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Consulta de Projetos Culturais


1º - SOGIPA - CULTURA PARA TODOS - 2016

Processo: 001655-11.00/15-6 | Data de entrada: 11/08/2015 | Situação atual: Arquivado - Não recomendado
Produtor cultural: SOCIEDADE DE GINÁSTICA PORTO ALEGRE, 1867- SOGIPA

Área/Segmento cultural: ARTES INTEGRADAS

Local de realização: PORTO ALEGRE


Identificação:

A Sogipa foi fundada pela iniciativa de um grupo de 25 imigrantes alemães no ano de 1867, liderados pelo comerciante Alfred Schütt, o qual trouxe de sua terra natal (Hamburgo) a cultura Turnen, traduzida como ´prática de ginástica´. Os alemães que fundaram a Sogipa organizaram-se para viver uma sociedade comum a que conheciam. Ao longo da história, o clube que nasceu voltado ao esporte passou a dedicar-se também ao canto, ao teatro, à promoção da cultura e aos eventos. A Sogipa possui uma infraestrutura completa que proporciona a realização de inúmeras atividades durante todo o ano.Com um total de 4.018,87m² de área construída para a recepção de variadas atrações nos espaços para eventos. Podemos verificar que as intervenções culturais realizadas pela Sogipa, estão vinculadas à evolução histórica dessa Sociedade. Hoje, são aproximadamente 40 mil pessoas atingidas de forma direta pelas mais variadas atrações, instituindo o relacionamento da Sogipa com seus públicos e desenvolvendo-o por meio de projetos como o que estamos propondo. Dentre as finalidades da Sogipa inclui-se a Educação Infantil, que num primeiro momento a ênfase foi na iniciação esportiva e com o passar dos anos agregou-se a iniciação à cultura. Estimular a criatividade da criança, através do lúdico e da imaginação com ações que visam desenvolver o senso crítico, União, Respeito, Cooperação, Noções de Civilidade, Dedicação, Conservação e acima de tudo, de SOLIDARIEDADE, usando a linguagem artística, está entre as atividades da programação do Projeto SOGIPA - CULTURA PARA TODOS, levando ao público de forma gratuita espetáculos teatrais, de música, intervenções artísticas, literatura, oficinas de aprendizado, possibilitando assim o acesso de toda a comunidade durante todo o período de realização do evento, além de resgatar e cultivar as manifestações artísticas culturais como forma de expressão, contribuindo para a formação de platéia. Percebe-se que se faz necessário, a criação de novas formas de conceber os momentos culturais dos quais as crianças e adultos passam a vivenciar neste novo contexto que se apresenta, recheado de avanços tecnológicos e de mudanças. Não podemos desconsiderar os avanços tecnológicos, mas também não podemos nos desvincular de toda a carga histórica e cultural da qual nos constituímos enquanto humanidade. Um estudo recente conduzido pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto ABCD, que ajuda na identificação e tratamento de distúrbios de aprendizagem, encontrou evidências de que através do ensino da música instrumental, das artes cênicas e da leitura, tem efeito positivo no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de melhorar suas habilidades de leitura. A pesquisa é a primeira no mundo a mensurar esse impacto. São mecanismos como esses que fazem com que o projeto dialoge com meta 14 do Plano de Cultura de desenvolver atividades de arte e cultura em escolas públicas e com a meta 22 que é de aumentar o número de grupos em atividade na área de teatro, dança circo, música, artes visuais, literatura e artesanato. Nesse sentido o projeto que está proposto faz uma leitura de dentro para fora, onde o aprendizado das futuras gerações é necessário para termos adultos conscientes e o meio/ferramenta para isso é a cultura uma ferramenta de inclusão social, onde alunos da rede pública de ensino farão a partir de 2016 parte deste universo cumprindo assim a Meta 22 e também os objetivos do seu estatuto, aproximando a entidade com a comunidade. Iniciativas como o projeto proposto que promovem empreendimentos e atividades culturais, nas quais resultam em indivíduos e/ou grupos aprimorando sua imaginação e explorando seu valor econômico. Tais iniciativas envolvem criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento e a criatividade como principais recursos produtivos, visando o desenvolvimento regional e modelos de financiamento para os setores criativos, dialoga com o objetivo para a Economia Criativa. Nesse contexto de aproximar-se e buscar uma cultura e identidade mais fortemente vinculadas àquelas da sociedade brasileira, gaúcha e portoalegrense é que é proposto o projeto que será realizado, com uma programação intensa, em vários locais dos 4.018,87m² de área construída, de forma gratuita, que contará com uma equipe aproximada de 200 participantes, dentre eles, atores, cantores, bailarinos, produtores, coordenadores e diretores com experiência e profissionalismo. Em relação ao desenvolvimento cultural do estado: A necessidade da manutenção da cadeia cultural produtiva e promover a democratização do acesso aos recursos públicos incentivados, dando conta da preservação da diversidade e pluralidade de expressão artística produzidas no Estado do Rio Grande do Sul, vem de encontro as ações de desenvolvimento cultura do RS. O projeto hora proposto objetiva a difusão da música, da literatura, do teatro e da interpretação de seus integrantes e visibilidade para a conquista de novas oportunidades dentro da cadeia produtiva no âmbito estadual e nacional e na formação de Platéia, que muito contribui para o desenvolvimento cultural do Estado. Portanto, realizar uma ação cultural desta envergadura, contribuirá de forma positiva para o desenvolvimento cultural do nosso Estado, uma vez que aproxima indivíduos com a cultura, melhorando assim a sua condição humana e despertando, através da arte à consciência e utilizá-la como instrumento/ferramenta, desde a infância até a idade adulta sobre o seu papel de agente transformador na sociedade e também de contribuir para o crescimento de ações de entretenimento que é a indústria que mais cresce em nível regional, nacional e mundial.

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