Processo nº 00720/2023
Parecer nº 712/2023 CEC/RS
Projeto “A FIGUEIRINHA NO COMPASSO DO SAMBA - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O excelente apanhado histórico do tradicional Carnaval de Arroio do Sal na abertura do projeto parecia sinalizar que teríamos um material completo e detalhado para análise. Não há dúvida que, em sua concepção, o projeto tem méritos, pois tem como objetivo formar artistas do Carnaval para uma escola de samba da cidade, inclusive pela preocupação expressa da escassez de novos talentos locais, o que tem forçado a contratação de pessoas de fora para atuar no município durante os desfiles.
Porém, infelizmente, o restante do projeto não acompanha este nível de detalhamento. Excetuando o competente material histórico do proponente, não há anexos – excetuando documentos como certidões negativas, fiscais e outros documentos –, impedindo plena avaliação daquilo que se propõe.
Além disso, há lacunas na definição dos professores/oficineiros do projeto, bem como ausência de carta de interesse do Conselho Municipal local (o que é exigido pelo Manual de Avaliação do CEC, amplamente divulgado), bem como de intenção de patrocínio e de anuência de empresas e entidades citadas no projeto como futuras contratadas ou, até, beneficiadas.
Em conclusão, o projeto “A FIGUEIRINHA NO COMPASSO DO SAMBA - 1ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 17 de setembro de 2023.
nforme:
Sessão realizada dia 19 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 2,67 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS