Processo nº 00538/2023
Parecer nº 891/2023 CEC/RS
Projeto “CONEXÕES TEATRAIS 2024” .
Do pedido de revisão:
Pede-se a revisão dos quesitos *Dimensão Econômica em investimento local/próprio e oportunidade.
O proponente pede revisão:
Argumenta-se “quesito de investimento local, entende-se as fontes alternativas de recursos, como patrocínio direto e recursos oriundos das prefeituras. Entendemos que para as Prefeituras atuarem como fontes alternativas de recursos, não é necessário que depositem dinheiro diretamente na conta do projeto, mas que paguem por serviços que desonerem a planilha orçamentária..”
O relator conclui:
Este relator mantém a nota atribuída, devido aos itens não contemplar plenamente a atribuição de nota máxima. Conforme visto junto a planilha orçamentária, o referido projeto não aloca/distribui tais recursos na mesma, há carta de apoio, porém a mesma não coloca valores monetários junto a mesma, cita arcar com custos, porém fica a duvida de quanto serão estes custos. E ademais é necessário saber que valores por ventura seriam aportados ao projeto, há de se ter uma unidade em investimento local/próprio.
Conforme visto junto aos anexos do projeto, não há clareza de como serão os aportes extras oriundos de outras fontes além de incentivos fiscais. Assim no quesito oportunidade o projeto também fica fragilizado devido a não contemplar plenamente as dimensões.
Mantenho a nota final atribuída. 4,69
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,69.
Em conclusão, o projeto “CONEXÕES TEATRAIS 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 373.500,00 (trezentos e setenta e três mil e quinhentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 07 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 07 de outubro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 641/2023 CEC/RS
Há planejamento, traz coerência na proposta.
Possui diversos anexos como carta de intensão de patrocínio, anuência de artistas e equipe, é possível assim ter uma visualidade do projeto. Apresenta plano de como a oficina se realizará.
Louva-se a presença de 9 grupos, isto faz com que tenha de fato um fluição de recursos e bem que isto uma conexão e pluralidade do modo de se fazer artes. Talvez o município em questão não tenha recebido em sua história a tantos grupos/cias de artes ao mesmo tempo.
Aglutinar grupos de teatro oriundos de diversas localidades e com estilos e técnicas distintas elevam a proposta e fortalecem a simbologia da arte a ser levada a município do interior. Felicito a proposta. EVOÉ.
Porto Alegre, 28 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 09 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS