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Consulta de Projetos Culturais


Programa Nação

Processo: 00449/2023 | Data de entrada: 15/07/2023 | Situação atual: Arquivado - Não Prioritário
Produtor cultural: NACAO PRODUTORA AUDIOVISUAL LTDA

Área/Segmento cultural: AUDIOVISUAL: Produção de vídeo

Local de realização: PORTO ALEGRE


Identificação:

O Projeto consiste na produção da 8ª temporada do Programa Nação. As ações se concentram na produção e publicação semanal de episódios em formato de reportagem, através do meio internet e das redes da TV Nação Preta (Youtube, Instagram, Facebook, Twitter). Cada episódio terá duração de 30 minutos e será publicado às 15h de cada sexta-feira. A proposta é lançarmos a temporada em evento previsto para maio de 2024, em Porto Alegre. O conteúdo será produzido de forma híbrida: em estúdio, para recebermos convidados, e em captações externas, para nos aproximarmos das pautas e do público, conforme viabilidade de recursos. Para tanto, o projeto conta com uma equipe completa: 01 produtora executiva, 01 assistente de produção de campo, 01 diretor/roteirista, 01 diretor de arte, 01 produtor gráfico, 01 editor de vídeo, 02 operadores de câmera, 01 operador de luz, 01 operador de áudio, 01 auxiliar, 01 gerente técnico, 01 carro com motorista. E equipamentos como câmeras em 4k, croma key, Switcher Blackmagic, microfones e mesa de áudio e luz. Além de uma equipe de entre assessores contábeis e jurídicos e de comunicação. Nossos protagonistas são negros, negras e negres - as fontes escolhidas para a abordagem das pautas - além de apresentadores e repórteres. A equipe de produção também é majoritariamente formada por negros, negras e negres, para promover a visibilidade, representatividade e oportunidade de inclusão no mercado audiovisual. Vamos falar de arte, cultura, educação, história, informação, empreendedorismo, geração de emprego e renda e cidadania, dentro de uma abordagem que contemple também os não negros. Nosso espaço e o lugar de fala são reservados à população negra, mas a escuta e audiência é para todos e todas, de forma a despertar interesse e combater o racismo. Na prática podemos usar como exemplo uma pauta sobre direito do consumidor, tratada por um advogado negro. O meio internet ultrapassa os limites geográficos, mas o que esperamos neste momento é retomar a projeção nacional conquistada logo nos primeiros anos do Programa Nação. Mais especificamente, pretendemos atingir a quantidade de horas de visualizações necessárias para a monetização do canal no Youtube, fundamental para a saúde e visibilidade do trabalho que há longo tempo já desenvolvemos. Temos um número significativo de inscritos dentro do nosso recorte (mais de 3.400), mas ainda estamos longe do número de horas. Precisamos conquistar ainda quase 3 mil horas de visualização e vamos trabalhar fortemente por isso através de uma equipe especializada de comunicação. Importante dizer que há também manifestação de interesse de emissoras públicas e privadas em veicular o programa. Queremos retomar de onde paramos. Fazer com que o Programa Nação volte a ser a vitrine nacional do povo negro e um agente transformador da sociedade brasileira. DO PROGRAMA NAÇÃO Em 2012 criamos na TVE/RS o Programa Nação, no formato de documentário semanal, foi o primeiro e até pouco tempo o único do pais a tratar a negritude como tema central. A partir de 2014 o Nação passou a ser exibido pela TV Brasil para todo o país e pelo canal internacional da EBC para demais países de língua portuguesa. Em 2015, fomos agraciados com o maior destaque nacional em direitos humanos, o Prêmio Vladimir Herzog, na categoria documentário, pelo especial “A Revolta Chibata” contando a história de João Cândido, o Almirante Negro. Realizamos mais de duzentos episódios inéditos tratando dos mais diversos temas relacionados à questão negra. A produção de cada um desses episódios nos trouxe novas redes de contatos, experiências, relacionamentos e um forte conhecimento sobre suas vivências, realidade social e econômica. Nosso trabalho é conhecido nacionalmente como um exemplo de sucesso na inclusão do negro no jornalismo e entretenimento, com reconhecimento da comunidade. LINK: https://www.youtube.com/results?search_query=TVE+PROGRAMA+NA%C3%87%C3%83O DO CANAL Um Canal dedicado ao registro, divulgação e valorização da história e da cultura afro-brasileira. Através do Youtube – uma potente ferramenta de engajamento social – nosso objetivo é dar visibilidade e representatividade ao povo negro, que encontra pouco espaço na mídia brasileira tradicional. A mídia é um espaço de mediação entre a sociedade, o poder público e as instituições, sendo referência na abordagem das relações sociais e raciais. Dessa forma, o povo negro precisa se ver e ouvir nela, a fim de conscientizar-se do seu direito à cidadania. A construção de veículos de comunicação feitos por afrodescendentes, é uma barreira para a mídia tradicional e por isso, buscamos ocupar esse espaço na internet. Criado em fevereiro de 2015, o canal tem atualmente 3,45 mil inscritos, com média entre 50 e 70 novos inscritos mensais. O conteúdo se estende à página no Facebook e Instagram 2.604 seguidores. LINKS: https://www.youtube.com/channel/UC_3nsZ8_PL_y_WbmJU4_t4A?view_as=subscriber MULTIPLATAFORMA Com conteúdo voltado para um segmento que não costuma ser retratado na mídia, o Nação soube ainda usar outra ferramenta para conquistar mais relevância no espaço público. Desde o início houve a disponibilização dos episódios no YouTube que possibilita que o usuário assista conteúdos em dispositivos móveis como celulares, o que efetiva a principal definição da Convergência: qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar. A interação é outro ponto: permite aos web-atores completar cada informação com comentário, foto ou vídeo. Um trabalho de inteligência coletiva, ou “alquimia de multidões, sempre em progresso” Essa característica da internet de empoderar o usuário se torna ainda mais evidente no conjunto composto por um programa televisivo voltado para um segmento mais vulnerável da população, e a reprodução dele via web. Em pesquisa, uma análise feita a partir dos 37 episódios da segunda temporada do Nação - em que o programa deixou de ser apenas uma produção regional para ter também transmissão para todo o país, e para países de língua portuguesa no mundo – aponta para a adesão positiva do programa. Afinal, segundo a lógica da economia afetiva, o consumidor ideal é ativo, comprometido emocionalmente e parte de uma rede social.

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