Processo nº 19/1100-0002180-3
Parecer nº 075/2020 CEC/RS
O projeto “Pom Pom a Rainha Pelúcia de Canela” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. Identificação do projeto cultural
Titulo do projeto: Pom Pom a Rainha Pelúcia de Canela
Período de Realização: 01/06/2020 à 01/03/2022
Identificação do produtor cultural
Produtor: Luciano da Luz Moucks
CEPC: 6621
Endereço: Rua Jessu Oliveira Silva Bairro: Restinga CEP: 91790390
Município: Porto Alegre
Responsável Legal: Luciano da Luz Moucks
Função: captador de recursos, responsável legal pelo projeto junto a LIC.
Realização:
Área do Projeto: AUDIOVISUAL: Novas mídias
Local de realização: CANELA - Parque do caracol
Equipe Principal
Nome do profissional ou empresa: cherry do Brasil
Pessoa(Tipo): Física CPF: 803.872.680
Função: captador de recursos
Nome do profissional ou empresa: mc da silva produções
Pessoa (Tipo): Jurídica CNPJ:19.900.189/0001-05
Função: direção de produção, aluguel de iluminação, criação e administração de redes sociais.
Nome do profissional ou empresa: makingoff
Pessoa (Tipo):Jurídica CNPJ:28.027.101/0001
Função: Direção, Roteiro, Copia DCP, legendagem
Nome do profissional ou empresa: João Carlos Moucks Junior
Pessoa (Tipo): Física CPF: 816.163.090
Função: diretor de fotografia
Nome do profissional ou empresa: Dani produções
Pessoa (Tipo): Jurídica CNPJ: 30.003.113/0001-01
Função: montador, editor, animação, mixagem, aluguel de estúdio de som,
Nome do profissional ou empresa: vitoria produções
Pessoa(Tipo): Jurídica CNPJ: 29.322.841/0001
Função: direção de artes, aluguel de estúdio de imagem
Contador
Nome do Contador: Leila Mello Martins CRC: rs-071870/
Descrição do projeto
O projeto “Pom Pom a Rainha Pelúcia de Canela” propõe a produção de um filme documentário com duração de 71 minutos. “Pom Pom” é uma personagem de quadrinhos criada por Luciano Moucks, sendo essa a protetora da Cidade de Canela. “Pom Pom”, além dos quadrinhos, teve participação em uma série para as TVs públicas intitulada “Super Tinga e Abelha Girl”, Jogos para Computador e Celular e, ainda, a personagem “Pom Pom” ganhou um monumento público em sua homenagem na cidade de Canela. O trabalho documental é uma proposta de narrativa mista de ficção e realidade contando a história da super-heroína.
O projeto, em sua dimensão simbólica, argumenta que “Pom Pom” é uma personagem que foi criada por Luciano Moucksem “em homenagem às atividades de Páscoa na cidade de Canela onde o quadrinista vende suas revistas de quadrinhos para os diversos turistas que visitam a cidade. Hoje a Coelha Pom Pom faz parte da cultura da cidade que a homenageou com um monumento público, mostrando que a cultura é uma ferramenta poderosa também para o turismo.”
Em sua dimensão econômica, o proponente afirma que “Canela é uma cidade em que a economia é totalmente voltada para o turismo e os super-heróis são mitos modernos e uma potência econômica incrível, o licenciamento de super-heróis estrangeiros é uma verdadeira fortuna e pensando em cobrir essa lacuna a Pom Pom ganhou força, gerando emprego e renda para artistas, técnicos e principalmente para os artesões de Canela que fabricam todo tipo de adereços da personagem aos turistas que visitam a cidade.”
Em sua dimensão cidadã, o proponente diz que, apesar da cidade de Canela ter uma economia bastante ativa, a cidade tem seus problemas sociais: “Nem todo canelense consegue se inserir no mercado de trabalho e a maioria vai trabalhar na cidade de Gramado. O habitante de Canela tem as suas próprias peculiaridades e seu lazer é diferente dos turistas que visitam a cidade e buscam os locais turísticos e podem pagar mais caro por isso, diferente da maioria dos habitantes de Canela. O documentário é mostrar o povo canelense através da personagem Pom Pom, retratando que aquele povo que alegra e trata também bem os turistas, também tem o seu lazer e divertimento.”
O valor solicitado para financiamento Sistema LIC/RS é de R$ 222.545,00 (duzentos e vinte e dois mil e quinhentos e quarenta e cinco reais)
É o relatório.
2. O projeto cinematográfico “Pom Pom a Rainha Pelúcia de Canela” apresenta muitos elementos frágeis ou inconsistentes na sua formulação, sobretudo nos aspectos relacionados à sua pesquisa, com exíguos elementos apresentados, e do seu roteiro, extremamente pouco elaborado mesmo tratando-se do gênero documentário. Uma das garantias para o sucesso de uma obra cinematográfica é a sua grande riqueza de informações e detalhamento de suas operações que antecedem sua filmagem, algo bastante rarefeito no projeto proposto.
Um outro elemento extremamente equivocado do projeto que devemos ressaltar é quando este afirma que “o objetivo geral é a valorização dos quadrinhos de super heróis gaúchos”. Em nenhum momento este aspecto aparece no projeto, sendo este apenas um elemento adjacente motivado pela origem, em duas dimensões, da criação gráfica da personagem.
As inúmeras fragilidades do projeto, que sofreu diversas diligências do SAT, provavelmente são oriundas da não escolaridade oficial dos conteúdos audiovisuais dos seus proponentes. Ao contrário das formulações oriundas das faculdades e escolas de cinema, os projetos formulados fora deste contexto acadêmico são vistos de uma maneira bastante crítica a esta cinematografia pois não seguem seus cânones clássicos, normalmente colocando estas obras num campo subalterno. A essas formas de expressão típicas da camada mais desfavorecidas da população propõe aquilo que podemos denominar de “realismo grotesco”. Esta estética permite jogar um olhar divergente sobre o mundo, um olhar ainda não enquadrado totalmente pelo jugo da Academia, de modo a tornar sensível a relatividade dos valores e a circunstancialidade dos poderes e saberes.
A cultura oficial sempre associada aos interditos, às restrições e à violência sanadora, não pode ver qualquer progresso neste tipo de narrativa que remetem sempre ao motivo “naif” da realidade, intimidatória das instituições oficiais. Assim, fica cada vez mais difícil para uma cultura “respeitável” conviver com estas formas de narrativas populares francamente ofensivas às suscetibilidades éticas e estéticas.
Não sendo técnica ou politicamente viável para o “stablishment” exercer a repressão pura e simples sobre essas formas de espetáculos ditas pejorativamente de “baixas” ou “vulgares”, optou-se pelo seu confinamento em guetos, em geral situados nas periferias, das quais se é mantida a distância e normalmente é um local que acaba por ser ridicularizado. Este tipo de cinematografia, sem dúvida, representa uma das diversas contrametáforas, tanto para o “cinema como janela para o mundo” como para o “cinema como espelho do eu”, metáforas que dominam as ultimas décadas os nossos estudos cinematográficos.
Apesar das suas inconsistências, que precisam ser desenvolvidas e reparadas, o projeto é uma oportunidade para que um núcleo cinematográfico, fora dos eixos tradicionais deste estado, venha a realizar uma obra dando oportunidade rara para o surgimento de um outro olhar sobre a nossa sociedade.
3. Em conclusão, o projeto “Pom Pom a Rainha Pelúcia de Canela” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 222.545,00 (duzentos e vinte e dois mil e quinhentos e quarenta e cinco reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 22 de abril de 2020.
Paulo Leônidas Fernandes de Barros
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário ficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 28 de abril de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Jorge Luís Stocker Júnior, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Gisele Pereira Meyer.
Abstenções: Rodrigo Adonis Barbieri e Moreno Brasil Barrios.
Impedimentos: Luis Antonio Martins Pereira.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 29/04/2020 e considerados prioritários.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
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