Processo n.º 00610/2023
Parecer n.º 683/2023 CEC/RS
Projeto “LIVRO HISTÓRIA DA ARTE NO RIO GRANDE DO SUL - ETAPA 1”.
Este projeto está sendo REAPRESENTADO pela terceira vez seguida. Recomendado com nota 5 pelos pareceres anteriores do CEC (Parecer 262/2023, de 10/4/2023; Parecer 285/2023, de 29/6/2023), mas não priorizados nas escolhas coletivas dos projetos recomendados, sendo, portanto, arquivado duas vezes.
Na dimensão simbólica: o projeto tem caráter educativo, formativo, de pesquisa e de salvaguarda da história da arte no RS. Na conceituação temática, o projeto busca oportunizar O livro, bem simbólico concreto a ser produzido pelo projeto, chegará a um grande número de escolas públicas e instituições da área de artes plásticas, atingir em especial o público estudantil de nível médio (por meio da ação dos professores que trabalharão com o livro), sem esquecer também o espaço universitário e a busca por informações dos interessados na história das nossas artes plásticas.
Na originalidade e inovação estética, trata-se de projeto inédito, o livro divulgará e analisará a produção artística de todos os nossos períodos e suas expressões, inclusive, a abranger toda a produção artística do estado, nas mais diversas manifestações realizadas, de forma significativa, por artistas de todas as etnias, gêneros e orientações sexuais; profissionais que produziram bens infungíveis, os quais, quer também por suas condições sociais, étnicas ou inclinações religiosas.
Na dimensão cidadã: o projeto visa a pesquisa para a produção de um bem material – um livro de referência, se vislumbra obter um alcance cultural a expressivo público (por meio da doação da maior parte dos livros às bibliotecas e arquivos), e, portanto, com impacto social sobre o tema abordado, dado ao seu nível, sua distribuição gratuita e circulação. Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, o projeto busca abranger toda a produção artística do estado, nas mais diversas manifestações realizadas, de forma significativa, por artistas de todas as etnias, gêneros e orientações sexuais; profissionais que produziram bens infungíveis, os quais, quer também por suas condições sociais, étnicas ou inclinações religiosas, e até mesmo por produzirem “longe da capital”, foram relegados a um segundo plano ou mesmo tiveram obliteradas sua produção e ações artísticas. Na Democratização do acesso / gratuidade, o acesso ao produto resultante do projeto se dará pela ampla distribuição do produto, que contará, inclusive, com a participação da Secretaria Estadual da Educação na definição das escolas que receberão o livro. Este projeto de livro, pelo histórico do autor-editor, teve a ratificação do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação que aceita a receber metade dos exemplares. Somado a isto, teremos a distribuição a bibliotecas e instituições especializadas, públicas e institucionais, totalmente voltadas ou que tenham um acervo bibliográfico acessível na área, no Rio Grande do Sul, e, inclusive, no Brasil.
Na dimensão econômica: O projeto deste livro movimenta uma série de empresas e profissionais relacionados aos serviços específicos necessários para a sua execução. No caso, em abrangência ESTADUAL, sob fornecedores e profissionais localizados em especial em Porto Alegre, Erechim, Santa Maria e Viamão. Na distribuição dos valores, apresenta na planilha de custos bem equilibrada, produção/execução 106.000,00 (84,98%); administração 18.500,00 (14,83%). No Investimento local / próprio, o proponente disponibiliza de Recursos próprios no valor de 23.500,00 (18,84%).
Na relevância, o projeto tem grande importância cultural e educativa, apresenta carta de declaração de interesse do departamento Pedagógico da SEDUC RS em receber os exemplares; encontra-se amparado na maioria dos princípios da Lei do Plano Estadual de Cultura, previstos em seu Art. 2.º, não apresenta carta de anuência do CMC.
Na oportunidade, o projeto é de alcance regional o mais amplo possível, pois a pesquisa e o futuro livro destina-se a escolas públicas estaduais e instituições artísticas de todas as regiões do estado. O livro será doado a instituições nacionais de arte (bibliotecas e acervos de museus, acervos e congêneres especializados, de cunho artístico e educacional) para que o registro de nossa arte esteja também ao alcance de pesquisadores e também ao público fora do RS. Contempla plenamente as dimensões simbólica, cidadã e econômica, tem coerência com seus objetivos e metas e apresenta planejamento e plano orçamentário bem delineados.
Na viabilidade, o projeto demonstra total capacidade de execução, possui carta de intenção de patrocínio da Unimed no valor de 290.000,00; carta de declaração de apoio da Casa da Memória Unimed Federação/RS com auditório e nos custos da distribuição dos exemplares.
Em conclusão, o projeto “LIVRO HISTÓRIA DA ARTE NO RIO GRANDE DO SUL - ETAPA 1” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 101.240,00 (cento e um mil e duzentos e quarenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00610/2023
Parecer nº 683/2023 CEC/RS
Projeto “LIVRO HISTÓRIA DA ARTE NO RIO GRANDE DO SUL - ETAPA 1” .
Na dimensão cidadã: o projeto visa a pesquisa para a produção de um bem material – um livro de referência, se vislumbra obter um alcance cultural a expressivo público (por meio da doação da maior parte dos livros às bibliotecas e arquivos), e, portanto, com impacto social sobre o tema abordado, dado ao seu nível, sua distribuição gratuita e circulação. Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, o projeto busca abranger toda a produção artística do estado, nas mais diversas manifestações realizadas, de forma significativa, por artistas de todas as etnias, gêneros e orientações sexuais; profissionais que produziram bens infungíveis, os quais, quer também por suas condições sociais, étnicas ou inclinações religiosas, e até mesmo por produzirem “longe da capital”, foram relegados a um segundo plano ou mesmo tiveram obliteradas sua produção e ações artísticas. Na Democratização do acesso / gratuidade, o acesso ao produto resultante do projeto se dará pela ampla distribuição do produto, que contará, inclusive, com a participação da Secretaria Estadual da Educação na definição das escolas que receberão o livro. Este projeto de livro, pelo histórico do autor-editor, teve a ratificação do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação que aceita a receber metade dos exemplares. Somado a isto, teremos a distribuição a bibliotecas e instituições especializadas públicas e institucionais, totalmente voltadas ou que tenham um acervo bibliográfico acessível na área, no Rio Grande do Sul, e, inclusive no Brasil.
Na dimensão econômica: O projeto deste livro movimenta uma série de empresas e profissionais relacionados aos serviços específicos necessários para a sua execução. No caso, em abrangência ESTADUAL sob fornecedores e profissionais localizados em especial em Porto Alegre, Erechim, Santa Maria e Viamão. Na distribuição dos valores, apresenta na planilha de custos bem equilibrada, Produção/Execução 106.000,00 (84,98%); Administração 18.500,00 (14,83%). No Investimento local / próprio, o proponente disponibiliza de Recursos próprios no valor de 23.500,00 (18,84%).
Na oportunidade, o projeto é de alcance regional o mais amplo possível, pois a pesquisa e o futuro livro destina-se a escolas públicas estaduais e instituições artísticas de todas as regiões do estado. O livro será doado a instituições nacionais de arte (bibliotecas e acervos de museus, acervos e congêneres especializados, de cunho artístico e educacional) para que o registro de nossa arte esteja também ao alcance de pesquisadores e também ao público fora do RS. Comtempla plenamente as dimensões simbólica, cidadã e econômica, tem coerência com seus objetivos e metas e apresenta planejamento e plano orçamentário bem delineados.
Na viabilidade, o projeto demonstra total capacidade de execução, possui carta de intenção de patrocínio da Unimed no valor de 290.000,00; Carta de declaração de apoio da Casa da Memória Unimed Federação/RS com auditório e nos custos da distribuição dos exemplares.
Em conclusão, o projeto “LIVRO HISTÓRIA DA ARTE NO RIO GRANDE DO SUL - ETAPA 1” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 101.240,00 (cento e um mil e duzentos e quarenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS