Processo nº 00556/2023
Parecer nº 738/2023 CEC/RS
Projeto “PÁSSAROS DO VALE DO TAQUARI - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
O projeto visa a publicação de livro, capa dura, 132 pp, 23 x 23 cm em 600 UN, 40% a serem distribuídos gratuitamente, 20 exemplares para cada um dos 18 fotógrafos. Ainda serão impressos 4 banners coloridos visando as palestras em número de 5 oferecidas pelo curador, com duas cartas de intenção em recebê-las: uma da Comunidade Quilombola e outra do Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Lajeado.
O proponente informa que as imagens já foram coletadas, sendo previsto um valor quase que simbólico para cada um dos 18 fotógrafos. Na DIMENSAÕ SIMBÓLICA podemos encontrar uma consonância com o Plano Estadual da Cultura por tratar-se de Educação Ambiental, além do que, sustenta o proponente, tal edição poderia trazer uma sinergia com o Turismo Ecológico do Taquari. O projeto apresenta uma lacuna pois apenas duas das entidades dispostas a receber as palestras oferecem carta de intenção. A metodologia das palestras também se recente de um plano pedagógico, apenas levemente esboçado no corpo de projeto apresentado. Atende, portanto, parcialmente a Dimensão Simbólica. Trata-se de um projeto inovador por oferecer um catálogo dos pássaros observados, o que é uma inovação no local de coleta das imagens.
Na Dimensão Cidadã, não podemos encontrar medidas de acessibilidade universais, visto que não prevê um intérprete de Libras para as palestras, tampouco uma audiodescrição das imagens a serem impressas. 40% de gratuidade previstas na distribuição, visto que mais da metade será distribuída entre os fotógrafos, provavelmente como forma de remuneração adicional.
Na Dimensão Econômica, apresenta uma distribuição desparelha, concentrando mais do que 10% da verba total destinada a um único profissional, o Curador, que oferece uma contrapartida avaliada em R$ 1.000,00 pelas 5 palestras oferecidas.
Não apresenta carta de intenção de patrocínio, nem de apoio da Prefeitura ou do Conselho Municipal da Cultura. Pelas justificativas do projeto, ele poderia contribuir para a locação de quartos de pousadas, alimentações em restaurantes, proporcionadas por turistas interessados na Observação de Pássaros, que seriam atraídos pela publicação. Ora, isso deveria ter interesse econômico direto das Prefeituras Envolvidas.
Em conclusão, o projeto “PÁSSAROS DO VALE DO TAQUARI - 1ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 21 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 21 de setembro de 2023.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Álvaro Santi, Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Loma Berenice Gomes Pereira, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi e teve, como secretária a conselheira Loma Berenice Gomes Pereira.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,06 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS