O projeto “PRADO GRANDE DO SUL - ENCONTRO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS GAÚCHAS – PRIMEIRA EDIÇÃO-2016” é recomendado para a avaliação coletiva.
Produtor Cultural: Associação Cultural Ambiental Condomínio Pitangueiras
Período de Realização: 10.05.2016 a 15.05.2016
Área: Artes Cênicas- Dança
Contador: Claudio Bernart Camozzato
1. O projeto: Prado Grande do Sul- Encontro de Danças Folclóricas Gaúchas – Primeira Edição 2016- Pelas palavras do proponente: Danças Gaúchas, Alma Nativa “Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho- recebendo-as de onde quer que fosse- lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa.” (J.C. Paixão Cortês e Barbosa Lessa- Manual de Danças Gaúchas)As invernadas artísticas cumprem hoje um papel importantíssimo , tanto no que se refere à manutenção do legado cultural do povo gaúcho , como também à promoção e estímulo à prática de atividades como a música , a poesia e, principalmente , a dança. A Invernada Artística do CTG Cancela do Imigrante (Antônio Prado- RS), há 56 anos em atividade, com uma série de premiações estaduais e interestaduais, atualmente conta com os grupos de dança Mirim, Juvenil, Adulto,Veterana e Birivas, sob o comando do instrutor Cristiano Barbosa.Através do ensino das danças folclóricas gaúchas , a Invernada desenvolve suas atividades alicerçada nos princípios da sociabilidade e mantém suas atividades com promoções e o apoio da comunidade. Ao examinarmos o histórico da Invernada Artística do CTG Cancela do Imigrante, podemos com certeza afirmar que o mesmo não difere em nada da grande maioria das Invernadas existentes no Estado. Patrimônios valiosos dos Centros de Tradição Gaúcha, a maioria enfrenta grandes dificuldades para manutenção das atividades destes grupos, seja de instrutores, indumentária ou viagens de participação em eventos e concursos.
(...) Sensível a essa realidade, a Associação Cultural Ambiental Condomínio Pitangueiras tem entre seus objetivos promover ações sócio-culturais ,promovendo a cultura, a defesa e conservação do patrimônio cultural , material e imaterial nos seus mais diversos segmentos. Vem, desde sua criação, participando de uma série de projetos na área da cultura no município de Antônio Prado (Décima segunda e Décima Terceira Feiras do Livro. Projeto resgatando as Artes Cênicas na sua primeira e segunda edição, Nostro Natale,entre outros)
(...) Em parceria com a Invernada Artística do CTG Cancela do Imigrante e com a Prefeitura Municipal de Antônio Prado, a Associação Cultural Ambiental Condomínio Pitangueiras vem propor a do Primeiro Prado Grande do Sul-Encontro de Danças Folclóricas Gaúchas.
(...) Além das ações de formação e capacitação técnica e artística,, o projeto visa criar uma interface com o Turismo Cultural no município, haja visto que o mesmo é tombado pelo IPHAN e detém o maior conjunto de casarios preservados da imigração italiana no Brasil, além de uma série de atrações naturais.
(...) Neste sentido o projeto vem propor: Realização de um encontro de Danças Folclóricas Gaúchas, na cidade de Antônio Prado.
(...) Ações: Um concurso de Danças Folclóricas Gaúchas utilizando os dois regulamentos regidos pelo MTG RS, ENART e FEGADAN- Festival Gaúcho de Dança. Realização de oficinas de expressão, ritmo e interpretação para as invernadas artísticas participantes. Intervenções de danças com matrizes indígenas e africanas. Produção de um espetáculo cênico de abertura tendo como tema a Dança Gaúcha. Dois shows de música nativista e um baile aberto a comunidade. Apresentação de dança folclórica italiana. Palestras com demonstrações de dança gaúcha na rede escolar. Ações de Turismo Cultural com roteiros orientados ao centro histórico e pontos turísticos. Feira de artesanato com demonstrações públicas de técnicas do artesanato gaúcho e local. Realização de uma oficina pública de cutelaria no CTG Cancela do Imigrante.
Sua relação ao desenvolvimento cultural do estado e importância para a sociedade:
Este encontro de “DANÇAS FOLCLÓRICAS GAÚCHAS“ na sua primeira edição... denominado de PRADO GRANDE DO SUL, contemplará além de suas premiações, ações outras... que trazem aos moradores da cidade sede e o seu entorno, oficinas de excelente nível para o abrigo telúrico em seus vários segmentos, entre eles: cutelaria, artesanato, sensibilização e capacitação artística, convivências cênicas, etc. Ritmo, expressão e interpretação , com a INVERNADA do CTG CANCELA DO IMIGRANTE- abrirá o evento, tendo por coordenação a atriz gaúcha, protagonista de vários filmes- Lu Adams. Danças de matrizes africanas e indígenas, irão tecer com riquezas coreográficas o fio de nossas origens.
Objetivo Geral: Criar um encontro de Dança Folclórica Gaúcha, que promova um interface entre os dois regulamentos e estilos do MTG, ENART e FEGADAN, com periodicidade bianual .Ações educativas que se interligam através do evento...interagindo de uma forma positiva no perfil de cidadania, caráter e seus positivos resultados.
Objetivos Específicos:
Promover ligações entre os dois regulamentos de danças gaúchas- ENART E FEGADAN- ,entre artes cênicas e a dança,criar o fomento artístico para criação de invernadas e compassos dançantes, reviver as origens indígenas que influenciaram a cultura gaúcha. Todo este caldo cultural será repassado para a rede escolar, através de ações educativas. Oficinas de cutelaria, cultura italiana local, artesanato e turismo, pontificam o catálogo de atrações.
Serão 59 atividades representando as metas... entre elas: 42 hs de oficinas de cutelaria e artesanato local. Shows nativistas, palestras, apresentações e outros.
Maiores detalhes nos anexos do projeto.
Glosas: Ítem- 1.1- Coordenação Geral-de 17.300,00 para 13.300,00 – vlr: 4.000,00
Ítem – 1.2- Produção Executiva- de 15.300,00 para 11.300,00 - vlr: 4.000,00
Ítem -1.34- Cobertura Palcos e feira de artesanato- de 50.940,00 para 18.940,00 – vlr: 32.000,00
Vlr das glosas: R$ 40.000,00
Assim ficou a planilha :
Receitas Originárias das Prefeituras: 25.240,00
Financiamento LIC- RS: 181.879,00
É o relatório.
2. Prado é uma planície entre montanhas – uma palma da mão entre relevos agudamente acidentados! Por ser Prado e de vários Antônios, foi batizado pelo nome de Antônio Prado e hoje prepara-se para sediar o “Prado Grande do Sul“. Este, reunirá encontros, oficinas, espetáculos de música, poesia, dança, intervenções, intercâmbios, concursos e um baile ... para oxigenar a sociabilidade com estímulos para práticas de bem estar entre adultos, jovens, trabalho e famílias. Atraído pelas oficinas de cutelaria e artesanato, lembro agora da palavra-dressa e encerro meu parecer com o seguinte recorte poético: Estas tranças com palhas de trigo ou de milho, certamente cobrirão os bailarinos e bailarinas nas matrizes de danças africanas e indígenas. Cutelaria é uma arte que precede a idade medieval e chegou até nós, através dos imigrantes- é a feitura de lâminas! Durantes estes cinco dias... enxadas, foices, machados, martelos, arados...renderão homenagens para as forjas parideiras de facas, facões e sabres ! Saluto la festa, il sudore e l”alegria del lavoro !
3. Em conclusão, o projeto “Prado Grande do Sul-Encontro de Danças Folclóricas Gaúchas- Primeira Edição - 2016” é aprovado por reconhecimento do seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor de máximo de R$ 181.879,00 (cento e oitenta e um mil e oitocentos e setenta e nove reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento à Cultura Pró –Cultura RS.
Porto Alegre, 20 de outubro de 2015.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 14 horas do dia 22 de outubro de 2015.
Presentes: 14 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Ruben Francisco Oliveira, Antônio Carlos Côrtes, Fabricio de Albuquerque Sortica, Marco Aurélio Alves, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Vinicius Vieira e Walter Galvani.
Adriana Donato dos Reis
Vice-Conselheira Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS