Processo nº 00659/2023
Parecer nº 962/2023 CEC/RS
Projeto “NATAL MAIS ENCANTADO - 3ª EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão simbólica
3,5
Conceituação temática
2,0
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
4,5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
2,5
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,03
O projeto Natal mais Encantado não obteve nota maxima em nenhuma dimensão e em seu pedido de revisão não traz o contra ponto de forma específica e objetiva aos critérios avaliados, com ressalva a Dimensão simbólica, no que se refere as ações educativas/formativas. Neste critério é mantida a nota já atribuída pois a argumentação da proponente não rebate a argumentação apresentada para atribuição da nota. Na Dimensão Econômica a proponente traz informações novas sobre fornecedores do que não é permitido nesta fase, neste sentido não há como atribuir nota diferente a nota já atribuída. A informação trazida na Dimensão Cidadã, com referência a intérprete de libra, a informação trazida na revisão já deveria ser informação na analise inicial, e configura-se como nova informação, não sendo acatada nesta fase de revisão. Neste sentido o parecer é para manter a nota já atribuída. NOTA FINAL DO PROJETO: NOTA 4,03
Após análise do pedido de recurso a nota passa de 3,75 para 4,03.
Em conclusão, o projeto “NATAL MAIS ENCANTADO - 3ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 293.300,00 (duzentos e noventa e três mil e trezentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 10 de outubro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 718/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica
O projeto apresenta uma boa conceituação temática, no entanto não traz as ações educativas, com os devido plano pedagógico, a proposta apresenta certa fragilidade no que se refere ao espetáculo teatral, que parece estar ainda muito no campo das ideias. Por se tratar de projeto temático, também não apresenta pesquisa, quanto ao desenvolvimento da linguagem as poucas informações quando aos espetáculos cênicos compromete a análise do desenvolvimento da linguagem.
Projeto semelhante as demais propostas de comemorações natalinas, alguns elementos que poderiam contribuir para uma melhor analise ficam comprometidos, como roteiro de espetáculos temáticos, uma melhor descrição metodológica.
Dimensão Cidadã
O projeto traz uma preocupação coma diversidade nas atrações, quanto a acessibilidade também é manifestada esta preocupação, no entanto, embora relate que haverá interprete de libras, não encontramos anuência profissional e nem rubrica orçamentaria.
Dimensão Econômica
A situação “a definir” das rubricas 1.6 alimentação, 1.7 Diretor do espetáculo , 1.8 Cenário, 1.9 figurinos e 1.22 projeção mapeada, todas do espetáculo temático e que somam R$ 92.000,00 , comprometem a análise da distribuição de valores, pois não fica claro quem são os profissionais ou empresas, para analisar a capacidade técnica dos mesmos, bem como os custos dos materiais usados na cenografia e figurinos.
O projeto apresenta investimento publico superior a 10% , alem de oferecer outras estruturas para o evento, através de outras secretarias, como por exemplo a decoração do espaço onde acontece o evento.
O projeto apresenta anexo que possibilita uma análise das edições anteriores, embora se possa considerar um bom planejamento, a proposta não apresenta nenhuma intenção de patrocínio.
O projeto demonstra importância e deixa legado a comunidade, também dialoga com a lei estadual 14.778/2015, no entanto não traz anexa carta de anuência ou conhecimento por parte do Conselho municipal de Cultura.
Projeto não contempla plenamente as dimensões em analise.
Conclusões finais
O projeto Natal Encantado, em sua terceira edição se configura como um bom projeto, mas que apresenta algumas inconsistências. Levando em conta que o maior custo individual do projeto é o espetáculo teatral , este deveria ter trazido mais elementos para análise.
Em conclusão, o projeto “NATAL MAIS ENCANTADO - 3ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 24 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 18 de setembro de 2023.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,75 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
​
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS