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NOS TRILHOS DOS LIVROS E DA LEITURA - 2023

Processo: 01049/2022 | Data de entrada: 30/11/2022 | Situação atual: Arquivado - Não Prioritário
Produtor cultural: CHILI PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA

Área/Segmento cultural: LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros

Local de realização: AGUDO

Página na Internet: @nostrilhosdaleitura


Identificação:

O projeto objetiva desenvolver ações voltadas para o incentivo à leitura e a formação de nvos leitores dentro de um guarda-chuva cultural que envolve: MALA DE LEITURA em 10 escolas públicas de Agudo; MALA DE LEITURA na APAE, contendo um acervo pensado para a instituição; realização da JORNADA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL DE AGUDO – 2ª Edição Internacional, com oficinas, mesa redonda e espetáculos com base no livro e na leitura, envolvendo escritores brasileiros e uma convidada de Portugal, Mafalda Milhões; INTERCAMBIO CULTURAL , considerando Portugal e Brasil como países unidos pela língua, o projeto propõe um intercambio com Mértola, pequeno município que tem a atuação da Mala de Leitura em 5 escolas. A proposta é que em Mértola se faça a a itinerância com uma Mala de Leitura especial, contendo um acervo de livros em português do Brasil; e em Agudo, 5 escolas recebam a itinerância de uma Mala contendo um acervo de livros em português de Portugal. Os livros serão selecionados pelo Promotor de Leitura Mauricio, que desenvolve o trabalho em Mértola. O intercâmbio prevê encontros virtuais entre as crianças de lá e de cá, para compartilhamento de leituras e impressões sobre os livros e a língua. O projeto prevê ainda a construção de um espaço móvel de leitura para cada escola. As escolas, no geral, não possuem biblioteca. Algumas possuem um pequeno acervo, muitas vezes formado pelos próprios professores. Apesar da Lei nº 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das Bibliotecas escolares no País, e que dá o prazo até 2022 para ser cumprida, a realidade é que a maior parte das escolas não possui biblioteca, tampouco um acervo e menos ainda essa necessidade é vista com tanta importância. São ações pontuais que buscam levar o livro e a leitura para as crianças. Com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto Nos Trilhos dos Livros e da Leitura prevê a construção de um carrinho lúdico que vai guardar 60 livros, indicados pelo Promotor Mauricio Leite, dentro da sua experiência de mais de 40 anos com leitura em diferentes países do mundo. O carrinho objetiva ser mais um espaço e incentivador da leitura na escola. Como a ideia é ter livros diferentes em cada um dos 10 carrinhos, a proposta é que a escolas possam fazer eventos recebendo umas às outras para compartilhar livros e leituras. O projeto prevê ainda a aquisição de livros de literatura em braile, libras e línguagem de sinais. Cada Mala itinerante vai ter pelo menos 5 livros acessiveis. As ações: Mala de Leitura: é um método diferenciado de incentivo à leitura e formação de novos leitores. São 20 Malas com 35 livros em cada uma, totalizando 700 livros. Cada dupla de Malas fica entre 30 e 40 dias em cada escola e depois parte para a itinerância. Essa itinerância da Mala permite que poucos livros sejam lidos por muitas pessoas, num tempo menor e com um custo muito baixo. Os livros ficam armazenados na Mala de Leitura, que têm um tempo de vida útil bem significativo, dependendo aí, de cuidados e atenções locais. Ao todo, a previsão é que 4 grupos de Malas passem por cada escola participante, oportunizando às crianças a leitura de 280 livros durante o ano. Formação de Mediadores de Leitura – são as capacitações realizadas pelo Promotor de Leitura Maurício Leite, que envolve a sua experiência de mais de 40 anos na formação de novos leitores, é importante para que todos os envolvidos nas escolas conheçam os livros, os escritores e a forma como a mediação pode ser realizada. A formação de mediadores vai além do público docente, por meio das escolas, são convidados os pais e familiares a participarem de algumas