O projeto “GRAMADO IN CONCERT - 3º EDIÇÃO - 2017” é recomendado para a avaliação coletiva.
Produtor Cultural: VS Cultura e Comunicação Ltda
Período de Realização: 03.02 a 12.02.2017
Área do Projeto: Música
Contador: Paula Cintia de Werk
1. O Projeto- Gramado in Concert é um festival... rumando para sua terceira edição. Suas bem sucedidas edições anteriores, já demonstram através de suas metas, uma evolução e planejamento que lhe caracterizam tornar-se um evento máster por sua excelência musical. Pretende realizar entre os dias 03 a 12 de fevereiro de 2017, apresentações de solistas, bandas, grupo de câmara, orquestras nacionais e internacionais em diversos espaços culturais e turísticos de Gramado. Na programação ainda consta 20 oficinas de instrumentos e 5 práticas orquestrais com ensaios abertos. Apresentações e ensaios das práticas orquestrais serão abertas ao público, com total gratuidade. 80 das 280 vagas, serão destinadas para alunos da comunidade de Gramado, totalmente gratuitas. Acessibilidade, preocupação com o impacto ambiental, através de ações de acolhida aos PNE e coleta seletiva... estão entre suas bem planejadas precauções.
Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas, originalidade, importância simbólica, identitária e de pertencimento para cultura local.
Pelas palavras do proponente: (...) O embrião do III Gramado in Concert,está na criação da OSG (Orquestra Sinfônica de Gramado), pelo músico Allan John Linno e a busca em promover a constante qualificação e capacitação dos músicos gramadenses... através da realização de diversas oficinas, realizadas na própria cidade, com professores renomados. Na esteira destes conceitos e de sua ampliação nasceu o Gramado in Concert, fruto do entendimento e esforço da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, e que chega a sua terceira edição. Em apenas duas edições realizadas o Gramado in Concert já é um marco para a comunidade, músicos locais e nacionais. Somente na última edição foram 200 estudantes nacionais e estrangeiros inscritos em 18 oficinas de formação, além da realização de 4 práticas orquestrais e 30 apresentações artísticas que incluíram orquestras e músicos de renome nacional e internacional. O festival comprova, portanto, sua vocação para proporcionar ao público uma vivência musical diversificada do consumo de massa, mas ao mesmo tempo integradora e inovadora ao levar estas apresentações de forma gratuita aos mais diversos locais da cidade, desde espaços culturais a pontos turísticos, praças e parques. Por seu forte perfil pedagógico oportuniza a jovens músicos de Gramado e de todo o Brasil, aulas de instrumentos e práticas coletivas ministradas por renomados músicos nacionais, e estrangeiros que proporcionam integração e troca artística entre os participantes. O relato dos estudantes e profissionais presentes nas duas edições realizadas já demonstram o impacto dessa experiência em seus projetos individuais, aprimoramento profissional, é também junto as suas comunidades. A proposta de apresentações e oficinas mescla artistas locais, nacionais e estrangeiros. São convidados orquestras da França, China e EUA , Brasil, além de músicos como Edwin So Kin (Koreia do Sul) Petter Hemsley Apps (Inglaterra e atuando na OSEP) Ricardo Bologna e Olinda Alessandrini (Brasil) e Brett Deubner (EUA), para citar apenas alguns, que farão participações como convidados nas formações de quintetos e câmara. Portanto, o evento oferece ao público, seja da cidade de Gramado ou visitantes, opções culturais e de lazer altamente qualificadas e com acesso gratuito, promovendo a fruição da arte, a acessibilidade e democratização do acesso à cultura.
Dimensão econômica: aspectos relacionados à economia da cultura, geração de empregos e renda, fortalecimento da cadeia produtiva, formação de mercado para a cultura.
Estrutura, programação, evento são promotores de capacitação e qualificação dos músicos brasileiros e até mesmo estrangeiros. Oficinas, práticas orquestrais com profissionais de renome internacional pontuam suas metas, ações que geram renda e profissionalizam a curto, médio e longo prazo. Músicos locais são os mais beneficiados, o projeto os contempla com 80 vagas gratuitas. Orquestra Sinfônica de Gramado será a “anfitriã“, abrindo o espetáculo e apresentando seu Quinteto de Cordas. Perfomances de músicos selecionados farão suas apresentações mediante o pagamento de cachês. Sonorização, montadores, locação de equipamentos e instrumentos. Design gráfico, fotografia, vídeo e mais 60 empregos diretos movimentarão a cadeia produtiva. Firma-se como um dos eventos de grande expressão musical no Brasil e sul americano.
Dimensão Cidadã: práticas de democratização do acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com a comunidade local.
Consistência, relevância artística reconhecida investem na formação de plateia, junto com democratização e acesso. Demarcação e reserva de assentos ou local na plateia para PNE e seu acompanhante... sinalizam a preocupação com ACESSIBILIDADE, bem como, acesso prioritário para idosos e PNE aos teatros e auditórios. Rampas auxiliares ou recursos similares compatíveis para complementar estes esforços estarão presentes. GRATUIDADE DE INGRESSO – todas as apresentações musicais são totalmente gratuitas ao povo em geral. Benefício heterogêneo para todos, sendo ou não gramadenses. GRATUIDADE DE VAGAS NAS OFICINAS - 80 vagas gratuitas para alunos residentes ou oriundos de grupos, e estudantes de música nas faixas etárias de 13 a 20 anos. FORMAÇÃO DE PLATEIA: práticas orquestrais para formação de bandas ou orquestra de câmara, com orientação e ensaios pelo repertório do maestro, estudos por naipes e outros. Todas as práticas abertas ao público, para um melhor entendimento sobre os bastidores de um concerto, linguagem e processo de preparação para este musical acontecimento. Oportuna e imperdível experiência.
Objetivo Geral: Realizar o III Gramado in Concert... num catálogo com 31 apresentações nacionais e internacionais, totalmente gratuitos. 20 oficinas de instrumentos, destas – 80 vagas para alunos gramadenses e 200 vagas mediante inscrição para alunos brasileiros e estrangeiros.
Objetivos específicos.
Música e vivências musicais para a cidade de Gramado e visitantes. Apresentações de orquestras, bandas, solistas, grupos de câmara, protagonizando um cenário de música popular e erudita. Trocas de experiências, oficinas, apresentações, estímulo para geração de empregos, contratações de profissionais, capacitação e qualificação para músicos e aspirantes, desta. Fomentos positivos para a cadeia produtiva que move este segmento.
Descrições da Meta:
20 oficinas
5 práticas orquestrais
26 músicos profissionais e acompanhadores
280 inscrições para alunos
1 concurso de composição
20 oficinas para retorno de interesse
35 apresentações
Metodologia- amplamente detalhada nos anexos do projeto.
Destaco aqui... entre as 35 apresentações musicais... divididas em 4 grupos:
Concertos com a orquestra anfitriã- Orquestra Sinfônica de Gramado. Convidadas: Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, Orquestra Jovem de Sete Lagoas, Brooklin Symphony Orchestra dos Estados Unidos, Fuzhou Traditional Orchestra da China e a Orquestra Jovem Eurochestrie, da França. Cada um destes grupou ou orquestras, fará 5 espetáculos locais diferentes.
Também estarão no palco do festival os músicos- Edwin So Kin da Koreia do Sul, Petter Hemsley Apps da Inglaterra, Ricardo Bologna e Olinda Alessandrini do Brasil e Brett Deubner dos Estados Unidos.
Toda a programação... está detalhada em locais e horários de apresentação, com a nominata dos espetáculos e músicos intérpretes.
Estimativa de público.
Esta, sempre é uma estimativa... pois não existe uma roleta eletrônica em locais públicos e abertos. Mas, é factível que 20.000 pessoas assistam 35 espetáculos. Pela amostragem, atinjo uma média: 20 mil pessoas, divididas por 35 espetáculos, resulta em 571,5 pessoas por espetáculo. O que mais surpreende é que estou tentando ser um realista esperançoso, mas o evento, só pela curiosidade de tantos e admiração de outros... ultrapassa esta cifra.
Plano de comercialização:
100 camisetas para público em geral a 20,00 reais: 2.000,00
30 inscrições para oficinas, sem hospedagem incluída a 200,00 : 6.000,00
120 inscrições para oficinas com hospedagem incluída a 360,00 : 43.200,00
Valor total da comercialização: 51.200,00
Glosas: 1.28- Sonorização e iluminação do evento – 8.725,00 o que resultará em 27.275,00
Assim ficou a planilha:
Receitas previstas com a comercialização de bens e serviços: R$ 47.044,00
Receitas originárias das Prefeituras: R$106.491,86
Receitas originárias do MINC: R$ 437.361,80
Financiamento LIC RS: R$ 231.000,00
É o relatório.
2. O Projeto – Recorro ao filme “O Segredo de Beethoven“ tendo por protagonista ED HARRIS, que já encarnou e dirigiu POLLACK – o lendário pintor americano bi polar que passava horas, dias... olhando uma tela vazia ...planejando onde esborrifaria os aleatórios pingos, nada simétricos... dos pintores de alvenarias que assistimos em nossas casas! A coadjuvante - Diane Kruger - atriz alemã, sua assistente e copista no filme do músico, além de organizar suas partituras o regia, secretamente, num habitáculo visto só por ele no palco, o que lhe dava garantia e segurança.
Aos trabalhos :
Escolho entre suas várias partituras... SILÊNCIO e me ponho a pensar: o piano que ouço é um dedilhar suave... composto em fá... agudo adágio enternecendo minha tarde de sábado, e num fluxo de consciência... mergulho nas águas da lembrança e as imagens do filme surgem: Beethoven -tenso, surdo e atormentado no palco de Salzburgo, primavera de 1825. Teatro lotado! A copista... no seu esconderijo abre o livro de partituras, olham-se, ele dá o sinal, ambos concentram-se, começa o concerto. Ficar oclusa naquele instante... seria assassina-lo! Ela sai da iluminada e minúscula janela, centra-se no tablado do proscênio, abre o livro de composições- inaugura-se o cordão umbílico musical entre ambos... agora é tarde demais... reger a quatro mãos é funda-mental. O expósito musical está no seu primeiro movimento- violinos e cielos vão adensando os agudos, entram os metais, no movimento posterior... a percurssão... Cordas emitem pizzicatos e preparam a entrada do segundo movimento. O que era rápido... agora é lento e torna-se rápido novamente. Entra o coro! Sabe-se que Beethoven foi o compositor que mais usou a voz no seu limite máximo, um vibrato entre dois tons. É o terceiro movimento: Violinos, tons, metais, vozes, fundem-se numa ascese espiritual. Lágrimas... palmas... suor! Beethoven no final de sua vida não precisava mais ouvir os tons... memorizara-os em transcendência, espírito e imortalidade. Bravo Maestro!
Considerações Finais:
Rompendo o transe anterior... trago para todos cenas da “Fantástica Fábrica de Chocolates “ na película original com Gene Wilder, falecido recentemente e o insiro no final deste relatório, com a seguinte remessa de raciocínio : No começo foram os chocolates, depois os filmes... agora esta música executada por grandes músicos oriundos de diversas partes da terra!
3. Em conclusão, o projeto “Gramado In Concert- 3ª Edição - 2017”, é recomendado para avaliação coletiva por reconhecimento do seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor de R$ 231.000,00 (duzentos e trinta e um mil reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento à Cultura- Pró Cultura RS.
Porto Alegre, 09 de outubro de 2016.
Élvio Pereira Vargas
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 10 de outubro de 2016.
Presentes: 20 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Paula Simon Ribeiro, José Mariano Bersch, Luiz Armando Capra Filho, Erika Hanssen Madaleno, Marco Aurélio Alves, Bibiana Mandagará Ribeiro, Dael Luis Prestes Rodrigues, Maria Silveira Marques, Ieda Gutfreind, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Vinicius Vieira, Lucas Frota Strey e Walter Galvani.
Abstenções: Gilberto Herschdorfer.
Ausentes no Momento da Votação: Ivo Benfatto e Ruben Francisco Oliveira.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 31/10/2016 e considerados prioritários.
Antônio Carlos Côrtes
Conselheiro Presidente do CEC/RS
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