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Cobertura da Nave Lateral Norte: Restauração da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula

Processo: 00493/2023 | Data de entrada: 25/07/2023 | Situação atual: Arquivado - Não Prioritário
Produtor cultural: Perene Patrimônio Histórico e Restaurações Eireli

Área/Segmento cultural: PATRIMONIO CULTURAL MATERIAL

Local de realização: PELOTAS


Identificação:

Apresentamos projeto para a execução da obra de restauração da nave lateral norte da cobertura da Catedral Metropolitana de Pelotas. Este projeto tem por objetivo dar continuidade à etapa de restauração da cobertura da Catedral, que foi iniciada com o projeto da nave central e que será totalmente concluída com o projeto agora apresentado (anexo 19). As obras de restauração da cobertura são de extrema urgência para eliminar a ocorrência de infiltrações e goteiras e para evitar a degradação do madeiramento do telhado causada pela presença de cupins e pelo acúmulo de sujidades (fezes) de morcegos, além de fundamentais para salvaguarda do forro em estuque que serve de suporte para as belíssimas pinturas murais que ornamentam o teto da edificação. O processo de restauração da Catedral vem sendo realizado de forma continuada há mais de 20 anos sob coordenação da Comissão de Restauro, formada pelo Pároco e membros da comunidade, com a missão de proteger e restaurar o patrimônio histórico, artístico, cultural e religioso. No ano de 2009 foi elaborado e aprovado pelos órgãos competentes - Prefeitura Municipal e IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) - o projeto de restauração total da edificação, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com detalhamento e especificação de todas as ações, obras e serviços necessários para a preservação deste patrimônio. Em virtude da grandiosidade da edificação e da complexidade dos serviços a serem executados, as obras de preservação da Catedral foram divididas em etapas distintas baseadas nas premissas estabelecidas no projeto de restauração aprovado. Estas etapas vêm sendo realizadas por meio de diferentes fontes de recursos financeiros: leis de incentivo à cultura (LIC e Rouanet), emendas parlamentares, doações da comunidade e recursos próprios da Catedral. Entre as etapas de preservação já realizadas estão: a revitalização da Praça José Bonifácio localizada em frente à Catedral (em 2006, com recursos da comunidade); elaboração do Projeto de Restauração (em 2009, com Lei Rouanet); execução da obra de restauração do Salão Paroquial (em 2012, com patrocínio direto); execução da obra de restauração do terraço frontal (em 2015, com recursos próprios da Catedral); realização do projeto “Janelas da Alma”, o qual contemplou a restauração das janelas em madeira do Salão Paroquial São José (em 2016, com recursos via LIC); limpeza controlada das fachadas de cimento penteado que estavam pichadas e inauguração do Memorial Torre Norte (em 2017, com recursos da comunidade), realização do projeto “Portas da História”, o qual visou à restauração das portas da Catedral (em 2018, com recursos via LIC); realização da campanha “Abrace uma Coluna”, que contemplou a restauração das 14 colunas internas do templo (em 2021, com recursos da comunidade); execução da obra de restauração da Torre Sul (em 2021, com recursos via LIC); execução da obra de restauração parcial da Torre Norte (em 2023, com recursos de emenda parlamentar). Ainda em 2023 terá início a obra de restauração do assoalho da igreja (recursos de doações da comunidade). Em maio de 2023 foi finalizada a restauração da cobertura da Nave Central realizada com financiamento via Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC/RS). Nesta etapa, continuamos com o propósito de aumentar o sentimento de pertencimento entre a comunidade e este bem histórico por meio de ações de educação patrimonial, exposições, visitas guiadas e eventos culturais. Com uma abordagem holística e multidisciplinar, buscamos preservar o patrimônio cultural de forma abrangente, desenvolvendo diversas atividades com equipes interdisciplinares atuando em várias frentes. Uma das ações desenvolvidas neste projeto foi a ampliação da divulgação das atividades de preservação do patrimônio cultural realizadas pela Catedral. Por meio das redes sociais conseguimos transmitir informações históricas e conhecimentos técnicos de forma didática e acessível a vários públicos, apresentando em formato de pequenos vídeos conteúdos como o “diário de obras”, as antigas técnicas construtivas, personagens da Catedral, glossário e outros conteúdos. O resultado desta ação pode ser visto na conta do Instagram @cateraldepelotas. Nos relatórios das redes sociais e da assessoria de imprensa (anexo 20), é possível ver o alcance da divulgação desta última etapa realizada. No presente momento, dando continuidade ao processo de preservação da Catedral de Pelotas, estamos trabalhando em duas frentes distintas: o começo da obra de restauração do assoalho de madeira e a finalização da obra de restauração da cobertura. A intervenção no assoalho, denominada “Caminhos da Fé” , é um projeto liderado pela Comissão de Restauro da Catedral que tem por objetivo a arrecadação de recursos para subsidiar a restauração do assoalho de madeira existente nas naves central e laterais da igreja. Todo este empenho na arrecadação de recursos para as obras da Catedral demonstra o entendimento que o valor investido em projetos culturais gera identidade, pertencimento, valorização da memória e do patrimônio por parte da comunidade. A Catedral consiste num marco essencial para a manutenção da origem cultural e histórica da comunidade da metade sul do Estado. Sua importância cultural é reconhecida pelos tombamentos em nível estadual e federal. As ações de conservação propostas nesta etapa visam à preservação da autenticidade e originalidade dos materiais e dos processos construtivos. Para isso, as obras e os serviços de restauração serão realizados com base no conhecimento histórico e técnico estabelecido por profissionais especializados e pelas instituições de proteção do patrimônio. O projeto aqui proposto consiste na execução da obra de restauração da nave lateral norte da cobertura da edificação. Ainda neste projeto, paralelamente à execução da obra, serão desenvolvidas atividades de Educação Patrimonial de acordo com a Instrução Normativa nº 001 de 2015 do IPHAN e mais recentemente a Portaria do nº 137 de 28 de abril de 2016 do mesmo Instituto, a qual estabelece diretrizes para este tema no âmbito do IPHAN e das Casas do Patrimônio. Anexamos a proposta de educação patrimonial (anexo 21). Também está prevista no projeto a realização de dois eventos culturais na Catedral com enfoque na temática da preservação: a Semana Cultural da Catedral (evento próprio, de caráter educativo com uma programação voltada para a comunidade em geral) e um evento de entrega do restauro da cobertura. Anexamos relatório dos eventos realizados ao longo do projeto anterior (anexo 22). As visitas guiadas promovidas no âmbito do projeto terão acompanhamento de intérprete de LIBRAS. Por fim, elencamos também nesta etapa a revisão, atualização e complementação do projeto de restauração elaborado em 2009. Este projeto de restauração é o documento fundamental para o estabelecimento das diretrizes e critérios de intervenção no prédio. Serviu de subsídio para a realização de todas as etapas de obra de restauração já realizadas na Catedral. Passados quase 15 anos de sua elaboração, o projeto de restauração precisa ser atualizado com a identificação das etapas realizadas, levantamento e registro de como os serviços foram executados, quantificação das etapas faltantes, realização de novo diagnóstico com mapeamento das manifestações patológicas para elaboração de orçamentos atualizados e planejamento assertivo das intervenções que ainda precisam ser realizadas para a preservação integral da Catedral de Pelotas. O projeto de restauração será atualizado por arquitetos e engenheiros especializados, seguindo as premissas estabelecidas pelas Cartas Patrimoniais e as metodologias propostas pelos Institutos de preservação do patrimônio. Após concluído, o projeto será plotado em três cópias e submetido à aprovação do IPHAE e IPHAN.

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