s)/ espaços de realização e RF:
Canoas FR1, Montenegro FR1, São Leopoldo FR1, Santa Maria RF8, Pelotas RF5
Resumo: “Este projeto objetiva a circulação do espetáculo Teatro para Pássaros por seis cidades do Rio Grande do Sul. Além do espetáculo teatral, serão realizados bate-papos com o diretor e o elenco da peça, após as apresentações. Todas as atividades do projeto terão entrada franca e as apresentações teatrais contarão com intérpretes de LIBRAS”.
Conclusão: A proposta de uma circulação teatral é extremamente meritória; o projeto em geral tem algumas deficiências em sua apresentação como todo e por esse motivo, não atende plenamente os critérios de avalição.
O proponente propõe realizar uma circulação em 06 cidades do RS, contudo não descreve a cidade de Caxias do Sul nos “Municípios de realização do projeto”, está descrito apenas no texto do projeto.
Como o espetáculo já está com sua montagem concebida, é importante que o proponente envie o link do espetáculo em alguma plataforma (como You tube, por exemplo) para apreciação da comissão de avaliação.
Não fica claro na texto do projeto se a montagem do espetáculo foi feita por artistas reunidos ou se é uma companhia ou grupo de teatro; também não está descrito e qual é a cidade de residência do “grupo” ou dos artistas.
É afirmado no projeto que a montagem “oportuniza a descentralização da linguagem Teatral”, neste sentido, é importante esclarecer que levar apresentações da capital para o interior não é especificamente uma forma de descentralizar a produção artística. Assim como entende-se que a gratuidade não garante formação de plateia.
“Produção Executiva” deve ser elencado do item de custos administrativos, além disso, há uma discrepância de valores em relação aos artistas (atrizes e atores) às outras atividades do projeto, como direção de produção, produção executiva. Até o assistente de produção possui um valor mais elevado que o trabalho dos artistas. Também há na Planilha de custos um valor destinado à ‘filmagem e edição’, mas não está descrito no projeto o porquê desse custo.
Conceituação temática – as atividades não estão totalmente adequadas à proposta geral do projeto.
Originalidade e Inovação Estética – a proposta possui caráter inovador quanto a montagem da peça teatral, porém contém fragilidades em sua descrição (ausência de anexos, metodologia, etc.); e como proposta de circulação, não apresenta inovação em relação aos similares.
Acessibilidade - O projeto não garante plenamente o acesso de PcD e pessoas com necessidades especiais, além de não prever ações concretas de acesso às deficiências físicos, sensoriais e intelectuais.
Inclusão - Não há participação dos diferentes gêneros, etnias e PcD, além da fruição, como parte do processo criativo, produção e gestão do projeto, incluindo equanimidade na planilha orçamentária.
Democratização do acesso - o projeto contempla parcialmente, pois não propõe ações efetivas para garantir o acesso mais democrático além da gratuidade.
Distribuição de valores - As remunerações dos trabalhadores no projeto estão em consonância com o tempo dedicado ao projeto, além do elenco possuir cachês mais baixos que as outras atividades do projeto; o projeto tem como única fonte recursos oriundos de incentivos fiscais.
Relevância - o projeto não apresenta carta do Conselho Municipal de Cultura.
Viabilidade - não há carta de intenção de patrocínio.
Oportunidade – o projeto não contempla plenamente a dimensão Simbólica, Cidadã e Econômica da Cultura, além de não conter metodologia e plano orçamentário do projeto bem delineados. Considera a distribuição dos projetos já priorizados ao longo do ano vigente em relação às regiões funcionais que majoritariamente serão executados na RF1;
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4
3
Conceituação temática
2,5
2
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
3,5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
5
Nota de Prioridade
3,56
Em conclusão, o projeto “TEATRO PARA PÁSSAROS - CIRCULAÇÃO RS - 1ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 05 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 13 de setembro de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Antônio Carlos Côrtes, Cristian Bernich, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Paulo Roberto Tavares. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Cristian Bernich e teve, como secretária a conselheira Paulo Roberto Tavares.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
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