Processo n.º 00560/2023
Parecer n.º 740/2023 CEC/RS
Projeto “IALODÊ PELO RS - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
É impossível não reconhecer a potência do grupo Ialodê, não apenas pela afirmação da ancestralidade negra do seu discurso artístico, como pela trajetória consistente e marcante na nossa história cultural de legendas como Glau Barros, Nina Fola e Marietti Fialho, além de Pâmela Amaro, expoente de uma geração mais recente de grandes artistas.
Não há dúvida que o potencial do projeto é para nota máxima. Infelizmente, porém, há muitas lacunas em sua apresentação, sobretudo pela falta de detalhamento de alguns pontos fulcrais no próprio texto, como pela quase ausência de anexos que permitiriam melhor compreensão da ideia.
Na dimensão cidadã, por exemplo, há previsão (sem detalhamento) de shows gratuitos, nas ruas das cidades onde a turnê passar. Porém, não há tal previsão na programação. Além disso, nos shows programados para teatros locais (sem citação de quais são e sem orçamento/carta de anuência destes), o projeto indica que haverá cobrança de ingressos, sem indicação da garantia de gratuidades.
Importante citar também que a previsão de venda de ingressos – e o projeto chega a citar a contratação de bilheteiros – deveria fazer com o que projeto indicasse fonte de recursos com comercialização de bens e/ou serviços. Ao indicar como fonte de receita apenas o incentivo fiscal da LIC, em acordo com o Guia de Avaliação do CEC, é necessário aplicar desconto de nota.
Outro desconto se dá pela ausência de qualquer declaração de interesse do Conselho de Cultura de algum dos cinco municípios onde vai passar a turnê do grupo, como também prevê o mesmo Guia. Diante disto, a nota final concedida é 4,03.
Em conclusão, o projeto “IALODÊ PELO RS - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 155.000,00 (cento e cinquenta e cinco mil reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 21 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto obteve a nota nota final de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00560/2023
Parecer nº 740/2023 CEC/RS
Projeto “IALODÊ PELO RS - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Em conclusão, o projeto “IALODÊ PELO RS - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 155.000,00 (cento e cinquenta e cinco mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS