Processo nº 00654/2023
Parecer nº 828/2023 CEC/RS
Projeto “CIRCOLÚDICO - 1ª EDIÇÃO - 24” .
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5,0
Conceituação temática:
3,0
Originalidade e inovação estética:
2,0
Dimensão cidadã
4,0
Pluralidade, acessibilidade e Inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
4,5
Distribuição dos valores:
Investimento local / próprio
1,5
Relevância
2,5
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,33
O projeto não apresenta pesquisa, mas trabalha o desenvolvimento da linguagem de arte circense. Vale registrar que a arte circense muito embora esteja como área das artes cênicas, se relaciona diretamente com as culturas populares, pois trabalha a passagem de conhecimento de um elemento para o outro, no processo de saberes e fazeres.
ais que jogar palavras no papel, muitas vezes é fundamental mostrar imagens de um trabalho realizado. Projeto original e traz como inovação estética a recuperação da arte circense com sua característica principal, a arte sob a lona.
Dimensão Cidadã
Projeto por sua singeleza não trata questões de acessibilidade, importantes para a proposta, mas acaba demostrando pluralidade e inclusão.
Dimensão Econômica
Um proponente que se propõe a declarar receita de pipoqueiro, vendedor de algodão e refrigerante e colocar o recurso declarado no projeto é merecedor de mérito, em que pese o valor não ter grande impacto no valor do projeto, o proponente se esforça para colocar recursos próprios em um projeto de tão baixo valor.
O projeto não apresenta intenção de patrocínio, no entanto o proponente demonstra capacidade de execução, visto que foram realizadas as edições anteriores, quando priorizadas. Há um bom planejamento logístico.
Infelizmente o projeto não traz carta de anuência ou apoio do Conselho Municipal de Cultura do município.
Oportuno
O projeto é oportuno por ser do segmento Circo, poucas vezes contemplado pela Lei de Incentivo Estadual. Proposto para região funcional que menos recebeu recursos da lei de Incentivo, Infelizmente não contempla plenamente a dimensões, cidadã e econômica.
CONCLUSÕES FINAIS
Louva-se a apresentação do projeto e clamamos para que estes artistas que continuam a margem não desistam, em algum dia sairão do discurso falacioso de preocupação e passaram a serem vistos como legítimos fazedores de cultura. Nunca devemos esquecer a mensagem do que uma das pelas obras de artes, dita por um dos mais genias artistas “Não sois máquinas, homens é o que sois” – Charlie Chaplin
Em conclusão, o projeto “CIRCOLÚDICO - 1ª EDIÇÃO - 24” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 56.040,00 (cinquenta e seis mil e quarenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 25 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Consuelo Vallandro Barbo, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Porto Alegre, 25 de setembro de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,33 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS