Parecer nº 346/2016 CEC/RS
O projeto “FESTIVAL – CULTURA EM MINICICLOS” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto “Festival – Cultura em Miniciclos”, com período de realização entre 14/09/2017 à 20/10/2017, cadastrado como NOVO PROJETO CULTURAL - ARTES INTEGRADAS; propõem realização em Porto Alegre, em salas de espetáculo a definir, de aproximadamente 100 lugares.
Tem como produtor LIGA PRODUÇÃO CULTURAL LTDA, CEPC 2202, responsável legal MARIA LUIZA OLIVEIRA PIRES. Integra a equipe principal Morena Branca Produções, como Coordenadora administrativa e financeira; Jackson Camargo Garcia como Coordenador Geral; Liga Produção Cultural, Coordenadora de produção e jurada; e tem Ana Claudia Figueroa como contadora, CRC RS-084081-O.
O Projeto Festival Cultura em Miniciclos é misturar o estudo aprofundado e de alto nível sobre temas contemporâneos e relevantes para a cultura e a arte com a criação e a interpretação teatral no gênero Stand Up. Os temas Colecionismo de Arte, HQs e Sociologia, Filosofia e Videogames, Ficção Cientifica e Cultura Global, A Dimensão Lúdica do Design e da Arquitetura e ainda Literatura e Gênero serão abordados um a cada miniciclo. A programação será composta de três noites cada, com palestra, debate e três apresentações de stand up cada ciclo. Para compor o Festival uma seleção de 12 dos 18 artistas que farão parte da programação será realizada com comissão julgadora específica.
Como o conteúdo não se presta a espaços teatrais com grande capacidade de público está prevista a transmissão ao vivo por streaming e também a gravação do conteúdo para ser disponibilizado para escolas e universidades gratuitamente.
Sua metodologia prevê que cada Miniciclo será constituído de três encontros: quintas, sextas e sábados, sempre das 20h às 22h. Os dois primeiros encontros são dedicados ao desenvolvimento teórico dos temas (palestras interativas / entrevistas / debates) e o encontro final, sempre aos sábados, contará com três apresentações de stand up, todas elas tratando de forma inteligente e bem humorada o conteúdo abordado: Colecionismo de Arte, HQs e Sociologia, Filosofia e Videogames, Ficção Cientifica e Cultura Global, A Dimensão Lúdica do Design e da Arquitetura, Literatura e Gênero.
Cada Miniciclo abordará um tema e terá um curador: - Colecionismo de Arte – Lucas Ribeiro - HQs e Sociologia – Fabio Zimbres - Filosofia e Videogames – Christofer Kastensmidt - Ficção Cientifica e Cultura Global – Ron Selistre - A Dimensão Lúdica do Design e da Arquitetura – Claudio Levitan - Literatura e Gênero – Simone Schmidt
Foi habilitado pelo SAT e tem o Pró-Cultura RS como fonte de 100% do recurso de R$ 238.704,00.
É o relatório.
2. O Festival – Cultura em Miniciclos apresenta proposta inovadora e criativa. Aproxima seu público de debates de grande relevância na contemporaneidade. A discussão reflexiva, atraindo jovens, com temas de sue interesse imediato ou paralelo configura o mérito inegável do projeto.
É digno de nota a colocação do proponente em que “será transmitida em streaming e ficará disponível na web.” Recomendo que esta ação seja atitude padrão quando se trata de produtos musicais, audiovisuais e neste caso de debates. Quiçá, em futuro próximo, também para produtos e produtos literários que podem se utilizar de propostas como e-books ou pdfs interativos.
Solicito que seja observada a resolução Resolução/CEC n° 001/2014 que determina a obrigatoriedade de acessibilidade de pessoas com deficiência, necessidades especiais e idosos em locais em que se realizam atividades culturais ou espetáculos artísticos.
Condiciono a aprovação deste a apresentação do plano pedagógico do projeto. Considerando que o mesmo pauta sua proposta na formação é imprescindível que a reflexão de caráter pedagógico esteja presente e bem sedimentada.
Do mesmo modo, assim que definido os locais de realização, a comprovação das normas legais de prevenção a incêndios no local onde será realizado o evento, o que deverá ser feito pelo proponente junto ao gestor do Sistema.
Para concluir, lamento a ausência de outras fontes de financiamento. A presença de investimentos múltiplos, considerando um projeto desta relevância, é, em nosso entendimento, salutar e desejado.
3. Em conclusão, o projeto “Festival – Cultura em Miniciclos” é recomendado para a Avaliação Coletiva, em razão de seu mérito, podendo receber incentivos até o valor de R$ 238.704,00 (duzentos e trinta e oito mil, setecentos e quatro reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 20 de dezembro de 2016.
Luiz Armando Capra Filho
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13:30 horas do dia 20 de dezembro de 2016.
Presentes: 22 Conselheiros.
Abstenções: Ivo Benfatto, Luciano Fernandes, Luis Carlos Sadowski da Silva; Lucas Frota Strey; André Venzon; Maria Marques Silveira.
Ausentes no momento da votação: Jaime Antônio Cimenti.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 21/12/2016 e considerados prioritários.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS