Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

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Consulta de Projetos Culturais


1º - SOGIPA - CULTURA PARA TODOS - 2015

Processo: 0 | Data de entrada: 24/04/2015 | Situação atual: Arquivado - Indeferido
Produtor cultural: SOCIEDADE DE GINÁSTICA PORTO ALEGRE, 1867- SOGIPA

Área/Segmento cultural: ARTES INTEGRADAS

Local de realização: PORTO ALEGRE


Identificação:

A Sogipa foi fundada pela iniciativa de um grupo de 25 imigrantes alemães no ano de 1867, liderados pelo comerciante Alfred Schütt, o qual trouxe de sua terra natal (Hamburgo) a cultura Turnen, traduzida como \"prática de ginástica\". Os alemães que fundaram a Sogipa organizaram-se para viver uma sociedade comum a que conheciam. Ao longo da história, o clube que nasceu voltado ao esporte passou a dedicar-se também ao canto, ao teatro, à promoção da cultura e aos eventos. A Sogipa possui uma infraestrutura completa que proporciona a realização de inúmeras atividades durante todo o ano.Com um total de 4.018,87m² de área construída para a recepção de variadas atrações nos espaços para eventos. Podemos verificar que as intervenções culturais realizadas pela Sogipa, estão vinculadas à evolução histórica dessa Sociedade. Hoje, são aproximadamente 40 mil pessoas atingidas de forma direta pelas mais variadas atrações, instituindo o relacionamento da Sogipa com seus públicos e desenvolvendo-o por meio de projetos como o que estamos propondo. Dentre as finalidades da Sogipa inclui-se a Educação Infantil, que num primeiro momento a ênfase foi na iniciação esportiva e com o passar dos anos agregou-se a iniciação à cultura. Estimular a criatividade da criança, através do lúdico e da imaginação com ações que visam desenvolver o senso crítico, União, Respeito, Cooperação, Noções de Civilidade, Dedicação, Conservação e acima de tudo, de SOLIDARIEDADE, usando a linguagem artística, entre outras tantas atividades da programação do Projeto SOGIPA - CULTURA PARA TODOS, levando ao público de forma gratuita espetáculos teatrais, de música, intervenções artísticas, literatura,oficinas de aprendizado, possibilitando assim o acesso de toda a comunidade e classes sociais durante o período de realização do evento, além de resgatar e cultivar as manifestações artísticas culturais como forma de expressão, contribuindo para a formação de platéia. Percebe-se que se faz necessário, a criação de novas formas de conceber os momentos culturais dos quais as crianças e adultos passam a vivenciar neste novo contexto que se apresenta, recheado de avanços tecnológicos e de mudanças. Não podemos desconsiderar os avanços tecnológicos, mas também não podemos nos desvincular de toda a carga histórica e cultural da qual nos constituímos enquanto humanidade. Hoje, as relações estão pautadas da dialeticidade, na interação entre as várias culturas, na globalização. As pessoas são produto desse movimento dialético, são estimuladas pelos ambientes nas quais estão inseridas. Então, quanto mais rico for este ambiente, mais as crianças e adultos terão oportunidade de interagir com a cultura e com o conhecimento. Um estudo recente conduzido pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto ABCD, que ajuda na identificação e tratamento de distúrbios de aprendizagem, encontrou evidências de que através do ensino da música instrumental, das artes cênicas e da leitura, tem efeito positivo no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de melhorar suas habilidades de leitura. A pesquisa é a primeira no mundo a mensurar esse impacto. São mecanismos como esses que fazem com que o projeto dialoge com meta 14 do Plano de Cultura de desenvolver atividades de arte e cultura em escolas públicas e com a meta 22 que é de aumentar o número de grupos em atividade na área de teatro, dança circo, música, artes visuais, literatura e artesanato. Nesse sentido o projeto que está proposto faz uma leitura de dentro para fora, onde o aprendizado das futuras gerações é necessário para termos adultos conscientes e o meio/ferramenta para isso é a cultura e a inclusão social através da cultura, onde alunos da rede pública de ensino farão a partir de 2015 parte deste universo cumprindo assim a Meta 22 e também os objetivos do seu estatuto, aproximando a entidade com a comunidade. Iniciativas como o projeto proposto que promovem empreendimentos e atividades culturais, nas quais resultam em indivíduos e/ou grupos aprimorando sua imaginação e explorando seu valor econômico. Tais iniciativas envolvem criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento e a criatividade como principais recursos produtivos, visando o desenvolvimento regional e modelos de financiamento para os setores criativos, dialoga com o objetivo para a Economia Criativa. Nesse contexto de aproximar-se e buscar uma cultura e identidade mais fortemente vinculadas àquelas da sociedade brasileira, gaúcha e porto-alegrense é que é proposto o projeto que será realizado, com uma programação intensa, em vários locais dos 4.018,87m² de área construída, de forma gratuita, que contará com uma equipe aproximada de 200 participantes, dentre eles, atores, cantores, bailarinos, produtores, coordenadores e diretores, com experiência e profissionalismo.

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