Lei de Incentivo à Cultura Secretaria da Cultura

Projetos

Consulta de Projetos Culturais


MALA DE LEITURA - 2019

Processo: 19/1100-0000214-0 | Data de entrada: 07/12/2018 | Situação atual: Concluído
Produtor cultural: CHILI PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA

Área/Segmento cultural: LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros

Local de realização: SANTA MARIA, SANTA CRUZ DO SUL


Identificação:

O projeto objetiva desenvolver a ação Mala de Leitura pelo segundo ano, incluindo mais 8 escolas, totalizando 20 escolas participantes. Mala de Leitura é um método diferenciado de incentivo à leitura e formação de novos leitores. A ideia é envolver escolas públicas e incluir ações de leitura durante o ano como a Feira de Leitura e a Maratona de Leitura pelo menos duas vezes no ano, bem como atividades nas escolas. São 20 Malas com no mínimo 30 livros em cada uma, totalizando 600 livros. Os livros são definidos pelo Coordenador Mauricio leite, que busca dentre as obras indicadas pela UNESCO e outros órgãos envolvidos com Leitura. Todos os livros que compoem a Mala de Leitura são lidos antes por ele, que tem uma vasta experiência no trabalho a ser desenvolvido. Maurício também orienta as escolas durante todo os período em que a Mala fica na instituição, bem como realiza as formações/capacitações necessárias para que o trabalho desenvolvido obtenha resultados. Sua vasta experiência em mais de 35 anos de formação de leitores lhe confere a legitimidade e o conhecimento necessários. E conforme o trabalho desenvolvido em 2018, entendemos que esta orientação e as capacitações são muito importantes. Ainda temos a curiosa ideia de que leitura é atribuição do professor de português, como um tarefa penosa para as crianças e adolescentes. A Mala de Leitura vem quebrar esse paradigma dentro da escola e envolver as famílias num ato prazeroso que é a leitura. Em julho de 2018 o governo sancionou a Lei Castilho, que estabelece uma política pública para a Leitura e a Escrita. A ação Mala de Leitura se antecipa a esta lei, pois há anos trabalha a Leitura como direito de todos. Para a abertura/lançamento da Mala de Leitura 2019 em Santa Maria propomos a palestra da Professora Eliana Yunes, da Cátedra UNESCO de Leitura, que possui amplo conhecimento na área. Propomos duas sessões, uma voltada para as escolas participantes e outra para o público geral, em função da importancia do tema para a sociedade. Mala de Leitura foi desenvolvido em 2018 em 12 escolas, tendo um trabalho significativo na formação de leitores e no entendimento por parte da comunidade escolar e sociedade da importância da leitura na construção de uma sociedade melhor. Além do trabalho nas escolas, realizado pelo professores, pais e alunos, em 2018 realizamos uma Maratona de Leitura, que envolveu 12 horas de leitura nas 12 escolas totalizando mais de 5 mil pessoas envolvidas; e também uma Feira de Leitura no shopping da cidade, com a participação das escolas, em dois dias de leitura. Anexamos a esta proposta um relatório das atividades da Mala de Leitura 2018. O Método Mala de Leitura, surgiu da necessidade de permitir, no interior do Brasil, o acesso de populações isoladas à leitura de qualidade e a um trabalho educativo inovador e adequado às condições locais - crianças e jovens indígenas e de famílias de pequenos agricultores rurais, com pouco ou nenhum acesso à educação formal. As poucas escolas existentes eram e são precárias, construídas com a palha de palmeiras, pouco resistentes às chuvas e ventanias; soma-se a isso, a inexistência de recursos financeiros para aquisição e acomodação e conservação de livros na quantidade necessária. As Malas são construídas em material leve, próprio para transportar e proteger seu conteúdo - uma pequena biblioteca itinerante contendo 30 livros. Instigante e rico, o acervo aí contido, parte da realidade local, estimulando o gosto pela leitura. A Mala contém uma seleção dos melhores autores da literatura infanto-juvenil brasileira e demais países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, os clássicos da literatura universal e livro de imagem. O universo cultural local é representado em obras que tratam de folclores, mitos, animais, lendas e contos tradicionais e histórias acontecidas na região. O acervo se completa com fantoches, CD´s com histórias e músicas infantis. Há ainda etiquetas adesivas coloridas, marcadores de páginas divertidos, brinquedos populares e outros pequenos objetos que encantam crianças e jovens, abrindo portas do mundo mágico da leitura. Como a ideia é trabalhar com grupos de quatro Malas por cada grupo de quatro escolas, no final de um ano letivo os usuários terão lido pelo menos 120 livros. Cada Mala fica 40 dias em cada escola e depois partem para a itinerância. Essa itinerância da Mala permite que poucos livros sejam lidos por muitas pessoas, num tempo menor e com um custo muito baixo. Os livros ficam armazenados na Mala de Leitura, que têm um tempo de vida útil bem significativo, dependendo aí, de cuidados e atenções locais. Esse aspecto do valor do livro e da importância da leitura e da necessidade de conservação do livro, são muito bem trabalhos e destacados durante o curso de formação para a implantação da Mala de Leitura. Temos também um coordenador local, que cuidará das itinerâncias, da troca das Malas e de seu estado de conservação, bem como os eventos envolvidos no projeto. Esse coordenador local se mantém em contato permanente com o autor e coordenador do método Mala de Leitura, que orienta o planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho. O foco das Malas de Leitura são crianças e adolescentes. Para atingi-los é preciso trabalhar com os educadores, capacitando-os para incentivar a leitura em sala de aula e também com os pais, visto que os alunos são estimulados a levar os livros para casa, lerem para os irmãos, os pais e avós, até que o livro faça parte do cotidiano daquela família. O Método Mala de Leitura se desenvolve por meio de oficinas práticas de leitura, que capacitam educadores a formar novos leitores. São pelo menos duas etapas de Formação, com no mínimo 3 dias em cada uma. Desperta-se assim no educador o prazer de ler e de contar estórias. Trata-se de um método científico, eficiente na formação de novos leitores, que se preocupa com o acompanhamento da quantidade de livros lidos, da preferência do leitor, e traça um perfil de cada leitor. Realiza também uma avaliação da mudança de valores humanos e éticos das crianças e adolescentes - geração do futuro - antes, durante e depois do acesso ao mundo da leitura, o que permite retratar o carácter definitivo dos efeitos de um método dessa natureza. A repercussão do trabalho no Brasil foi tão significativa que a coordenação do Programa Alfabetização Solidária, da Presidência da República, em 2009, adotou a metodologia das Malas de Leitura como instrumento eficiente de formação de cidadãos-leitores. Como parte desse Programa, a Mala de Leitura, capacitou 5.600 alfabetizadores, o que nos permite estimar um número de quase 230 mil alunos (40 alunos por alfabetizador), já beneficiados por esse trabalho. O Método Mala de Leitura também foi implantado, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da CPLP - Comunidade do Países de Língua Portuguesa, em Moçambique, Angola e Cabo Verde, de 2001 até 2005, num total de 120 Malas implantadas e três mil e seiscentos livros lidos. A HISTÓRIA Há muito tempo, no interior do Brasil, um menino ganhou uma velha mala de viagem para brincar. Desde então ele começou a brincar de viajar. Recheava a mala de brinquedos, cadernos de desenho e lápis de cor, coleções de cromos e de selos, fotos, bandas desenhadas e muitos livros. As primeiras viagens começaram no quintal da casa do menino, debaixo da goiabeira. Eram viagens encantadas, onde em cada livro aberto se desenhava uma nova aventura. Debaixo da goiabeira, mal se abria a mala, e a magia se repetia. Depois daquela primeira mala, das primeiras viagens na leitura, vieram tantas outras malas e tantos outros livros… O menino cresceu, tornou-se professor. Transmitir o amor pelos livros tornou-se o centro do seu trabalho. Hoje as malas continuam a acompanhá-lo, viajando das aldeias indígenas no coração da Amazônia, para as savanas na África, para os Estados Unidos, México e Europa. A Mala de Leitura Esse leitores são formados através de um trabalho muito bem planejado e acompanhado em todas as etapas de sua implantação. O objetivo principal é garantir a formação de leitores. O que propomos aqui, é um método muito bem experimentado em lugares como: amazonia no Brasil, escolas indígenas no Arizona, Novo México e Montana, nos Estados Unidos e agora também no ambito da CPLPComunidade dos Países de Língua Portuguesa. Dessa experiência resultaram métodos científicos de avalição em trabalhos realizados com a promoção do livro e da leitura. Com um reconhecimento, premiações e utilização internacional, as Malas de Leitura tem o aval de instituiçõs como: Unicef ( Fundo das Nações Unidas para a Infancia), Unesco ( Fundo das Nações Unidas para Cultura, Educação e Ciências) , Harvard University, Columbia University, New York Public Library, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, entre tantos outros apoios e suportes como o da Ashoka – Innovators for the Public, uma organização americana que se propos a apoiar e divulgar as Malas de Leitura, não só nos Estados Unidos, mais principalmente por países em desenvolvimento e também junto a comunidade educacional e de cultura. O método Mala de Leitura barateia custos e encurta a distancia entre o livro e o leitor. Por serem itinerantes, as Malas permitem que uma quantidade menor de livros chegue a um número maior de crianças, num tempo menor e por um custo mais baixo. Quando mantemos os livros parados num único lugar, só as pessoas dalí é que terão acesso aos livros. Ao passo que se mantivermos a itinerancia e com uma grande variação do acervo, conseguiremos quantidade e qualidade de livros e leitores. O segredo desse trabalho reside na seleção do acervo. Saber escolher o livro certo e saber dosar o nível de dificuldade das leituras é um dos segredos do sucesso com as Malas de Leitura. Sobre Maurício Leite: https://www.youtube.com/watch?v=ZYHQY4OvM6g Sobre as ações da Mala de Leitura em 2018, em Santa Maria: /www.facebook.com/Mala-de-Leitura-360573444440853/ Sobre a Mala de Leitura na Escola Humberto de Campos, dentro do Centro de Atendimento Sócio Educativo CASE/FASE em Santa Maria: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/videos/t/jornal-do-almoco/v/alem-das-grades-como-a-leitura-pode-fazer-a-diferenca-na-vida-dos-adolescentes-internados/7134451/ Sobre a Maratona de Leitura na RBS TV: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/santa-maria/v/5-mil-pessoas-devem-ser-mobilizadas-em-maratona-de-leitura-em-santa-maria/6979351/

  Período de realização: 11/05/2019 a 23/10/2019  
Valor aprovado: R$ 161.340,00  Vigência da captação: 23/10/2019  
Valor readequado: R$ 34.560,00   
Valor captado: R$ 181.400,00   Consultar as Empresas Patrocinadoras
Valor liberado: R$ 181.400,00 Prestação de contas Relatório Físico: 31/12/2019 
Valor autorizado para execução: R$ 195.900,00 Prestação de contas Relatório Financeiro: 31/12/2019 
Consultar a Planilha de Aplicação  

Precisa de ajuda?

Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul
Departamento de Fomento
Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS

PROCERGS 2024
Estado do Rio Grande do Sul