atividades. Entendendo que a leitura não pode ser somente na escola. O encontro com a leitura, em especial a literária, muitas vezes, só é possível por intermédio de um mediador, para mencionar as primeiras pessoas a “incentivar” o outro a ler. Os mediadores sociais institucionais (escola, biblioteca, livrarias etc.), assim como os pessoais (pai, mãe, irmão, tio, vizinho, amigo, professor etc.), são pontes para o desenvolvimento do chamado “gosto” pela leitura, em especial pela leitura literária, em qualquer fase da trajetória de leitura do indivíduo. Tratando-se de leitura, o mediador é aquele que medeia, intervém, aproxima o leitor do texto. Em outras palavras, o promotor da relação leitor – objeto – leitura. Também, aquele que pode causar na criança o desejo pela colheita produtiva dos sentidos dos textos, descortinar o horizonte do leitor e ajudá-lo a “olhar” a “imensidão do mar” (GALEANO, 2002) de sensações e significados advindos da linguagem, especialmente a literária. “O mediador na fase da infância não é para os textos apenas, mas para seu contexto histórico concreto. Trata-se de estimular uma inteligência sensível, questionadora. A arte não mata a ciência, as sensibilidades não descartam as habilidades: a leitura do mundo vai e volta à palavra sem que o dicionário dê conta das experiências todas em seu verbete. .... Não há mediador que antes não seja leitor experiente, nem mesmo diante de crianças que pela primeira vez tomam um livro nas mãos e na delícia de descobrirem as imagens, já interpelam o mundo. Por isso, a seriedade da mediação e do trabalho da Formação de Mediadores: se não leu antes, atentamente, o conto de cinco páginas Chapeuzinho Vermelho, do Perrault, como Fita verde no Cabelo, de Rosa, poderá fazer sentido, com suas duas páginas? O mediador em exercício realiza sua formação continuada, enquanto lê-com, não apenas porque lê-para. Sua experiência, por fim, não o torna presunçoso de seu conhecimento, que sabe o que o outro teve menos chance de aprender, mas se reconhece a caminho, aprendiz permanentemente, enquanto vida houver, enquanto literatura e arte encontrarem novos suportes e novas expressões.” (Eliana Yunes – Cátedra UNESCO de Leitura) JORNADA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL - A ideia que norteia o evento é a promoção do livro e da leitura, o compartilhamento de experiência, o contato com escritores e com espetáculos que tem como base o livro. Com uma programação diversificada e qualificada, o evento coloca a leitura e a arte no centro das atenções. Envolve os professores em oficinas literárias e toda a comunidade na Mesa Redonda com os escritores e profissionais convidados, como também nos espetáculos que tem como base de inspiração a literatura. Em anexo, segue a programação proposta, bem como o currículo dos convidados. A programação inclui uma convidada portuguesa, a escritora e ilustradora Mafalda Milhões. Inclui também a escritora Lucia Hiratsuka e os escritores Leo Cunha, Luciano Pontes e Alexandre Brito. Os espetáculos serão do escritor Luciano Pontes, e o Museu Desmiolado de Alexandre Brito. O projeto Nos Trilhos dos Livros e da Leitura 2023 busca também a integração entre dois países que fazem parte da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Entendemos a importância de valorização da língua, que segundo dados do Instituto Camões, 260 milhões de pessoas (3,7% da população mundial) falam o idioma, o quarto mais usado, depois do mandarim, inglês e espanhol. O português é a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau. A cada cinco pessoas que falam português no mundo, quatro são brasileiras. Todo o trabalho será desenvolvido por pelo menos 8 meses, no município de Agudo, que possui 12 escolas públicas, sendo 2 estaduais. Das 10 municipais, 8 estão localizadas no interior do município. Pelo menos 2 delas ficam a quase 30 kilometros de distância da sede do município. Estar nestas comunidades, com o livro e a leitura é democratizar o acesso e possibilitar que todos tenham os livros ao alcance das mãos.

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