O projeto “INBOX” é aprovado.
1 – O processo trata do pedido de financiamento, através do sistema Pró-Cultura/LIC/SEDAC, para a realização do projeto “INBOX”, que foi devidamente habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC.
O projeto enquadra-se no segmento de LITERATURA: Impressão de Livro, Revista e Outros, sem vínculo a data fixa para lançamento, previsto pra acontecer no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre.
O proponente do projeto é LAURA C LAUTERT – ME, CEPC Nº 5012, na figura de Representante Legal: Laura Lautert, responsável pela coordenação geral do projeto; a equipe principal conta ainda com Território Diverso na Coordenação Geral; Claudio Santana na Produção Executiva; José Francisco Alves de Almeida na curadoria da exposição e do livro de arte e no desenvolvimento do projeto editorial do livro; Bernardo Zortea como Diretor de Arte da exposição e Gilberto Perin como Fotógrafo e Autor. O Contador é Manoel Coelho, CRC nº 601904/0.
O proponente informa que "o projeto visa realizar a edição de um livro de arte e de uma exposição fotográfica, esta última por meio de intervenção em espaço público, a partir de um recorte da obra fotográfica de Gilberto Perin, cujo objeto estético dirige o foco à intimidade dos corpos de uma diversidade de 2 de 9 indivíduos que atuam no âmbito do entretenimento. Exposição: 25 fotografias em uma intervenção ao ar livre no Marco Zero da cidade, em frente à Prefeitura Municipal, no entorno da Fonte Talavera de La Reina, um local com intenso trânsito de pedestres de todos os bairros de Porto Alegre e demais cidades da região metropolitana, promovendo a difusão de acesso a um público que muitas vezes não tem a oportunidade ou o hábito de frequentar galerias ou museus. Livro / Catálogo: Edição de 1.000 livros de arte para distribuição gratuita, com 128 páginas, no formato 23x28cm, impresso em papel couché 170g, contendo uma coletânea de fotografias cujo recorte curatorial é a expressão do corpo humano como condutor do diálogo entre identidade e diversidade social".
O objetivo geral do projeto é o de "realizar um livro de arte e uma exposição fotográfica a partir da obra de Gilberto Perin, visando sua difusão e acesso à diversidade de públicos"; seus objetivos específicos são de "contribuir para a difusão e democratização de acesso às artes visuais para todos os públicos, de quaisquer estamentos sociais; promover a fotografia de origem documental como expressão artística, e a partir desta interface aproximar o grande público da reflexão estética autônoma, estimulando a autonomia intelectual; utilizar as representações e os recortes do corpo humano como fio condutor do diálogo entre a própria identidade e a diversidade social". As metas previstas são: realização de uma exposição fotográfica, impressão de mil exemplares de um livro de arte e realização de dois eventos, um de lançamento do livro e outro de abertura da exposição.
Os mil exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente, nas proporções dadas pelo plano de distribuição apresentado no projeto: cem cópias para a SEDAC; cem cópias para o patrocinador; cinquenta cópias para divulgação e críticos; duzentas cópias para distribuição gratuita durante o evento de lançamento; trezentas cópias para distribuição gratuita pelo autor; e duzentas e cinquenta cópias para universidades e entidades culturais.
O cronograma prevê um período total de seis meses de duração, sendo dois meses de pré-produção, três meses de produção e dois meses de pós-produção, coincidindo o primeiro mês com o último da produção. Há ainda as etapas de divulgação simultânea nos dois primeiros meses de produção. A planilha de custos foi habilitada em 100% do valor proposto para realização do projeto que soma R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), sendo esse valor solicitado integralmente ao sistema Pró-Cultura – LIC/RS.
É o relatório.
2 – O projeto está bem instruído, e contém todos os elementos necessários para sua avaliação. A planilha de custos está condizente com a proposta apresentada e o custo de produção e impressão do livro está adequado às características de um livro de arte e fotografia. O "boneco" do livro, anexo ao projeto, dá conta da estrutura de diagramação e da qualidade a ser esperada do produto final. A exposição fotográfica, em local público e de grande circulação de pessoas, no centro histórico, privilegia o acesso livre à arte, além de ativar um local que costuma ser de passagem no dia a dia da população.
Apesar de o plano de distribuição determinar as quantidades e os destinos dos mil exemplares do livro, o projeto não deixa claro foram os critérios utilizados na a escolha das universidades e entidades culturais que receberão os duzentos e cinquenta exemplares. Fica a recomendação de que se observe uma distribuição que privilegie cidades do interior e das diferentes regiões estado.
3. Em conclusão, o projeto “INBOX”, por seu mérito relevância e oportunidade, é aprovado para receber incentivos do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura/RS até o valor de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais).
Porto Alegre, 01 de dezembro de 2014.
Fabricio de Albuquerque Sortica
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 14 horas do dia 01 de dezembro de 2014.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: André Kryszczun, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich, Walter Galvani da Silveira (15)
Ausentes no momento da votação: Daniela Carvalhal Israel (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS