O projeto “MATEADA FARROUPILHA - 1ª EDIÇÃO” não é recomendado para a Avaliação Coletiva.
1. O projeto Mateada Farroupilha, 1ª Edição foi habilitado pela Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Desporto e lazer e devidamente encaminhado a este Conselho Estadual da Cultura, nos termos da legislação aplicável. Trata-se de um projeto da área de Tradição e Folclore e busca promover a pratica de chimarrão entre crianças e jovens. O Produtor cultural é Associação Tradicionalista de Santana do Livramento. Ocorrerá de 05/11/2017 a 05/11/2017, nas cidades de Bagé, Caxias do Sul, Eldorado, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo.
O total de verbas públicas solicitadas é de R$ 192.570,00 (Cento e noventa e dois mil quinhentos e setenta reais).
Afirma o produtor que “A 1ª Edição da Mateada Cultural Farroupilha levará a 08 municípios do nosso Estado (Bagé, Caxias do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Eldorado do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Santana do Livramento) shows de música gaúcha, com o Grupo Alma Gaudéria e valorizando os artistas locais, participação de artistas de cada município, e ainda palestra cultural com Rogério Bastos e Liliane Pappen, em 02 escolas públicas em diferentes turnos (manhã e tarde), dando acessibilidade pública e gratuita as ações que retratam o tradicionalismo gaúcho, sendo distribuído livretos sobre a cultura gaúcha. A Mateada Cultural Farroupilha busca a reflexão sobre um dos costumes do povo gaúcho, para que junto a nossa música, tenhamos um despertar entre as crianças e os jovens, trazendo valores de amizade e respeito, e ainda, auxiliando as comunidades a prevenir os malefícios das drogas, trazendo-os para eventos culturais, reforçando os laços familiares”.
É o relatório.
2. Dada à fragilidade do projeto, pensamos que o mesmo não preenche nenhum dos quesitos necessários, isto é, mérito, relevância e oportunidade. Carece de profundidade, pedagogicamente é falho e se inscreve naqueles projetos, salvo melhor ideia, que não inovam em nada na cultura tradicionalista gaúcha.
3. Em conclusão, o projeto “Mateada Farroupilha – 1ª Edição” não é recomendado para a Avaliação Coletiva.
Porto Alegre, 09 de outubro de 2017.
Dael Luis Prestes Rodrigues
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
Sessão das 13h30min do dia 24 de outubro de 2017.
Presentes: 21 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ruben Francisco Oliveira, José Mariano Bersch, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Dalila Adriana da Costa Lopes, André Venzon e Walter Galvani.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ivo Benfatto, Plínio José Borges Mósca, Paula Simon Ribeiro, Paulo César Campos de Campos, Claudio Trarbach, Marlise Nedel Machado e Luciano Fernandes.
Absteções: Jaime Antônio Cimenti.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS