O projeto “BAÚ DE HISTÓRIAS” é aprovado.
1. Devidamente habilitado pela Diretoria de Economia da Cultura da SEDAC, após diligências, o projeto “Baú de Histórias”, apresentado pelo produtor cultural CHILI PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA (CEPC 3583), que tem como responsável legal Rosemar Carneiro Carabajal, é encaminhado a este Colegiado para a devida análise. O produtor cultural assim o apresenta: “O Projeto Baú de Histórias nasce da ideia de unir arte e educação por um mundo melhor. A intenção é, a cada edição, circular com um espetáculo diferente, que tenha como motivo um tema importante. O primeiro é a natureza, o meio ambiente, o lugar onde vivemos. A primeira edição apresenta o espetáculo O Pequeno Explorador, uma história teatral infantil inspirada no Best Seller O Pequeno Príncipe do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. A história adaptada leva o espectador para dentro de um contexto regional: o pampa gaúcho. Na peça, o ator Luciano Gabbi conta a história de um homem que, quando criança, decidiu explorar os arredores de sua morada, e, assim, o menino viaja por territórios desconhecidos, como um verdadeiro explorador que procura investigar, estudar e conhecer os diversos aspectos ambientais do mundo em que vive. E eis que durante essa aventura se depara com animais da sua região que ele havia esquecido que existiam, como o Bugio Ruivo, o Veado Campeiro, o Ratão do Banhado, a Jaguatirica, o Vagalume, o Tamanduá Mirim e a Loba Guará. Após esses encontros, seus pensamentos sobre natureza sustentável, vida e amor se transformam completamente, auxiliando o menino a ser um homem melhor no futuro. A circulação do espetáculo também é diferenciada. Como a peça tem por cenário e palco uma kombi, a ideia é apresentá-la em escolas rurais, pátios de escolas ou praças públicas. As cidades desta primeira edição: Agudo, Jaguari, Paraíso do Sul, Cerro Branco, Restinga Seca, São Sepé, Santa Cruz do Sul, Ivorá, e Santa Maria. Ao todo, serão 20 apresentações, abrangendo pelo menos 5.000 crianças.” “Baú de Histórias contribui para o desenvolvimento cultural do Estado, visto que envolve arte e educação direcionadas para um público muito especial, que são as crianças.” Custo do projeto: R$ 92.100,00. Distribuição do orçamento: produção/execução = 73,23%; divulgação = 14,46%; administração (inclui impostos e taxas) = 12,31%.
É o relatório
2. O projeto (que tem a duração de nove meses para sua execução e relatórios) está bem formatado, contendo a documentação necessária à sua análise, como cartas de anuência, currículos artísticos e profissionais, fotos etc. Possuidor de mérito cultural, relevância e oportunidade, especialmente por proporcionar espetáculos de teatro a várias escolas públicas de comunidades interioranas, o projeto conta com orçamento enxuto e adequado aos objetivos propostos.
3. Conclui-se, diante do exposto, pela aprovação do projeto “BAÚ DE HISTÓRIAS”, podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 92.100,00 (noventa e dois mil e cem reais), do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS, mantidas, portanto, as glosas efetuadas pelo SAT.
Porto Alegre, 29 de maio de 2015.
Hamilton Dias Braga
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Em razão do Of. Nº 06/2014 da SEDAC, os projetos aprovados por este Conselho são considerados prioritários, sendo, portanto, dispensados da Avaliação Coletiva.
Sessão das 10 horas do dia 29 de maio de 2015.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Leandro Artur Anton, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Franklin Cunha, Fabrício de Albuquerque Sortica, Milton Flores da Cunha Mattos, Lisete Bertotto Corrêa, Loma Berenice Gomes Pereira, Rafael Pavan dos Passos, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira (12)
Ausentes no momento da votação: Susana Fröhlich (01)
Neidmar Roger Charao Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS