Processo nº 2418-11.00/17-6
Parecer nº 019/2018 CEC/RS
O projeto “TUM TUM SEMANA DA MÚSICA - 2018” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto cultural TUM TUM SEMANA DA MÚSICA - 2018 foi habilitado pelo SAT nos termos da legislação vigente e distribuído a este parecerista em 19/12/2017. O proponente é Juliana Pandolfo Da Silva (Tum Tum Produções), CEPC nº 5727. A área do projeto é MÚSICA. O local de realização do projeto será no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, situado em Caxias Do Sul/RS. Integram a equipe principal Roberto Scopel como diretor artístico; Natália Biazus como gerente de redes sociais; Angela da Costa Martins como diretora geral; Paula Giusto como coordenadora de produção; e Maria Elisa Pezzi, CRC 3334, como contadora. Serão ofertadas oficinas, painéis de debates e shows, sendo todas as atividades gratuitas. As oficinas serão amplamente divulgadas nas escolas de música da cidade e em cursos de licenciatura em música da região, bem como pela ampla assessoria de imprensa e comunicação, material gráfico impresso e gerenciamento de redes sociais. A estimativa de público diretamente atingido pelo projeto é de, em média, 1.500 pessoas nas palestras e 4.000 nos espetáculos, com previsão de 50.000 pessoas indiretamente. Apresentam conteúdo programático para tanto. Há uma distribuição adequada e sensata dos recursos destinados à execução do projeto, diferentemente das tentativas anteriores de financiamento já arquivadas. O valor total é de R$ 100.561,78 (cem mil, quinhentos e sessenta e um reais e setenta e oito centavos), sendo todo o montante a ser financiado pela Lei de Incentivo à Cultura no Estado do Rio Grande do Sul (LIC-RS).
É o relatório.
2. Trata-se de um festival que completa oito anos de existência, não obstante a falta de incentivos fiscais para a sua realização até o momento. O Tum Tum Semana da Música se propõe a ser uma ação que reflete o que está acontecendo na contemporaneidade da indústria criativa da música brasileira, gaúcha e latino-americana. A ideia surgiu da necessidade percebida pela Tum Tum Produções, pelo músico e produtor musical Roberto Scopel e pela produtora cultural Juliana Pandolfo em instrumentalizar músicos e produtores e continuar formando público para a música brasileira no estado do RS, em específico na região serrana. Para tanto, visam estruturar a cadeia produtiva da música local como um mercado real e lucrativo, entendendo a música como um dos principais ativos da economia criativa, olhando com generosidade as experiências de outras cidades do mundo para aportar a atividade musical caxiense um grande avanço em que artistas, produtores e empresários da cidade integrem um grande polo de entretenimento artístico cultural, autossustentável e independente de outros ciclos econômicos, como o da Festa da Uva. Portanto, caracteriza-se como um projeto de fomento na área da música que também tem um forte viés para o desenvolvimento turístico da cidade. Acreditamos que a partir de projetos como este é possível pensar uma perspectiva para o desenvolvimento musical do estado com mais qualidade e pluralidade. É um projeto que investe na formação e no debate, que está atento ao lugar da produção musical, tanto físico como conceitual, bem como às suas necessidades culturais e tecnológicas. Com este projeto se fortalece a democracia da participação musical na cidade e região, criando um potencial artístico que faz jus à história dos seus pioneiros, além de construir um diálogo entre os artistas locais com o cenário nacional e até internacional sobre o que e como estão produzindo música. Apresenta em suas justificativas nas dimensões simbólica, econômica e cidadã profundidade e consciência sobre o tema. Diante de um sistema econômico inculto, muitas vezes até desumano, pensar na economia da cultura, como faz este projeto, na sua área de atuação, é propor muito mais do que uma valorização econômica da cultura, mas uma valorização humana da economia. Para que o proponente alcance o mesmo senso de responsabilidade com que trata o projeto como um todo, condicionamos a liberação de recursos à apresentação de um plano de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais às oficinas e palestras a serem promovidas, assim como o PPCI dos locais onde acontecerão as atividades. Projetos como este podem contribuir muito para a projeção de Caxias do Sul como um futuro centro de referência no segmento musical no Brasil, alimentando um intercâmbio profícuo, capaz de formar públicos, estimular o surgimento de novos talentos e ainda abrir as portas para os músicos gaúchos aqui e lá fora. Estas trocas musicais, consequentemente, são o eixo de toda a programação.
3. Em conclusão, o projeto “Tum Tum Semana da Música - 2018” é recomendado para participar da avaliação coletiva pelo seu mérito, relevância e oportunidade, estando apto a receber incentivos até o valor máximo R$ 100.561,78 (cem mil, quinhentos e sessenta e um reais e setenta e oito centavos) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento à Cultura- Pró-cultura RS.
Porto Alegre, 22 de janeiro de 2018.
André Venzon
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 23 de janeiro de 2018.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ruben Francisco Oliveira, José Mariano Bersch, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Marlise Nedel Machado, Luciano Fernandes, Claudio Trarbach e Dalila Adriana da Costa Lopes.
Abstenções: Luiz Carlos Sadowski da Silva.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/01/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS