Processo nº 00598/2023
Parecer nº 669/2023 CEC/RS
Projeto “AUTORES GAÚCHOS NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS” .
O Projeto quer registrar através de uma publicação de qualidade, a obra literária dos autores gaúchos que já pertenceram à Academia Brasileira de Letras. Autores famosos e seus livros estarão nesta obra que tem a curadoria do notável escritor Carlos Nejar, o único autor gaúcho atualmente pertencente a Academia Brasileira de Letras. A publicação é histórica e valoriza, potencializa e divulga a produção literária no estado do RS. Tudo isso abrilhantado pelas ilustrações da formidável Zoravia Bettiol. Um projeto que merece destaque por sua proposta. Porém esquece de trazer a carta de apoio do Conselho Municipal de Cultura, assim como não traz qualquer proposição inclusiva, como áudio livro ou vídeo livro ou ainda publicação em Braille. Por tudo conduzo este projeto a prosseguir no processo com a nota: 4,31.
Em conclusão, o projeto “AUTORES GAÚCHOS NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 164.500,00 (cento e sessenta e quatro mil e quinhentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 11 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 12 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo na confecção da ata, porém não estava presente neste dia.
O projeto obteve a nota nota final de 4,31 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,31 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS