Processo nº 00109/2023
Parecer nº 315/2023 CEC/RS
Projeto “RESTAURO DO MONUMENTO AO IMIGRANTE”.
O Projeto Restauro do monumento ao Imigrante, chegou a esta conselheira dia 21/março/2023, foi elaborado pelo proponente Associação dos moradores e Empreendedores bairro Novo Hamburgo/RS, pertence a área de patrimônio material, sem data fixa para acontecer, na cidade de Novo Hamburgo e solicita a LIC o valor de R$ 1.565.302,18.
O Restauro do Monumento ao Imigrante objetiva garantir a preservação e permanência do bem histórico, tombado a nível municipal, que homenageia a chegada dos imigrantes que fundaram o município de Novo Hamburgo/RS. Busca também intervir não apenas na materialidade do Monumento, mas ativar de forma concreta os valores culturais por ele representados, em uma compreensão de que estes valores de comunidade, solidariedade e perseverança sirvam de modelo à sociedade na contemporaneidade. O Monumento foi erguido por ocasião das comemorações do centenário da colonização alemã no Rio Grande do Sul, justamente no lote número 1 da colonização alemã em terras hamburguenses, onde atualmente está localizada a Sociedade Aliança, mais antigo clube social de Novo Hamburgo. Tendo em vista a proximidade das comemorações do bicentenário, busca-se a preservação completa do bem, tanto por sua representação histórica e simbólica quanto pela urgente necessidade de restauro, devido ao avançado estado de deterioração.
Então, constitui-se basicamente em duas grandes ações: a execução da obra de restauro e a implantação de um memorial, tornando o Monumento um ativo cultural para a cidade de Novo Hamburgo e região.
Dimensão Simbólica- Conceituação temática Originalidade e inovação estética
O Projeto mostra-se importante dado o seu valoroso mérito em âmbito cultural e patrimonial perante a comunidade, haja visto que possui tombamento municipal, anuência da Secretaria Municipal de Cultura, Conselhos Municipais Cultura e Patrimônio, é bem elaborado, composto por equipe de profissionais especializados, bem detalhado de acordo com os anexos, trazendo memorial descritivo, levantamento fotográfico, plano de uso e sustentabilidade, cronograma físico financeiro ,projeto elétrico, projeto estrutural, projeto luminotécnico, layouts.
Vale ressaltar que consideramos de suma importância em uma obra de restauro, a densidade de seu plano de uso e sustentabilidade o qual promoverá o desenvolvimento cultural e consequentemente turístico do município e região.
A instalação do espaço do Memorial com ênfase na interpretação do patrimônio cultural e da paisagem reforça esse aspecto, tornando o Monumento parte do processo cultural da cidade, com isso passando a constar nos roteiros regionais, como o Vale Germânico e a Rota Romântica tendo a possibilidade também vista local de ser inserido em eventos culturais e turísticos no município de Novo Hamburgo, além de se tornar um importante equipamento cultural para o clube Aliança, gerando mobilização de recursos, fomentando a cadeira produtiva da área de construção quanto da área do patrimônio cultural.
Ressaltamos também a realização de ações educativas como ponto de visitação educativa mediada no projeto “Partiu Novo Hamburgo”, desenvolvido no âmbito das escolas públicas municipais de Novo Hamburgo (RS).O Proponente da enfoque no envolvimento da comunidade através da formação para professores e guias municipais, realização de cinco rodas de memória com associados, frequentadores e moradores do território, atividades que estão em consonância com o plano Estadual de Cultura. Propõe formatação da primeira exposição temporária com material de pesquisa do Caderno 01 do Monumento, apresentações musicais abertas do Coro Júlio Kunz assim como a primeira edição do evento cultural comemorativo anual junto ao Monumento ao Imigrante.
Dimensão Cidadã- Pluralidade, acessibilidade e inclusão/Democratização do acesso gratuidade
O projeto prevê medidas para PCDS ,com acessibilidade física e comunicacional, para isso, será necessária a instalação de rampa de acesso com inclinação adequada às normas, que deverá ser construída com estrutura metálica, apresentando característica de reversibilidade, será propiciado o acesso integral às informações e experiência no primeiro pavimento acessível, através da instalação de painel digital interativo em altura adequada para cadeirantes (acesso de informações, fotografias panorâmicas e visita virtual demonstrativa de todos os pavimentos superiores), assim como às experiências também através de maquete de fachada e outros recursos táteis que promovam a inclusão de pessoas com deficiência visual,como maquete em escala, através de uma versão em PDF Acessível AD do conteúdo disponibilizado no painel digital interativo, colaborando para a ampliação da democratização de acesso, já que toda visitação e acesso se dará de forma gratuita.
Propõe confecção de um livreto do Memorial, contendo toda pesquisa histórica realizada durante o restauro e oferecido 300 exemplares que serão distribuídos a SEDC, Escolas Municipais, Bibliotecas Públicas, Apoiadores, Secretaria Municipal de Cultura,a sociedade Aliança, Universidades de Novo Hamburgo, entre outros, além da disponibilização do painel digital interativo.
Não se propõe emendar / acrescentar guarda-corpos devido às dimensões do monumento, e a necessidade de manutenção de suas características estilísticas e estruturais internas do bem tombado. Deverão ser instaladas sinalizações adequadas para a subida no monumento, apontando que o percurso deve ser realizado com cautela. Ressaltamos que a Instalação de exposição temporária no segundo pavimento do Monumento ao Imigrante, acessível também de forma digital no pavimento térreo.
Dimensão econômica-Distribuição de valores/ Investimento local
Os valores da planilha são equilibrados de acordo com os padrões no que diz respeito aos BDI.
Através de recursos próprios da Sociedade Aliança Destinação de rubrica para limpeza e conservação básica do Monumento e seu entorno, bem como dos sistemas de iluminação e de drenagem.
A Prefeitura Municipal e/ou Fundo Municipal de Patrimônio Cultural Previsão de investimento de rotina em prazos previstos para manutenção da pintura externa e demais acabamentos.
A Sociedade Aliança, AME-NH e outras entidades colocam previsão de utilização de eventos periódicos com cobrança de ingresso, comercialização de espaços expositivos e/ou de produtos que servirão como fontes de captação de recursos para promover ações de conservação e restauro, e de manutenção do espaço expositivo e das exposições temporárias.
Comercialização de produtos institucionais – Sociedade Aliança, AME-NH e outras entidades Serão produzidos produtos comemorativos institucionais, com motivos do Monumento ao Imigrante, apresentando sua fachada no todo ou em partes, para aquisição de visitantes interessados. O valor arrecadado poderá auxiliar na manutenção do espaço expositivo e das exposições temporárias.
Relevância/Oportunidade/Viabilidade: É Relevante e oportuno pelo grande teor histórico cultural, assim como pelas justificativas já citadas na dimensão simbólica, as quais propiciam o fortalecimento Monumento ao Imigrante enquanto marco histórico visitável da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, transformando-o com certeza em ativo cultural.
Porém sua viabilidade fica fragilizada na medida em que o proponente não apresenta cartas de intenção de patrocínio, colocando dúvidas sua realização, vale ressaltar também que por se tratar de um recurso de mais de 1 milhão e quinhentos mil reais, a comissão julga importante constar orçamentos na planilha de valores.
Em conclusão, o projeto “RESTAURO DO MONUMENTO AO IMIGRANTE” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 1.565.302,18 (um milhão, quinhentos e sessenta e cinco mil, trezentos e dois reais e dezoito centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de abril de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 4,72 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS