Processo nº 19/1100-0001441-6
Parecer nº 283/2021 CEC/RS
O projeto “Restauração das Telas de Aldo Locatelli e José Sicart na Igreja Nossa Senhora de Lourdes”, em grau de readequação, é acolhido, sendo recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto “RESTAURAÇÃO DAS TELAS DE ALDO LOCATELLI E JOSÉ SICART NA IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES” foi cadastrado eletronicamente em 28 de fevereiro de 2019 e habilitado pelo SAT/SEDAC em 29 de julho de 2019, sendo posteriormente encaminhado ao CEC no dia 30 de julho de 2019. Teve mérito reconhecido, em relevância e oportunidade, sendo recomendado por este Pleno em Sessão do dia 05 de setembro de 2019, no valor de R$ 326.627,55 [trezentos e vinte e seis mil, seiscentos e vinte e sete reais e cinquenta e cinco centavos].
Trata-se da Restauração de duas telas de Aldo Locatelli e uma tela de José Riera Sicart, tombadas pelo EPAHC, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Azenha, em Porto Alegre, RS. O Restauro das obras foi autorizado no Parecer Técnico CMC nº 02/2019, emitido pela Coordenação da Memória Cultural da Prefeitura de Porto Alegre, em 05 de fevereiro de 2019, reconhecendo o notório saber da equipe na área de restauração pictórica, assim como a excelência da metodologia de trabalho apresentada.
Área do Projeto: Restauro de Bem Tombado.
Equipe Principal: Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre/Cúria Metropolitana como proponente e atuando na supervisão geral, JAIME SPLENGER, como responsável legal e na supervisãogeral, CULT ASSESSORIA E PROJETOS CULTURAIS, na gestão cultural, LEILA VIANNA SUDBRAK, responsável pela equipe de restauração e FERNANDO LEQUES na contabilidade.
As Obras
1. Aparição da Virgem | Aldo Locatelli | 1962 | 540x334cm
2. Sagrado Coração de Jesus | Aldo Locatelli [obra inacabada] | 1962 | 573x218cm
Ambas tombadas pelo EPAHC em 16 de novembro de 2015, conforme Parecer no 37/15 do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.
3. São José | José Riera Sicart | 1968 | 574x216cm
A Equipe de Restauro
Leila Vianna Sudbrak, restauradora responsável, Maria Cristina Ferrony como restauradora coordenadora e Vivian Lockmann como assistente de restauro.
O projeto ainda conta com Oficina sobre Aldo Locatelli para escola convidada, Palestra e Visita Guiada a serem realizadas pela equipe de restauração do projeto com moradores, escolas do entorno e interessados em conhecer os processos do trabalho de restauração das telas.
Reingressou neste Conselho, em grau de READEQUAÇÃO, em 04 de agosto de 2021, sendo integralmente solicitado ao Sistema Pró-Cultura LIC RS, o valor de R$ 45.670,50 [quarenta e cinco mil, seiscentos e setenta reais e cinquenta centavos], sendo este, o objeto único deste parecer.
É o relatório.
2.O proponente apresentou relatório detalhado do andamento dos trabalhos, registros fotográficos, justificativa para readequação, plano de ação da nova etapa e orçamentos.
A necessidade de complementação de verba se dá pelo fato de que duas das obras a serem restauradas encontram-se em piores condições do que o previsto no diagnóstico inicial. As telas Sagrado Coração de Jesus, de Aldo Locatelli e São José, de José Riera Sicart demandarão mais tempo e material, pois ao serem montados os andaimes para o início da restauração, foi constatado que o estado de degradação não permitirá a restauração no local como inicialmente previsto. Além da necessidade de bastidores para a sua fixação, as telas devem ser retiradas dos nichos, para que não sofram maiores danos, e restauradas em novo local onde serão estendidas. A equipe de restauradoras avaliou que essa é a única forma de garantir a integridade das obras. Deste modo, aumentaram os custos do projeto, pois a equipe terá que trabalhar mais 4 meses, exigindo mais tempo e material.
O proponente explica em detalhes o processo desta nova etapa: Após a remoção das telas dos bastidores, elas serão enroladas em tubo preparado, devidamente acondicionadas e transportadas para um local onde serão estiradas em camas preparadas. Serão realizados os reforços das bordas e reparos necessários com o auxílio do carrinho já utilizado na primeira tela. Na finalização, as telas serão fixadas nos bastidores novos e finalmente poderão ser colocadas novamente nos altares das duas laterais.
Relação dos serviços necessários à realização da etapa acrescida ao projeto:
Retiradas das Telas pelas restauradoras;
Preparação do piso do espaço cedido pela Igreja onde serão restauradas;
Remoção das Telas;
Estiramento das Telas;
Preparação dos bastidores para substituição;
Reentelamento (reforço e aumento das bordas);
Colocação das telas nos novos bastidores;
Recolocação das obras em seus locais.
Do total R$ 45.670,50:
Material de Restauro R$ 2.367,50
Bastidores: R$ 7.368,00
Restauradoras: R$ 28.000,00
Gestão: R$ 4.200,00
Captação: R$ 3.735,00
A justificativa apresentada é acolhida e os valores solicitados acatados neste parecer, tendo em vista a imprevisibilidade e complexidade do processo, visando a qualidade e excelência do trabalho em todas as etapas do Projeto.
3. A execução do trabalho deve seguir as normas de segurança do trabalho, especialmente no que se refere ao uso de EPIs, uma vez que os trabalhos serão realizados em estruturas de andaimes de até 8 metros de altura.
Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e dos Municípios envolvidos no projeto, para o combate da Covid-19, respeitando decretos de distanciamento social, adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Coronavírus.
4. Em conclusão, o projeto “Restauração das Telas de Aldo Locatelli e José Sicart na Igreja Nossa Senhora de Lourdes”, em grau de readequação, é acolhido, sendo recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 45.670,50 (quarenta e cinco mil, seiscentos e setenta reais e cinquenta centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de agosto de 2021.
Daniela Giovana Corso
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 23 de agosto de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Abstenções: Paulo Leônidas Fernandes de Barros.
Em razão do Of. Nº 301/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 24/08/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,65 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 350/2019 CEC/RS
O projeto RESTAURAÇÃO DAS TELAS DE ALDO LOCATELLI E JOSÉ SICART NA IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto RESTAURAÇÃO DAS TELAS DE ALDO LOCATELLI E JOSÉ SICART NA IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES foi cadastrado eletronicamente em 28 de fevereiro de 2019 e habilitado pelo SAT/SEDAC em 29 de julho de 2019, sendo posteriormente encaminhado ao CEC no dia 30 de julho de 2019. Trata-se da restauração de duas telas de Aldo Locatelli e uma tela de José Riera Sicart na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Porto Alegre, RS. O projeto está classificado na área de Restauro de bem tombado; não tem uma data fixa para sua realização. Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre | Cúria Metropolitana é o proponente e, na equipe principal figuram o responsável legal e supervisor geral, Jaime Spengler; Cúria metropolitana de Porto Alegre na figura de Paula Bergamaschi, na gestão cultural; Leila Vianna Sudbrak, responsável pela equipe de restauração; Fernando Leques, contador.
Objetivo principal
[...] restauração de três telas localizadas na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, sendo duas delas do artista Aldo Locatelli, [“Aparição da Virgem” e o “Sagrado Coração de Jesus”] tombadas pelo EPAHC, e a terceira, de autoria do artista espanhol José Riera Sicart
[“São José”]”.
As obras
Aparição da Virgem | Aldo Locatelli | 1962 | 540x334cm |
Sagrado Coração de Jesus | Aldo Locatelli [obra inacabada] | 1962 | 573x218cm |
[ambas tombadas pelo EPAHC em 16 de novembro de 2015, conforme Parecer no 37/15 do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural].
São José | José Riera Sicart | 1968 | 574x216cm |
A equipe de Restauro
Leila Vianna Sudbrak: mentora técnica e filosófica, será a restauradora responsável;
Maria Cristina Ferrony: restauradora coordenadora;
Vivian Lockmann: assistente de restauro.
O restauro das obras foi autorizado no Parecer Técnico CMC nº 02/2019, emitido pela Coordenação da Memória Cultural da Prefeitura de Porto Alegre, em 05 de fevereiro de 2019, reconhecendo o notório saber da equipe na área de restauração pictórica, assim como a excelência da metodologia de trabalho apresentada.
O projeto conta com oficina, palestra e visitas guiadas a serem realizadas nas dependências da Igreja Nossa Senhora de Lourdes:
oficina sobre Aldo Locatelli com escola convidada pela Paróquia (preferência para escolas no entorno da Igreja N. S. de Lourdes). [...] A oficina apresentará a vida e obras do artista no Rio Grande do Sul. [...] Será mediada por profissional (artista plástico, historiador, historiador da arte) convidado pela equipe do projeto. Palestra e visita guiada realizada pela equipe de restauração do projeto, com moradores, escolas do entorno e interessados em conhecer os processos do trabalho de restauração das telas.
Duração do projeto
A execução do projeto não está vinculada a uma data fixa. A sua duração [da Pré-Produção a Pós-Produção] é de oito meses, desde a preparação do espaço para o trabalho das restauradoras até a prestação de contas e relatório final.
Foram apresentados os documentos necessários para o entendimento e análise deste projeto. Foram anexados: tombamento e autorização do restauro pelo EPAHC, cartas de anuência, diagnóstico, memorial descritivo, metodologia e planilha orçamentária detalhados, cronograma mês a mês com os aportes parciais esmiuçados.
Valor total do projeto: R$ 326.627,55 (trezentos e vinte e seis mil, seiscentos e vinte e sete reais e cinquenta e cinco centavos) solicitados integralmente ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
2. Nas dimensões cidadã e simbólica, o projeto atinge os objetivos específicos propostos,
Preservando as telas de Aldo Locatelli e José Riera Sicart para as futuras gerações; possibilitando o acesso do público a elas; resgatando a qualidade das obras; divulgando o trabalho dos dois artistas; valorizando o Bairro Azenha ao incluí-lo no Roteiro Cultural da Cidade, a partir de um roteiro de visitas às obras dos artistas.
A importância da obra dos dois artistas é incontestável:
Aldo Daniele Locatelli, o Mago das Cores, viveu 14 anos no Rio Grande do Sul, decorou Igrejas e Espaços Públicos que se tornaram patrimônios preciosos do Estado. Nascido em Bergamo, na Itália, em 1915, o pintor e muralista chegou ao Estado em 1948, para pintar a Catedral de Pelotas. Em 1951, inicia as obras na Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul, onde deixaria a sua obra-prima: a Via Sacra. Em Porto Alegre, é autor da obra “A Conquista do Espaço” no antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho. Também criou os afrescos do Palácio Piratini, entre outras obras de igual valor e importância, tornando-se uma das referências da pintura sacra no Brasil. Morreu em Porto Alegre, em 1962, aos 47 anos.
José Riera Sicart nasceu em 1911, em Barcelona, na Espanha. Diplomado pela Escola de Belas Artes de Barcelona. Em 1950 se fixou em Porto Alegre. Dedicou-se à pintura de retratos, paisagens, naturezas mortas, arte sacra e pinturas com temática gauchesca, no que era um especialista. Está catalogado no MARGS e consta no Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos, criado em 1973 de autoria de Claudio Cavalcanti. Faleceu em 2007 em Porto Alegre.
A Igreja Nossa Senhora de Lourdes teve o início de sua construção em 1943. Data gravada em pedra, no corpo da edificação. A Igreja, além das Missas que ali são realizadas, mantém diariamente o espaço aberto ao público para visitação. Visita essa, realizada por esta Conselheira, que vivenciou, por algum tempo, os espaços, a rotina, as atividades da Paróquia e a movimentação de visitantes. Todo o conjunto é muito bem mantido e preservado. No jardim, há uma pequena Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde estão frases e objetos de agradecimentos por graças alcançadas. Há ainda, uma Gruta Interna feita à mão, em 1970, pelas mãos do Padre Eugênio Carlos Luft. A pavimentação interna foi executada com retalhos de mármore. As paredes laterais contêm uma serie de vitrais ao longo da Nave e quadros menores, emoldurados ilustram a Via Sacra. Há bancos que convidam os passantes a entrarem e permanecerem no local, propiciando a fruição de manifestações religiosas, arquitetura e arte.
A arquitetura da Igreja parece servir de moldura para o conjunto das três telas.
Os painéis da Igreja Nossa Senhora de Lourdes são as últimas obras de Aldo Locatelli.
A obra Aparição da Virgem fica ao centro do altar. A obra Sagrado Coração de Jesus, uma obra inacabada de Locatelli, a sua última, pois o pintor morreu antes de terminá-la, em 1962, à esquerda do altar. E, à direita da nave, está São José, pintada pelo espanhol José Riera Sicart em 1968.
Desde 2015, a Paróquia vem tentando sensibilizar a sociedade para arrecadar recursos para realizar o restauro das Telas.
Foram feitos contatos com empresas de restauração, e com profissionais da área de restauro que, por razões diversas, não se concretizaram. Com o passar do tempo a situação de conservação das pinturas se agravou visivelmente o que justifica uma imediata intervenção de restauro principalmente na tela “Aparição da Virgem”, que corre grave risco de ruptura do suporte e outros danos. [...] se pretende impedir que os problemas observados progridam gerando danos irreversíveis à obra.
A metodologia apresentada para executar o restauro encontra-se detalhada em memorial descritivo anexo, e foi validada pela Coordenação de Memória Cultural de Porto Alegre.
O diagnóstico e pareceres técnicos individuais dos danos existentes em cada uma das obras são minuciosos, também registrados em levantamento fotográfico, atestando a dificuldade de leitura visual de cada obra e a necessidade de recuperação.
O cronograma de ação é detalhado em 6 meses. Da etapa de preparação da tela Aparição da Virgem para sua remoção, transporte para o local onde será restaurada, remoção do bastidor, estiramento da tela, restauração estética/reintegração visual. Para as telas Sagrado Coração de Jesus e São José, as etapas consistem em: preparação do local, montagem da estrutura de andaime, restauração estética/reintegração visual e finalização.
A equipe de restauro, como já atestado pela Coordenação da Memória Cultural de Porto Alegre, possui notório saber e qualificação técnica para o referido projeto de restauro. Leila Vianna Sudbrak será a restauradora responsável. Com formação na Universidade Internacional de Artes de Florença, na Itália, tem, no currículo, restauro de diversas obras de Locatelli. Entre elas, restaurou em 2015, “A Conquista do Espaço”, de 1953, painel de 50m2, localizada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A intimidade com a obra do pintor ítalo-brasileiro é tão grande que a artista plástica costuma ser chamada de "A viúva de Locatelli".
Maria Cristina Ferrony será restauradora coordenadora. Possui mestrado em Educação sobre Arte Contemporânea pela Unisinos, graduação em Artes Plásticas pela UFRGS, experiência em Artes Visuais, na educação, em práticas de atelier e execução de projetos e obras de arte. Desde 1989 exerce atividades em restauração de obras de arte, especialmente pinturas murais em instituições públicas e privadas. Vivian Lockmann será assistente de restauro. Graduanda em Artes Visuais pela UFRGS. Artista visual, com ênfase em instalação, escultura contemporânea e pesquisa em processos criativos. Participação em várias mostras coletivas, no MARGS, MAC RS, entre outros. Atua no atelier de restauro Maria Cristina Ferrony.
Do Memorial Descritivo:
Os trabalhos de restauração serão baseados nos princípios internacionais que regulamentam a restauração de bens culturais, dentro do padrão de conservação museológica, isto é, de patrimônio da humanidade, preconizados pelo CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS.
A seleção dos produtos a serem utilizados obedecerá a critérios de reversibilidade e estabilidade, sem comprometer a leitura visual da obra;
A integridade das perdas originais (descolamentos das camadas de suporte e pintura) a serem recuperadas será alcançada com o máximo respeito ao trabalho original e através das menores intervenções possíveis; Os materiais empregados serão compatíveis com os anteriormente utilizados pelo artista, observando-se coerência tipológica e intervenções rigorosamente discretas;
Quanto à dimensão econômica, o projeto é descrito em detalhes e atende os seus objetivos, como o próprio proponente defende:
[...] Por ser uma obra de interesse artístico e cultural para a cidade de Porto Alegre, como atesta o EPAHC, a igreja passa a fazer parte de um roteiro de turismo cultural evidenciada pela importância que os artistas Aldo Locatelli e José Sicart tiveram na história da arte no RS.
Verifica-se que o presente projeto divide as responsabilidades entre contratante e equipe de restauro de forma equilibrada, condizente com o papel de cada um no processo.
Todo o processo de restauração, tecnologia, materiais e procedimentos serão informados em relatórios semanais. Na conclusão da obra, todas as etapas estarão registradas em documentação fotográfica e audiovisual a serem entregues ao contratante. O proponente compromete-se em realizar estudo de colaboração com o EPAHC sobre o entorno das pinturas.
Sugere-se que sejam solicitadas e registradas visitas de técnico do EPAHC para verificar o andamento da execução do restauro em conformidade com o projeto e suas especificações técnicas.
Para a execução do serviço acima proposto, explicitando única e exclusivamente, os valores de honorários das profissionais envolvidas, têm-se os valores:
Mentoria Técnica e Filosófica e supervisão: R$ 50.000,00.
Restauro da obra A Aparição da Virgem: R$ 100.000,00
Restauro da obra Sagrado Coração de Jesus: R$ 44.000,00
Restauro da obra São José: R$ 30.000,00
A soma dos três itens acima totaliza R$ 174.000,00 revertidos nos cachês:
coordenadora restauradora: R$ 108.000,00
assistente de restauro: R$ 66.000,00
Total honorários restauradoras: R$ 224.000,00
3. Glosas
1.3 Assistente de Restauro | Vivian Lockmann
Glosa de R$ 13.800,00, sendo aprovado R$ 52.800,00
1.5 Coordenadora Restauração | Maria Cristina Ferrony
Glosa de R$ 16.200,00, sendo aprovado R$ 91.800,00
Levando em consideração o vasto currículo de Leila Vianna Sudbrak, restauradora responsável, notadamente especialista em restauro das obras de Locatelli, sendo remunerada por este trabalho pelo valor de R$ 50.000,00, fazem-se glosas nos valores referentes aos honorários da coordenadora de restauração e da assistente de restauro, com o intuito de estes valores serem mais condizentes com as atribuições de cada profissional para este projeto, buscando certa proporcionalidade entre a remuneração das três profissionais. Com a nova proposta de valores, entendo que não inviabiliza a execução do projeto, uma vez que os demais custos com materiais, transportes, novo bastidor, isolamento da área, seguro e relatórios, são valores contemplados em outras rubricas da planilha orçamentária, ou responsabilidade do contratante.
Do total de R$ 224.000,00 destinados aos honorários da equipe de restauradoras, fica aprovado o valor de R$ 194.600,00, preservando-se o pagamento dos valores acima descritos para cada profissional.
4. Condicionantes
Execução de peça de comunicação visual [banner ou similar] a ser colocada no espaço da Igreja. Deve conter as informações: ficha técnica do projeto, texto que refira que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS. Todo material promocional e de divulgação, inclusive releases e entrevistas concedidas à imprensa, devem mencionar o usufruto deste financiamento.
A execução do trabalho deve seguir as normas de segurança do trabalho, especialmente no que se refere ao uso de EPIs, uma vez que os trabalhos serão realizados em estruturas de andaimes de até 8 metros de altura, conforme projeto anexado.
Emissão de ARTs [anotação de responsabilidade técnica de projeto e execução] das estruturas de andaimes e seus complementos.
A definição do espaço onde será restaurada a Aparição da Virgem, bem como o preparo das condições de recebimento da mesma, que será acordado entre a Paróquia e as restauradoras, deve ser submetida à aprovação do EPAHC. Condiciona-se a liberação dos recursos à apresentação deste documento com informações do local, aprovado pelo EPAHC.
Contratação de empresa comprovadamente especializada em transporte de obras de arte.
O contratante deve comprometer-se com a proteção e segurança do local, assim como a contratação de seguro das obras durante o processo de restauro.
5. Em conclusão, o projeto Restauração das Telas de Aldo Locatelli e José Sicart na Igreja Nossa Senhora de Lourdes é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade – podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 297.227,55 (duzentos e noventa e sete mil, duzentos e vinte e sete reais e cinquenta e cinco centavos) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 04 de setembro de 2019.
Sessão das 13h30min do dia 05 de setembro de 2019.
Presentes: 19 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Jorge Luís Stocker Júnior, Marlise Nedel Machado e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Dalila Adriana da Costa Lopes, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Gilberto Herschdorfer, Marcelo Restori da Cunha e Moreno Brasil Barrios.
Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/09/2019 e considerados prioritários.
José Édil de Lima Alves
Conselheiro Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS