O projeto “FEMA ESTAÇÃO CULTURA - 1ª EDIÇÃO” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O Projeto “FEMA ESTAÇÃO CULTURA”, após análise do SAT, órgão competente da Secretaria de Estado da Cultura é encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O proponente é o Produtor Cultural EDITORA JORNALÍSTICA CORREIO SEMANAL LTDA CEPC: 5548 do Município: SANTO CRISTO na Pessoa de seu Responsável Legal: ADRIANO RAMBO.
O projeto se enquadra na Área de ARTES INTEGRADAS.
O período de realização não é vinculado à data fixa, mas o proponente cita a realização prevista para o terceiro trimestre de 2016.
O Projeto “Fema Estação Cultura” é uma iniciativa da Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA – da cidade de Santa Rosa, e deseja oportunizar aos estudantes em geral um melhor aproveitamento do processo-ensino aprendizagem através da realização de uma semana com intensas atividades culturais diferenciadas, compostas por diversos concursos, sendo eles; Feira do Livro; Concurso de Declamação de Poesias; Concurso de Danças Contemporâneas; Concurso de Composição de Contos; Festival de Músicas; Peça Teatral e Show de Encerramento. O evento tem data prevista de realização para o último trimestre de 2016, sem data definida, com ingressos totalmente gratuitos e direcionados ao público estudantil das Redes Municipal, Estadual e Particular de ensino, envolvendo os municípios de abrangência da 17ª Coordenadoria Estadual de Educação, abaixo listados:
· Campina das Missões
· Cândido Godói
· Doutor Maurício Cardoso
· Giruá
· Novo Machado
· Porto Lucena
· Porto Mauá
· Porto Vera Cruz
· Santa Rosa
· Santo Cristo
· São José do Inhacorá
· São Paulo das Missões
· Senador Salgado Filho
· Três de Maio
· Tucunduva
· Tuparendi
O objetivo geral é promover uma série de concursos entre os estudantes, oferecendo a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar seus talentos, adquirir experiências e contribuir para seu crescimento e formação.
O proponente cita e esquematiza três momentos que determinam a justificativa para a realização do Projeto, definidas como dimensões:
*Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas, originalidade, importância simbólica, identitária e de pertencimento para a cultura local.
*Dimensão econômica: aspectos relacionados à economia da cultura, geração de empregos e renda, fortalecimento da cadeia produtiva, formação de mercado para a cultura.
*Dimensão cidadã: práticas de democratização do acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade e relação com a comunidade local.
A equipe principal também é composta por Eletrotec Comércio e Serviços na Função: Coordenador Geral, Francisco Engel e Cia Ltda – ME na Função: Captador de Recursos, Mônica Cristina Soares na Função: Secretaria, Philippsen, Rambo e Cia Ltda na Função: Diretor Artístico Cultural, Daniela Balkau na Função: Coordenadora de Marketing e Comunicação e a FEMA - Fundação Educacional Machado de Assis na Função: Realizadora do 1º FEMA Estação Cultura, juntamente com o Produtor Cultural deste projeto.
Vale destacar nas Metas do Projeto que haverá a qualificação dos concursos mediante triagens seletivas e a confecção de um compêndio com os melhores contos.
A participação de público está prevista para atingir cerca de 15.000 pessoas em todas as atividades do Projeto e também haverá grande show de encerramento com o grupo Família Lima.
O valor total é de R$ 240.565,00 integralmente solicitados ao sistema LIC-RS, e não há receita prevista com comercialização, pois o projeto terá entrada franca.
É o relatório.
2. A programação está detalhada no quadro de atividades na metodologia. São apresentadas as cartas de anuência, fichas de inscrição, regulamento e previsão dos devidos pagamentos de serviços.
Como relator, indico que este é um projeto de grande envolvimento e conteúdo para a comunidade estudantil!
3. Em conclusão, o projeto “Fema Estação Cultura”, devido ao seu mérito cultural, relevância e oportunidade, é recomendado para avaliação coletiva, podendo vir a receber financiamento até o valor de R$ 240.565,00 (duzentos e quarenta mil, quinhentos sessenta e cinco reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura – RS.
Porto Alegre, 28 de março de 2016.
Aldo Gonçalves
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 28 de março de 2016.
Presentes: 18 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Valéria Tovar Verba, Marco Aurélio Alves, Lisete Bertotto Corrêa, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Jacqueline Custódio, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Antônio Carlos Côrtes e Ruben Francisco Oliveira.
Abstenções: Bibiana Mandagará Ribeiro e Rafael Pavan dos Passos.
Ausentes no Momento da Votação: Jaime Antônio Cimenti e Vinicius Vieira.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 31/03/2016, 25/04/2016 e 31/05/2016 e considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS