NOS TRILHOS DA LEITURA - 2020Processo: 20/1100-0000182-4 | Data de entrada: 14/01/2020 | Situação atual: Concluído Área/Segmento cultural: LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros Local de realização: SANTA MARIA, SANTA CRUZ DO SUL, AGUDO |
Identificação: O projeto objetiva desenvolver ações voltadas para o incentivo à leitura dentro de um guarda-chuva que envolve: Mala de Leitura em 12 escolas de Santa Maria, 12 em Agudo e 12 escolas de Santa Cruz do Sul; realização da Feira de leitura em Santa Maria e em Agudo e implantação de espaços de leitura nas 24 escolas de Santa Maria. As ações: Mala de Leitura: é um método diferenciado de incentivo à leitura e formação de novos leitores. São 36 Malas com 30 livros em cada uma, totalizando 1.080 livros. Cada Mala fica 30 dias em cada escola e depois parte para a itinerância. Essa itinerância da Mala permite que poucos livros sejam lidos por muitas pessoas, num tempo menor e com um custo muito baixo. Os livros ficam armazenados na Mala de Leitura, que têm um tempo de vida útil bem significativo, dependendo aí, de cuidados e atenções locais. Esse aspecto do valor do livro e da importância da leitura e da necessidade de conservação do livro, são muito bem trabalhos e destacados durante o curso de formação para a implantação da Mala de Leitura. Temos também um coordenador local, que cuida das itinerâncias, da troca das Malas e de seu estado de conservação, bem como os eventos envolvidos no projeto. Esse coordenador local se mantém em contato permanente com o autor e coordenador do método Mala de Leitura, que orienta o planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho. Os livros – tanto das Malas quanto dos Vagões - são definidos pelo Coordenador Mauricio leite, que busca dentre as obras indicadas pela UNESCO e outros órgãos envolvidos com Leitura. Todos os livros que compõem a Mala de Leitura são lidos antes por ele, que tem uma vasta experiência no trabalho a ser desenvolvido. Maurício também orienta as escolas durante todo o período em que a Mala fica na instituição, bem como realiza as formações/capacitações necessárias para que o trabalho desenvolvido obtenha resultados. Sua experiência em mais de 35 anos de formação de leitores lhe confere a legitimidade e o conhecimento necessários. E conforme o trabalho desenvolvido em 2018 e 2019, entendemos que esta orientação e as capacitações são muito importantes. Ainda temos a curiosa ideia de que leitura é atribuição do professor de português, como uma tarefa penosa para as crianças e adolescentes. A Mala de Leitura vem quebrar esse paradigma dentro da escola e envolver as famílias num ato prazeroso que é a leitura. Em 2019, conseguimos envolver famílias nas formações/oficinas de leitura, abrindo espaço para o entendimento da importância da leitura na vida e na formação das crianças. A Mala de Leitura fica por 35 dias em cada escola, quando termina esse período se faz o giro das Malas e uma nova biblioteca itinerante chega para ficar por mais 35 dias. Ao todo, 4 Malas passam por cada escola participante, oportunizando às crianças a leitura de 120 livros durante o ano. Feira de Leitura – realização da 3ª edição do evento em Santa Maria; e a 1ª edição do evento em Agudo. Na Feira, cada escola organiza a sua mostra de livros e leituras, participando com alunos e professores. Normalmente o evento é realizado num shopping da cidade para convidar a comunidade para ler. Em anexo a este projeto, colocamos os registros fotográficos da Feira realizada em 2019. É o momento em que as escolas mostram suas leituras, suas ações e propor ações e leituras para os visitantes do shopping. Espaço móveis de Leitura – nestes dois anos de trabalho com leitura nas escolas, nos deparamos com a falta de um espaço de leitura nas escolas. É muito raro encontramos uma biblioteca e quando tem, não são nada convidativas para as crianças. São prateleiras ou armários onde são guardados livros que são doados ou comprados sem um critério definido. Aproveitando o now-how da Mala de Leitura e do Maurício Leite, e também a imagem de cidade ferroviária que Santa Maria tem, propomos a construção de vagões de leitura. Cada escola recebe um Vagão com pelo menos 50 livros adquiridos pelo projeto, de acordo com a faixa etária atendida pela escola, principalmente Educação Infantil e Anos Iniciais. O Vagão serve como uma biblioteca lúdica móvel que pode ser levada para o pátio ou para a Sala de Aula e incrementar e motivar ações de leitura na escola. Em anexo, colocamos a inspiração para a fabricação dos Vagões. Serão construídos 24 vagões, com cores diferentes. Cada um recebe uma placa com o título do projeto: Nos Trilhos da Leitura. São bibliotecas móveis, guardam os livros e envolvem as crianças pela ludicidade. E otimizam o espaço na escola, que não pode dispor de uma sala para a biblioteca. Em julho de 2018 o governo sancionou a Lei Castilho, que estabelece uma política pública para a Leitura e a Escrita. A ação Mala de Leitura se antecipa a esta lei, pois há anos trabalha a Leitura como direito de todos. O Método Mala de Leitura, surgiu da necessidade de permitir, no interior do Brasil, o acesso de populações isoladas à leitura de qualidade e a um trabalho educativo inovador e adequado às condições locais - crianças e jovens indígenas e de famílias de pequenos agricultores rurais, com pouco ou nenhum acesso à educação formal. As poucas escolas existentes eram e são precárias, construídas com a palha de palmeiras, pouco resistentes às chuvas e ventanias; soma-se a isso, a inexistência de recursos financeiros para aquisição e acomodação e conservação de livros na quantidade necessária. As Malas são construídas em material leve, próprio para transportar e proteger seu conteúdo - uma pequena biblioteca itinerante contendo 30 livros. Instigante e rico, o acervo aí contido, parte da realidade local, estimulando o gosto pela leitura. A Mala contém uma seleção dos melhores autores da literatura infanto-juvenil brasileira e demais países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, os clássicos da literatura universal e livro de imagem. O universo cultural local é representado em obras que tratam de folclores, mitos, animais, lendas e contos tradicionais e histórias acontecidas na região. O acervo se completa com fantoches, CD´s com histórias e músicas infantis. Há ainda etiquetas adesivas coloridas, marcadores de páginas divertidos, brinquedos populares e outros pequenos objetos que encantam crianças e jovens, abrindo portas do mundo mágico da leitura. É a partir do trabalho da Mala de Leitura, que propomos a Maratona, a Feira e os Vagões. Um grande Guarda-Chuva literário. O foco do projeto são principalmente as crianças. Para atingi-los é preciso trabalhar com os educadores, capacitando-os para incentivar a leitura em sala de aula e também com os pais, visto que os alunos são estimulados a levar os livros para casa, lerem para os irmãos, os pais e avós, até que o livro faça parte do cotidiano daquela família. O Método Mala de Leitura se desenvolve por meio de oficinas práticas de leitura, que capacitam educadores a formar novos leitores. São pelo menos duas etapas de Formação em cada município. Desperta-se assim no educador o prazer de ler e de contar estórias. Trata-se de um método eficiente na formação de novos leitores, que se preocupa com o acompanhamento da quantidade de livros lidos, da preferência do leitor, e traça um perfil de cada leitor. Esta proposta parte dos resultados de pesquisas importantes como a Retratos da Leitura, que dão conta de que hoje (2019) apenas 45,7% das escolas públicas de ensino básico contam com bibliotecas ou salas de leituras. Ainda de acordo com a pesquisa, desenvolvida pelo Todos Pela Educação, em parceria com a Editora Moderna, apenas 14,1% das crianças do grupo de nível socioeconômico muito baixo possuem nível suficiente de alfabetização em leitura. E considerando que os números da leitura no Brasil indicam que a prática da leitura ainda não está totalmente presente entre os brasileiros. Uma prova disso são os dados da pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro. De acordo com o levantamento, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. A média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4.96. Desse total, 2.43 foram terminados e 2.53 lidos em partes. Outro dado que fundamenta esta proposta vem do desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), prova feita em 70 países com estudantes entre 15 e 16 anos. O resultado da última avaliação mostrou que 51% dos estudantes estão abaixo do nível 2 em leitura, que é considerado o patamar básico. Das 70 escolas avaliadas, o Brasil fica em 59º lugar. O trabalho será coordenado pelo promotor de leituras Maurício Leite, apresentado nos anexos deste projeto. |
Período de realização: 01/06/2021 a 05/11/2021 | |
Valor aprovado: R$ 235.330,00 | Vigência da captação: 05/11/2021 |
Valor captado: R$ 235.330,00 | Consultar as Empresas Patrocinadoras |
Valor liberado: R$ 235.330,00 | Prestação de contas Relatório Físico: 04/01/2022 |
Valor autorizado para execução: R$ 235.330,00 | Prestação de contas Relatório Financeiro: 04/01/2022 |
Consultar a Planilha de Aplicação |
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