Processo nº 00616/2023
Parecer nº 803/2023 CEC/RS
Projeto “TURNÊ SEGUIR EM FRENTE BANDA ARDE ROCK - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O presente projeto alcança nota máxima em sua conceituação temática, pois é estruturado em um conjunto de shows que tem como objetivo apresentar novas composições, o que promove o fomento à produção de bens culturais. Além disso, a minúcia da apresentação no texto e em seus anexos garante a adequação à proposta geral e às metas do projeto, bem como ao Manual do Proponente.
Vislumbro originalidade na proposta por, como já foi referido, fomentar a criação de novas composições. Além disso, propõe um conteúdo específico, correlato à musicoterapia. Além disso, não se concentra em apenas um município ou região e ainda oportuniza a participação de outros dois grupos musicais na turnê.
O projeto prevê atendimento pleno, na Dimensão Cidadã, de pluralidade, acessibilidade e inclusão. Destaco, além das medidas de acessibilidade para PCDs, como a contratação de intérprete de libras, a diversidade da banda Arde Rock, apresentada nos anexos com um detalhado portfólio onde se vê que seus três protagonistas são uma mulher, um homem negro e um homem branco.
A democratização do acesso e a gratuidade também estão contempladas, pois não existe cobrança de ingresso. Além disso, as rubricas de divulgação garantem ampliação do alcance daquilo que for realizado no evento, com assessoria de imprensa contratada e impulsionamento em redes sociais. A distribuição dos valores é equânime, atendendo plenamente os parâmetros indicados no guia de avaliação do CEC.
Por mais que o os recursos oriundos da prefeitura de Santa Maria também sejam provenientes de incentivos fiscais, considerarei como fonte alternativa à LIC-RS. É fundamental valorizar o proponente que, seguindo os ditames dos guias e manuais do CEC, buscou outras receitas. Há ainda, no orçamento, indicação de recursos próprios.
Com planejamento logístico adequado, plena capacidade de execução e carta de intenção de patrocínio, o projeto atinge pontuação máxima em sua viabilidade. Destaco ainda que, mesmo com um projeto que prevê realização de turnê em 11 municípios distintos, foram apresentadas cartas de anuência de todos os conselhos municipais de Cultura, bem como das prefeituras locais.
Ainda parabenizo o projeto por envolver cidades e regiões diferentes e até distantes entre si, considerando a distribuição dos projetos já priorizados ao longo do ano vigente em relação às regiões funcionais. Seguindo o que está orientado na planilha atualizada de avaliação do CEC, aplico desconto mínimo na oportunidade por ser da área da música, que é o setor com mais projetos priorizados no ano vigente.
Por fim, reitero o reconhecimento pela minúcia do projeto.
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
Conceituação temática
3
Originalidade e inovação estética
2
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
Oportunidade
2,5
Nota de Prioridade
4,86
Em conclusão, o projeto “TURNÊ SEGUIR EM FRENTE BANDA ARDE ROCK - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 249.983,20 (duzentos e quarenta e nove mil, novecentos e oitenta e três reais e vinte centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS