O projeto “FIDELIDADE OCULTA – CIRCULAÇÃO RS” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado integralmente pela Secretaria, tendo sido encaminhado a este Conselho em conformidade com os termos da legislação em vigor, para análise e emissão de parecer. Quem encaminhou o projeto que leva o titulo de “Fidelidade Oculta - Circulação RS” foi a Produtora Cultural Vetor 8, do município de Três Passos, cujo responsável legal é o Senhor Jairo André Renz, que no projeto exerce a função de Coordenador Geral.
O projeto é submetido na área de Artes Cênicas: dança. O Senhor Márcio Schmidt está no projeto na função de Coordenação Administrativa; a empresa Nova Produções de Eventos Artísticos e Culturais está no projeto na função de Captador de Recursos; Mayara Boeno está no projeto na função de Secretária Geral; a empresa Santiago Produções, Guilherme Santiago Lemos está no Projeto na função de Direção de Palco e a Senhora Cláudia Meneghel está no Projeto na função de contadora.
O Projeto objetiva: apresentar o espetáculo de dança-teatro “Fidelidade Oculta” para municípios do Rio Grande do Sul. A Troupe Xipô com sede na cidade de Montenegro-RS pretende através da arte dança levar aos municípios de Santa Rosa, Santa Maria, Santo Ângelo e Ijuí, o espetáculo Fidelidade Oculta, onde busca através do universo onírico tratar de temáticas ligadas aos desejos ocultos revelados através dos sonhos. Com a apropriação das diversas linguagens artísticas, por meio de um intenso apelo visual, tanto através da iluminação, quanto dos figurinos, adereços, cenário, coreografias e recursos multimídia. As apresentações ocorrerão em espaço fechado e com entrada franca.
As metas do Projeto preveem:
- Uma apresentação de finalização do Espetáculo de Dança – Fidelidade Oculta;
- Quatro apresentações do Espetáculo Fidelidade Oculta;
- Quatro sessões de bate-papo dos artistas com o público após o espetáculo;
- O público atingido é de 2000 pessoas.
Um dos objetivos específicos do projeto prevê realizar uma conversação entre o público, elenco e direção, sobre a temática abordada e/ou sobre o processo de criação do espetáculo “Fidelidade Oculta”.
Não há participação com recursos da prefeitura.
Para sua completa realização, os custos do projeto somam a quantia de R$: 276.198,25. (Duzentos e setenta e seis mil, cento e noventa e oito reais com vinte e cinco centavos). Valor que será solicitado integralmente ao sistema LIC – Lei de Incentivos a Cultura.
É o relatório.
2. O projeto está bem elaborado, sua metodologia é bem democrática no grupo e é adequado para cumprir os objetivos do projeto. Os anexos do projeto trazem as cartas de anuência das cidades onde circulará o espetáculo, dos profissionais envolvidos na turnê e currículo da equipe que vai trabalhar no evento. Fotos do espetáculo e histórico do grupo. Certidões ok.
O projeto em tela propõe a finalização da montagem de um espetáculo chamado "Fidelidade Oculta", cuja temática é uma aproximação ao universo dos sonhos, buscando no inconsciente, inspiração para falar dos medos, desejos e ímpetos da natureza humana. Inicialmente a montagem do espetáculo contou com o patrocínio parcial da FUNDESC (Fundo Municipal de Cultura de Montenegro) para dar início à elaboração do evento, estreando assim a temporada do espetáculo, apesar deste ainda não estar finalizado. Como o aporte financeiro para a montagem do "Fidelidade Oculta" foi reduzida, comparada com o valor previsto, este projeto pretende a finalização do trabalho, através da elaboração de figurinos, cenografia, iluminação e sonoplastia, viabilizando a contratação de profissionais qualificados para este serviço. Além da finalização do espetáculo, este projeto tem como objetivo compartilhar e divulgar o produto artístico. O grupo pretende realizar uma circulação em quatro cidades gaúchas, visando promover o trabalho e iniciar uma longa trajetória de trocas e vivências. Busca também, através da aprovação deste projeto, contar com o patrocínio de empresas que reconheçam e valorizem a cultura através da arte, como forma de oportunizar aos artistas o reconhecimento de seu trabalho; esperam poder propiciar às comunidades agraciadas o hábito de contemplar, vivenciar e refletir através destas manifestações, fortalecendo assim a descentralização da cultura artística.
O projeto dialoga com a meta 24 do Plano Nacional de Cultura que é ter em cada região do Brasil mais cidades que produzam ou recebam atividades artísticas produzidas com recursos públicos federais.
Será glosado 45% do valor total do projeto desde que não interfira no cachê artístico.
Sugiro para as próximas edições do evento pelo menos uma oficina para a comunidade.
3. Em conclusão, o projeto “Fidelidade Oculta - Circulação RS”, é recomendado para avaliação coletiva, em razão do seu mérito, relevância e oportunidade, podendo receber incentivos até o valor de R$ 151.909,04 (cento e cinquenta e um mil, novecentos e nove reais com quatro centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento as Atividades Culturais – Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 20 de março de 2016.
Lisete Bertotto Corrêa
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 04 de abril de 2016.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Jaime Antônio Cimenti, Leticia Maria Lau, Aldo Gonçalves Cardoso Junior, Adriana Donato dos Reis, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Marco Aurélio Alves, Maria Silveira Marques, Neidmar Roger Charão Alves, Vinicius Vieira, Susana Fröhlich e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Bibiana Mandagará Ribeiro, Rafael Pavan dos Passos e Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 23/06/2016 e considerados prioritários.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS