Processo nº 00644/2023
Parecer nº 699/2023 CEC/RS
Projeto “ARTE, CULTURA E TRADIÇÃO NO RINCÃO - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
Dimensão simbólica: Embora se destine a ser um projeto pedagógico, os documentos anexados (currículos, conteúdos programáticos) são muito insuficientes para avaliar esse aspecto. Não há currículos dos oficineiros/ professores, nem da direção artística/ produtora/ divulgadora, que comprove sua experiência na atividade. O objetivo do projeto é a manutenção das atividades já desenvolvidas pelo CTG, com uma extensão dessas atividades ao público externo, mantendo-se as mesmas abordagens e conteúdos já desenvolvidos pelo CTG e demais entidades da área, sendo pouco inovador nesse aspecto.
Dimensão cidadã: Não há informação sobre a acessibilidade dos espaços do CTG. Há menção à participação de pessoas com deficiência, bem como cotas para esse público. Não são explicitados os critérios de seleção dos participantes das oficinas. Embora as oficinas sejam para o público escolar mais amplo e gratuitas, não fica claro se as atividades dos grupos de danças são abertas a população em geral, ou somente aos associados da entidade.
Dimensão econômica: 46% do total solicitado são concentrados em uma única empresa produtora, que desempenha diversas funções (produção, direção artística, divulgação...). Embora afirme que possui profissionais contratados, não há menção aos seus nomes ou currículos (somente fotos). Além disso, a remuneração mensal dos oficineiros e professores é bem inferior à da produtora para o mesmo período de 9 meses. Projeto solicita 100% do seu orçamento para o Pro-cultura, não havendo outras fontes de recursos.
Viabilidade: São poucas as informações sobre atividades anteriores desenvolvidas pelo CTG, às quais se pretende dar continuidade, restritas a fotos de participações em eventos e premiações; sem informar há quanto tempo se realizam ou quantas pessoas são beneficiadas; ou o público atingido e seu impacto na comunidade local.
Relevância: Existe um aparente legado a ser compartilhado na comunidade, tendo em vista a ação pedagógica pretendida, porém a avaliação fica prejudicada devido ao fraco embasamento documental. (cfe. itens anteriores)
Oportunidade: Projeto a ser realizado na RF 2, cuja posição é intermediária entre as 9 RFs; já o segmento Tradição e Folclore é um dos 5 mais contemplados em 2023. A metodologia apresenta falhas, com trechos inteiros repetidos e referências a numerações não correspondentes às funções que constam na planilha de custos. Não há plano de divulgação. As metas apresentam unidades de medida inadequadas, que não permitem dimensionar corretamente as atividades (ex: 1 “turma”, quando poderia ser quantificada em horas-aula e/ou alunos atingidos), porém essa informação está disseminada em outras partes do projeto. E o orçamento apresenta concentração de 46% dos recursos para uma única empresa/profissional, conforme dimensão econômica, acima.
Em conclusão, o projeto “ARTE, CULTURA E TRADIÇÃO NO RINCÃO - 1ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 09 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de setembro de 2023.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Álvaro Santi, Ben Wilson Conceição Berardi, Loma Berenice Gomes Pereira, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi e teve, como secretária a conselheira Loma Berenice Gomes Pereira.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 2,28 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS