Processo nº 00642/2023
Parecer nº 644/2023 CEC/RS
Projeto “ENCANTO DE NATAL DE ANA RECH - 32ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto “Encanto de Natal de Ana RECH” apresenta conformidade com a dimensão simbólica. Um evento que busca perpetuar as tradições locais com o entretenimento natalino a uma comunidade de interior é meritório e faz parte da arte e cultura que se espera promover no âmbito de nosso Rio Grande.
O projeto apresenta relativa originalidade e inovação estética com a Aldeia dos Presépios, cidade das rolhas, paradinha de Natal e presença de artesãos locais. O evento caracteriza-se por seu apelo comunitário de interior, diferenciado dos eventos de cidades grandes. Não há maiores inovações dos demais eventos natalinos.
É um projeto relevante para a comunidade local com relativo legado pelas atividades que congregam a participação de toda a comunidade. Não apresenta anuência do município e nem de Conselho Municipal de Cultura ou equivalente.
O projeto se apresenta oportuno, como entretenimento e por abraçar a fé das comunidades de interior no período natalino. No conjunto da análise apresenta equilíbrio entre as dimensões. Projeto da região RF3.
Parabeniza-se o proponente por buscar o apoio do Estado na manutenção de suas raízes, valores e entretenimento cultural, sendo obrigação do mesmo estar presentes em todos os 497 municípios deste Rio Grande.
Em conclusão, o projeto “ENCANTO DE NATAL DE ANA RECH - 32ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 213.771,00 (duzentos e treze mil e setecentos e setenta e um reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 22 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 06 de setembro de 2023.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Álvaro Santi, Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Loma Berenice Gomes Pereira, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi e teve, como secretária a conselheira Loma Berenice Gomes Pereira.
O projeto obteve a nota nota final de 4,64 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,64 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS