Processo nº 20/1100-0000223-5
Parecer nº 094/2020 CEC/RS
O projeto “Uruguaiana - Retratos, Riquezas e Paixões” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Identificação do projeto cultural
Titulo do projeto: Uruguaiana - Retratos, Riquezas e Paixões
Período de Realização: 30/06/2020 a 15/09/2020
Área do Projeto: LITERATURA (impressão de livro, revista e outros)
Município - URUGUAIANA
Identificação do produtor cultural
Produtor Cultural: RRPP PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA
CEPC: 5144
Responsável Legal: JANE DE CARVALHO SILVA
Função: Produção e execução do projeto
Equipe Principal
Nome do profissional ou empresa: RRPP PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA
Pessoa (Tipo): Jurídica
CNPJ: 05.430.885/0001-82
Função: Produção e execução do projeto
Nome do profissional ou empresa: Marilda Canal Peró
Pessoa (Tipo): Jurídica
CNPJ: 30.270.881/0001-21
Função: Coordenação geral
Nome do Contador: Eduardo Oliveira de Souza
CRC: 068.533/0-6
Descrição do projeto
O projeto “Uruguaiana - Retratos, Riquezas e Paixões” apresenta como proposta um livro fotográfico, com textos ilustrativos, sobre os principais pontos turísticos, costumes e riquezas da cidade de Uruguaiana. O livro contará com 80 fotos de um grupo de fotógrafos, 1000 unidades com tamanho de 30 X 25 cm, com 128 a 152 páginas, cor 4x4, em papel tipo couchê, bilíngue.
O proponente em sua justificativa salienta que em sua dimensão simbólica o projeto “Uruguaiana - Retratos, Riquezas e Paixões” restitui a cidade de Uruguaiana retratada através do livro fotográfico. Afirma que: “[...] Ápices desta efervescência cultural, eventos como a Califórnia da Canção Nativa do RS e o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana estão consagrados entre os grandes espetáculos nacionais, movimentando a cidade e encantando os turistas. Importante centro de passagem internacional de mercadorias e visitantes, o município faz jus a sua condição de tríplice fronteira e recebe os viajantes com muitas opções de gastronomia, compras e hospedagem. Pela cidade, cenários como ruas, praças, parques, estabelecimentos comerciais e prédios históricos inspiram os uruguaianenses e turistas.”
Por outro lado, no que concerne a sua dimensão econômica, afirma que a “O fotolivro com certeza vai retratar uma das mais importantes e belas cidades do Brasil, onde pulsa o coração do MERCOSUL, com sua tríplice fronteira, com riquezas e informações importantes para sua geração de empregos e renda e que exaltam seu nome para muito além de suas fronteiras.”
Ainda na sua justificativa, o proponente aponta, em relação a sua dimensão cidadã, que “.[..] além dos aspectos históricos, culturais e econômicos, o fotolivro, como forma de democratização da cultura local, retrata a efervescência cultural de eventos como a Califórnia da Canção Nativa do RS e o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana que estão consagrados entre os grandes espetáculos nacionais, movimentando a cidade e encantando os turistas.” E prossegue afirmando que “[...] como prática de democratização de acesso. O fotolivro será distribuído gratuitamente nas escolas da rede pública de ensino e particulares região, faculdades, bibliotecas, além de órgãos públicos e instituições. Para difusão e conhecimento do livro dentro da rede pública de ensino, será realizada uma apresentação pública da obra para alunos e professores da rede pública e particular de ensino”.
O projeto tem como objetivo principal “[...] expor e difundir a importância da diversidade cultural, religiosa, econômica, política e social da região através de imagens, legendas e pequenos textos que conduzam o leitor para a região, despertando a curiosidade para uma visita cultural e turística, além de despertar a autoestima daqueles que lá vivem, valorizando suas raízes.”
O valor total do projeto é de 127.560,00 (cento e vinte sete mil e quinhentos e sessenta reais) com o proponente aportando R$ 35.500,00 (trinta e cinco mil e quinhentos reais) e sendo o valor solicitado para financiamento Sistema LIC/RS de R$ 92.460,00 (noventa e dois mil e quatrocentos e sessenta reais).
É o relatório.
2. O projeto “Uruguaiana - Retratos, Riquezas e Paixões” apresenta uma proposta cultural relevante, por sua qualidade e oportunidade, principalmente pelo fato de acontecer em uma importante cidade, situada no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, sendo a maior cidade da região em população. A cidade de Uruguaiana, junto à fronteira fluvial com a Argentina e Uruguai, faz fronteira com a República Argentina e é muito próxima do Paraguai e do Uruguai, tendo as capitais Buenos Aires, Montevidéu, Assunção e Porto Alegre equidistantes, sendo, assim, um ponto estratégico militar e econômico para o Mercosul. Além disso, a cidade possui uma historia fascinante, uma arquitetura peculiar e com sua área urbana projetada com localização estrategicamente escolhida no século XIX. Estes dados reforçam um ambiente favorável para o sucesso deste produto cultural com as características definidas do projeto.
O projeto está bem formatado e é de fácil compreensão, apresentando diversos anexos que atestam a qualidade da proposição e que asseguram sua efetiva realização (currículos, cartas de anuência, metodologia detalhada, certidões, etc). O projeto apresenta como curadora a artista plástica Marilda Canal Peró, os fotógrafos convidados Abaete, Lucas Santos, Everton Luiz Souza e Domênikus Maldonado e com os textos da jornalista Melina de Azambuja Braga, todas estas pessoas relacionadas ao cenário cultural local, e habitantes da cidade de Uruguaiana. Na sua descrição, o projeto propõe um orçamento possível de execução, somado aos currículos qualificados dos participantes e um cronograma de execução de acordo, o que contribui para credenciar a proposta.
Cumpre ressaltar que este projeto cultural adquire um aspecto pertinente e consistente em sua proposta ao propor potencializar e salvar um passado, preservar a memória e resgatar a tradição, que são intensas preocupações das últimas décadas, um período que se assiste um interesse crescente pela discussão em torno do tema da memória dos lugares. Todo trabalho documental, e principalmente sobre o tema do “genius loci”, encerra duas naturezas distintas. De um lado, é o registro de algo que aconteceu ou existe no lugar; de outro lado, é a narrativa, uma retórica consumida a partir do que foi registrado. Um livro fotográfico não reproduz uma Uruguaiana “real” - pois é um simulacro - mas fala sobre a cidade.
Um dos aspectos meritórios do projeto que podemos apontar é a conjunção de texto e somados a 80 imagens de Uruguaiana obtidas por um grupo de fotógrafos explicitada na proposta. Fotografar é atribuir importância. O olhar não obedece à nitidez da retina, que de resto não é apreensível pela visão; o olhar sempre é atravessado pela pulsão escópica. Nunca olhamos para uma coisa apenas: estamos sempre olhando para a relação entre as coisas e nós mesmos. Ao decidir que aspecto deveria ter uma imagem da cidade, ao preferir uma exposição luminosa a outra, os fotógrafos sempre impõem padrões a seus temas. Embora em certo sentido a câmera de fato capture a “realidade”, e não apenas a interprete, as fotos são uma interpretação do lugar tanto quanto as pinturas e os desenhos.
Uma coleção de imagens de um lugar estimula uma capacidade inata de lembrar e imaginar lugares. Num livro fotográfico, esta percepção e a imaginação estão em interação constante onde o presente se funde com imagens de memória e fantasia. Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória. O livro propõe que construamos uma Uruguaiana de evocações e recordações. A memória de uma cidade é o que resiste ao tempo e a seus poderes de destruição, e como se fosse a forma que a eternidade pode assumir nesse mundo intensamente liquidificante.
Como consequência de todos estes aspectos, o projeto torna-se um evidente estímulo à formação e compartilhamento de conhecimento e culturas, fortalecendo o desenvolvimento humanístico da cidade e do município.
3. Em conclusão, o projeto “Uruguaiana - Retratos, Riquezas e Paixões” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 92.460,00 (noventa e dois mil e quatrocentos e sessenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 19 de maio de 2020.
Paulo Leônidas Fernandes de Barros
Conselheiro Relator