Processo nº 2306-11.00/17-6
Parecer nº 017/2018 CEC/RS
O projeto “SOMOS TODOS IGUAIS NESTA NOITE - EXPRESSO 25 CANTA IVAN LINS” é recomendado para avaliação coletiva.
1. Inscrito na área de música, o projeto Somos Todos Iguais nesta Noite - Expresso 25 canta Ivan Lins foi distribuído a este conselheiro no dia 8 de dezembro de 2017, que recebeu a resposta de diligência no dia 12 de janeiro de 2018. Foi habilitado pela LIC- RS com o valor de R$ 239.850,00.
O projeto tem como produtor cultural Kreativ Produções Culturais e Serviços de Piano. O cadastro do produtor cultural é o de número 4291, que está endereçado na Rua Seival, 399, casa 8, no município de Porto Alegre. O responsável legal é Susana Frohlich, que exerce a função de coordenadora geral do projeto. Integra também a equipe principal o maestro Pablo Trindade. O contador é Maria de Lourdes Policarpo, com o CRC de número 41347.
O projeto:
Pretende tornar possível a circulação do espetáculo Somos todos iguais nesta noite - Expresso 25 canta Ivan Lins. O projeto já tinha sido apresentado no ano 2017 em show conjunto com o compositor em espetáculo apresentado na Reitoria da UFRGS, tendo mais de mil espectadores. O espetáculo proposto contará com nova cenografia, novos figurinos e tratamento de luz. Contará com legendas em português e janelas de LIBRAS traduzindo a pessoas com dificuldades auditivas as falas e a poesia contida nas letras de Ivan Lins. Os espetáculos farão um périplo por 5 cidades do interior do estado, sendo elas Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Caxias do Sul, Jaguarão e Santa Maria. Todos terão entrada franca.
O período realização será de 29.04.2018 a 23.09.2018. Tem uma expectativa de público de cinco mil pessoas. O evento ainda realizará uma oficina básica de coro cênico para jovens cantores, tendo como escopo atingir grupos de inclusão social pela música.
Cronograma dos espetáculos:
Caxias do Sul, no auditório da Universidade de Caxias do Sul em 29/04/2018;
Santa Cruz do Sul, na universidade de Santa Cruz do Sul em 20/05/2018;
Santa Maria, no Centro Municipal de Cultura em 22/05/2018;
Rio Grande, na Fundação Universidade do Rio Grande em 24/06/ 2018;
Jaguarão, no Teatro Esperança em 23/09/18.
A oficina básica de coro cênico para jovens cantores será realizada em Porto Alegre em 02/05/2018.
Dimensão simbólica: a trajetória do grupo Expresso 25 é uma referência no movimento coral do estado, tendo realizado excursões para diversos países da Europa. Sobre Ivan Lins: não é preciso maiores apresentações. É um dos maiores músicos e cantores da música popular brasileira, sofrendo influências as mais variadas desde o jazz americano às nossas raízes africanas. Ele estabeleceu parcerias ao longo da carreira com cantoras como Gal Costa, Elis Regina e outras. A bossa nova não pode ser esquecida nas suas influências.
Dimensão Econômica: a importância do Expresso 25 é notada pela sua longevidade, pois festejou recentemente seu cinquentenário.
Classifica-se o Expresso 25 como um grupo amador que busca recursos para a remuneração do maestro, dos arranjos e dos diversos custos que vêm compor seu orçamento.
Dimensão Cidadã:
Conta com público variado em idade, principalmente jovens, e por isso tem o compromisso de compartilhar com a comunidade o seu fazer inovador que contempla movimentação cênica, percussão corporal e instrumentos, além do requinte dos arranjos do maestro Pablo Trindade.
O Expresso 25 conta além do cantar de recursos técnicos os mais modernos tais como iluminação projeção e que os cantores atuam usando a voz e o corpo. Conta com 38 integrantes, todos amadores. O projeto apresentado é a reprise do espetáculo apresentado anteriormente na Reitoria da UFRGS no ano de 2017.
Estendendo mais a maneira de cantar do Expresso 25 é o que se pode chamar fazer o cantar com o próprio corpo.
É o relatório.
2. O projeto está corretamente apresentado e mostra com clareza seus objetivos. Possuirá nos espetáculos a linguagem LIBRAS para pessoas com dificuldades auditivas. Quanto à acessibilidade às salas dos espetáculos estão aparelhadas. Em relação ao PPCI - plano de prevenção contra incêndios - deve-se condicionar sua validade na data de realização do evento.
As anuências foram todas as apresentadas, ou seja, há concordância das salas com a sua realização no tempo do cronograma.
Vale destacar ainda a importância coral 25 de julho para história do canto coral do Rio Grande do Sul desde o tempo dos exitosos festivais de coros criados na década de 60, cujos incentivadores foram os saudosos Dante Barone e João de Souza Ribeiro. A história do coral 25 de julho é longa e comemorar seu cinquentenário é mais que meritório. O coral realizou turnês artísticas em número de nove para países da Europa, como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Polônia.
Quanto à planilha de custos, ela nos parece correta, salientando-se a modéstia dos cachês, e das diárias. Apenas o valor de locação dos microfones auriculares é elevado, estando, porém, dentro da realidade do mercado.
Este conselheiro poderia se estender bastante sobre os méritos deste projeto. A interiorização do produto cultural é uma das suas virtudes. A divulgação de um projeto em várias localidades é economicamente uma meta a ser alcançada, pois reduz o custo unitário do projeto.
3. Em conclusão, o projeto “Somos Todos Iguais Nesta Noite - Expresso 25 Canta Ivan Lins” é recomendado para a avaliação coletiva em razão da relevância e oportunidade, podendo vir a receber incentivos no valor de até R$ 239.850,00 (duzentos e trinta e nove mil, oitocentos e cinquenta reais) do Sistema Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais - PRÓ-CULTURA.
Porto Alegre, 21 de janeiro de 2018.
Claudio Trarbach
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 23 de janeiro de 2018.
Presentes: 17 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Ruben Francisco Oliveira, Plínio José Borges Mósca, Élvio Pereira Vargas, Antônio Carlos Côrtes, Erika Hanssen Madaleno, Paulo Cesar Campos de Campos, Dael Luis Prestes Rodrigues, Gilberto Herschdorfer, Maria Silveira Marques, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Marlise Nedel Machado e Dalila Adriana da Costa Lopes.
Abstenções: Luciano Fernandes e André Venzon.
Impedimentos: José Mariano Bersch.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/01/2018 e considerados prioritários.
Marco Aurélio Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS