Processo nº 00067/2020
Parecer nº 086/2020 CEC/RS
O projeto “Cultura Remota - Cursos digitais para Artistas e produtores culturais 1 ª Edição 2020” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto em tela é um evento não vinculado à data fixa. Ele passou pela análise técnica do Sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é E. H. B. da Silva - Produções – ME, CEPC: 6079, com endereço na endereço Avenida Doutor Nilo Peçanha 600, cj 301, bairro Bela Vista, no município de Porto Alegre. Tem como responsável legal Eduardo Henrique Betiati da Silva na função de coordenador administrativo e ministrante do curso de marketing digital para artistas. O projeto, inscrito na área do audiovisual, novas mídias, na classificação projeto cultural digital, apresenta como local de realização os municípios de Porto Alegre - prevendo gravação e edição nas sedes das empresas ministrantes e produtoras, e o município de Garibaldi – para a coordenação da equipe de atendimento e ensino online – na sede da empresa em Garibaldi. Consta também na equipe principal os nomes da pessoa jurídica Kauana Botelho na função de produção executiva e como assistente administrativa e auxiliar de execução e gestão administrativa do projeto, a pessoa jurídica de Josiano Manica, como coordenador de atendimento e ensino, a pessoa jurídica de F. Bonella Cunha Projetos Culturais – ME exercendo a função de ministrante do curso - planejamento e gestão de carreira e assistente de produção para auxiliar na execução do projeto, entre outros.
O proponente informa que a proposta apresentada é a primeira edição do projeto "Cultura Remota", que visa formar profissionais para o desenvolvimento de conteúdo digital durante a crise da Covid-19. Através de uma plataforma web e conteúdo digital gratuito, serão oferecidos 3 cursos gratuitos direcionados a artistas e profissionais da indústria cultural e criativa, sendo os três cursos: marketing digital para artistas, geração de conteúdo audiovisual para artistas, planejamento e gestão de carreira. O projeto prevê a criação e desenvolvimento de um site com uma plataforma digital com o conteúdo dos cursos.
Informa também que todo conteúdo e publicidade serão distribuídos através de redes sociais e da plataforma digital específica do projeto, inclusive com impulsionamento no FacebookAds. O proponente usa a aba “apresentação” do formulário do projeto para descrever o currículo dos integrantes pessoas jurídicas que integram a ficha técnica da proposta, finalizando com a informação que busca atingir “de 1500 a 4000 interessados efetivamente inscritos nos cursos. As inscrições ocorrerão através da plataforma online e inicialmente o projeto oferecerá 1500 vagas. Posteriormente conforme a demanda por inscrições aumentarem faremos uma análise para atender o maior número de pessoas possíveis sem sobrecarregar nossa plataforma e atendimento aos alunos a fim de manter a qualidade e tentarmos levar esta oportunidade para o maior número de pessoas possíveis.” No item dimensão simbólica aponta que “o projeto é uma forma de ajudar a manter vivo a importância simbólica e identitária destes profissionais.” Na dimensão econômica informa que “o projeto fornecerá oportunidade única para milhares de profissionais ampliarem seus conhecimentos e para que possam planejar e desenvolver conteúdos digitais que inclusive podem gerar renda.” Na dimensão cidadã o proponente complementa que ‘em meio a crise sanitária e econômica que afeta a maioria dos profissionais da indústria criativa e cultural, se faz ainda mais necessário ampliar e democratizar o conhecimento técnico principalmente com relação a geração de conteúdo digital.’
Entre as metas está o desenvolvimento de um sistema de criação e de um site e plataforma para os cursos, porporcionando gravar e editar cursos, ofertar três cursos gratuitamente e digitalmente, entregar 500 certificados digitais para alunos concluindo o curso, além da previsão de 1500 inscrições únicas/individuais em ao menos um dos cursos.
Na descrição da metodologia, o proponente informe que a plataforma será desenvolvida através de ferramentas web que permitem incorporar outros sistemas prontos reduzindo assim o custo e o tempo demandado para este desenvolvimento. Dentre os sistemas que poderão ser incorporados teremos um sistema de gerenciamento de conteúdo, um sistema de envio de e-mail e um site contendo todas as informações e contatos do projeto. O sistema de gerenciamento de conteúdo será como o Hotmart que além de gerenciar o acesso dos alunos ao conteúdo permite rastrear dados de acesso do aluno(...)O site será a plataforma principal e conterá informações do projeto, descrição dos cursos e dos ministrantes, conteúdo incorporado das redes sociais, formulários de cadastro, informações de contato, prestações de conta para a sociedade, depoimentos de alunos que concluírem o curso e sala de imprensa digital com todo conteúdo destinado a imprensa(..) A intenção principal deste trabalho é fornecer já na primeira edição um conteúdo organizado, de fácil compreensão e visualização pelo público-alvo.
Continuando o proponente informa na metodologia que:
Os impulsionamentos serão destinados principalmente a públicos lookalike (públicos similares personalizados no Facebook) criadas a partir de listas e fornecidas pela Produtora EB e pelo próprio Facebook. De acordo com as prévias do facebookads, o investimento em impulsionamento deste conteúdo nos valores e públicos previstos pode alcançar de 1 milhão a 3 milhões de pessoas e de 1500 a 4000 interessados inscritos nos cursos. Inicialmente ofereceremos 1500 vagas e conforme o número de inscrições aumentarem faremos uma análise para atender o maior número de pessoas possíveis sem sobrecarregar nossa plataforma e atendimento aos alunos a fim de manter a qualidade e tentarmos levar esta oportunidade para o maior número de pessoas possíveis. Todo acesso as aulas será feita através de cadastro e login individual pelos alunos. O conteúdo a ser produzido irá gerar 3 cursos em formato audiovisual para serem oferecidos nesta plataforma online.
Sobre a carga horária encontramos a informação que: “pretendemos desenvolver um conteúdo completo que realmente seja útil para os alunos que consumirem e contemplem todos os principais assuntos de cada tema. Estes cursos estão sendo estruturados em tópicos relevantes para o desenvolvimento profissional principalmente durante e após a crise do covid-19. Para produzir este conteúdo cada curso contará com ministrantes específicos e experientes que serão responsáveis por criar e otimizar todo conteúdo de forma oferecer um ensino mais fluido e amigável ao aluno. Os ministrantes dos respectivos cursos irão pesquisar, escrever e apresentar o conteúdo prévio para o coordenador de audiovisual que irá auxilia-los a otimizar e organizar o conteúdo em formato audiovisual e digital. Desta forma, cada ministrante terá liberdade para criar seu próprio conteúdo respeitando características e formatos padrões audiovisuais para que o projeto mantenha uma coalizão em todos os cursos”.
Sobre as inscrições: O processo de inscrição dos alunos será feito totalmente online e as inscrições serão validadas pela equipe de produção.
O projeto Cultura Remota - Cursos digitais para Artistas e produtores culturais - 1 ª Edição 2020 solicita R$131.600,00 (cento e trinta e um mil e seiscentos reais) integralmente ao sistema LIC/RS.
É o relatório.
2. O projeto *Cultura Remota - Cursos digitais para Artistas e produtores culturais - 1 ª Edição 2020 apresenta proposta de ação cultural virtual com bom mérito cultural, buscando estimular processos criativos e inovadores, desenvolver atividades de formação e capacitação para conectar as pessoas em ambiente virtual durante o período de isolamento social. A proposta está de acordo com a Instrução Normativa SEDAC N.º 03, de 2 de abril de 2020 atendendo as medidas temporárias de prevenção ao contágio pela COVID-19 (novo Coronavírus) no âmbito do Estado do RS.
Nos objetivos o proponente deixa claro que buscará desenvolver uma plataforma web e conteúdo digital gratuito direcionado a artistas e profissionais da indústria cultural e criativa. Sendo desenvolvidos e disponibilizados nesta edição três cursos que, ao ver desta relatora, se mostram essenciais no atual momento, como Marketing Digital para Artistas, Geração de conteúdo Audiovisual para Artistas, Planejamento e Gestão de Carreira. Tal iniciativa, mais do que atender diretamente aos fazedores do projeto em tela, traz um caráter multiplicador, de interesse comum a toda a comunidade artística, colocando a proposta em patamar diferenciado, pois ela apresenta-se inédita nesses formatos.
3. Em conclusão, o projeto “Cultura Remota- Cursos digitais para Artistas e produtores culturais.1 ª Edição 2020” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 131.600,00 (cento e trinta e um mil e seiscentos reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 10 de maio de 2020.
Adriana Xaplin
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 13 de maio de 2020.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Cristiano Laerton Goldschmidt, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Jorge Luís Stocker Júnior, Vinicius Vieira de Souza e José Airton Machado Ortiz.
Não Acompanharam o Relator os Conselheiros: Rodrigo Adonis Barbieri, Marcelo Restori da Cunha, Gabriela Kremer da Motta, Paula Simon Ribeiro, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Gisele Pereira Meyer, Luis Antonio Martins Pereira e Paulo Leônidas Fernandes de Barros.
DECLARAÇÃO DE VOTO:
O projeto não está instruído com os elementos básicos para sua avaliação de mérito quanto aos cursos a serem lançados: não há previsão de metodologia, carga horária, avaliação, conteúdos, entre outros.
Marlise Nedel Machado
Conselheira
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 27/05/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,14 pontos.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS