O projeto “TURNÊ GRUPO MAS BAH! - CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL” é aprovado.
1 – O projeto “TURNÊ GRUPO MAS BAH! - CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL”, habilitado pelo Setor de Análise Técnica da Secretaria de Cultura, é encaminhado a este Conselho nos termos da Legislação em Vigor. O produtor cultural é a PACK PRODUÇÕES LTDA - CEPC: 5364, e o período de realização não é vinculado a data fixa.
Este projeto consiste na produção de Turnê do Grupo Vocal Regionalista Mas Bah, e prevê circulação nos municípios de PORTO ALEGRE, no Teatro da AMRIGS; em PASSO FUNDO, no Teatro do SESC; em PELOTAS, no Teatro Guarany; e em SANTA MARIA, no Teatro Treze de Maio. No intuito de formar plateia fora do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto prevê ainda shows do Estado do Paraná, no Teatro Guaira de Curitiba; em SÃO PAULO, no Teatro Sérgio Cardoso; e no RIO DE JANEIRO, no Teatro Botafogo. Para este projeto, os músicos participam de todo o processo da pré-produção, desenvolvimento a prestação de contas. Os componentes do Grupo são: Gustavo Brodinho (voz e baixo), Jacson Jaques (violão e voz), Fernanda Lopes (voz), André Munari (acordeon e voz) e Rafa Martins (percussão).
O Mas Bah! se reuniu com a proposta de misturar o canto vocal privilegiando o canto uníssono, permeado com a alegria de belos arranjos vocais e instrumentais e a mistura de ritmos que proporcionam a releitura de clássicos gaúchos. O grupo cativa novos seguidores da música regionalista, através de um estilo próprio e arranjos que misturam ritmos como a milonga, jazz, vaneira, rock, valsa, samba, bugio, blues, xote e reggae, uma fórmula diferente e inusitada de representar o nosso folclore e quebrar a barreira que distancia a música regionalista do popular e universal.
O projeto prevê a distribuição gratuita de 4000 ingressos.
O valor total do projeto, habilitado integralmente pelo SAT, é de R$ 273.423,00 (duzentos e setenta e três mil quatrocentos e vinte e três reais).
Assina a assessoria contábil Nara Regina Sanches de Almeida (CRC: 44643).
É o relatório.
2 – O projeto é mais um exemplo da importância da circulação de nossos artistas e do fomento que a necessidade impõe para que o público gaúcho se familiarize com a produção musical em franco desenvolvimento em nosso território estadual. Podemos constatar ainda um movimento generalizado no sentido da busca de outros espaços de atuação em âmbito nacional, e o grupo Mas Bah! possui criatividade e qualidade para alçar voo. Na concepção de repertório, privilegiam o canto e esmeram arranjos. Eles participam dos festivais nativistas com grande expressão e sucesso, formando plateias sem medir esforços na divulgação da música que fazem, e paulatinamente conquistam e chamam a atenção dos jovens para as infinitas possibilidades do uso da criatividade. Muito embora não assumam compromisso com a indumentária gaúcha, deixam bem claro suas origens regionalistas, e a marca registrada do Mas Bah! é a valorização da nossa cultura. No intuito de promover a arte e a cultura viva do estado do Rio Grande do Sul de uma forma ainda não vista, eles vêm popularizando o seu modo de fazer arte, granjeando respeito e atenção do público e contribuindo de forma efetiva para o despertar nos músicos que participam dos festivais, interesse pela inovação, ousadia, qualidade técnica e artística. Este grupo musical reúne todas as qualidades para conquistar o mundo.
3. Em conclusão, o projeto “TURNÊ GRUPO MAS BAH! - CONHECENDO O RIO GRANDE DO SUL”, por seu mérito cultural, relevância e oportunidade, é aprovado para receber incentivos até o valor de R$ 273,423,00 (duzentos e setenta e três mil quatrocentos e vinte e três reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 8 de janeiro de 2015.
Loma Berenice Gomes Pereira
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 8 de janeiro de 2015.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aldo Gonçalves Cardoso Júnior, Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Demétrio de Freitas Xavier, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Hamilton Dias Braga, Leoveral Golzer Soares, Lisete Bertotto Corrêa, Rafael Pavan dos Passos, Jacqueline Custódio, Walter Galvani da Silveira (13)
Não acompanharam o Relator: Milton Flores da Cunha Mattos (01)
Abstenções: Vinicius Vieira (01)
Impedimentos: Luiz Carlos Sadowski da Silva (01)
Ausentes no momento da votação: Maria Eunice Azambuja de Araújo (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS