Processo nº 00092/2020
Parecer nº 141/2020 CEC/RS
O projeto “WEBSÉRIE SAUDADES DO PAGO 1 ª EDIÇÃO 2020” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O projeto “WEBSÉRIE SAUDADES DO PAGO 1 ª EDIÇÃO 2020” foi cadastrado eletronicamente em 11 de maio de 2020 e habilitado pelo SAT/SEDAC em 13 de maio de 2020, sendo encaminhado ao CEC no dia 18 de maio de 2020. Entrou em avaliação no dia 19 de maio de 2020.
Trata-se de uma websérie artístico-didática com oito episódios. Cada episódio terá duração de 15 a 20 minutos e “contará com uma apresentação musical, um mini-documentário sobre a carreira de cada convidado e uma aula sobre Música”.
O projeto conta com um curador responsável pela seleção dos artistas, mesclando residentes no Estado e gaúchos “longe do Pago”. Em cada episódio, ainda haverá a participação de uma poetisa ou poeta gaúcho, que criarão versos inéditos sobre a “saudade".
Os episódios serão publicados periodicamente no YouTube e a websérie contará com divulgação nas redes sociais e no site do projeto.
_Área do Projeto AUDIOVISUAL: Produção de Vídeo
_Período de Realização Evento não vinculado à data fixa
_Local de Realização Município de Encantado, R.S.
_Proponente REGIÃO DOS VALES COMUNICAÇÃO VIRTUAL LTDA-ME
_Equipe Principal_ Lume Organização de Eventos na coordenação administrativa e financeira e na produção executiva. André Bergamaschi será o contador.
__Objetivo Principal
“Exaltar a Música Gaúcha nas suas mais variadas vertentes, servindo também como base de aprimoramento intelectual do grande público, através da geração de conhecimento”.
“Evidenciar a força das novas gerações, que, no anonimato, seguem trilhando esses caminhos com trabalho sério e muita responsabilidade.”.
__Objetivos Específicos
_ Unir, por meio da internet, músicos que estão em diferentes locais do mundo.
_Ofertar ao público uma websérie com conteúdo musical de forma gratuita.
__Quanto à Metodologia
O cronograma prevê seis meses, da Pré-Produção à Pós-Produção.
> Contato com os músicos e poetas > Formatação > Gravação > Edição > Divulgação > Liberação dos Episódios > Encerramento do Projeto e Prestação de Contas <
Gravação, Edição e Divulgação estão previstas para agosto e setembro de 2020.
O proponente salienta que as gravações acontecerão em local apropriado, em sua maioria à distância entre curador e artista convidado, seguindo as medidas de segurança em relação à prevenção da transmissão do Corona Vírus, desde a formação de equipe reduzida até o uso de EPIs específicos para este fim.
Será disponibilizado um episódio por semana ao público, nas plataformas digitais Youtube, Facebook e no site do projeto, permitindo trabalhar a edição e divulgação de cada episódio de forma mais específica, intensificada e assertiva.
__Valor Total:
R$ 88.440,00 [oitenta e oito mil, quatrocentos e quarenta reais],
Integralmente solicitados ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. Vivemos o momento das novas tecnologias, da busca por novos mercados, da mudança de hábitos dos consumidores [que migraram da televisão para a Internet], dos conteúdos híbridos, [criados a partir do cinema e da TV], da convergência digital - tão aprofundada por Henry Jenkins - que surge a websérie.
[ Historicamente, considera-se The Spot , de Scott Zakarin, de 1995 e mantida por anunciantes até 1997, a precursora das webséries. Personagens postavam fotos e pequenos filmes do seu dia a dia no Hotel The Spot, em Santa Mônica, na Califórnia em seus blogs. Paralelamente, os produtores propunham fóruns de discussão onde o espectador podia interagir com os atores e também compartilhar suas histórias. Surgia, assim um novo formato no mercado audiovisual. ]
No entanto, esta convergência não foi apenas uma transformação tecnológica: representa uma transformação cultural, social e mercadológica. Novas formas de consumo de conteúdo [interativas e participativas], originadas do comportamento inquieto e migratório dos públicos em busca de novas experiências de informação e entretenimento, fazem com que um projeto de websérie tenha especial relevância nos nossos dias. A partir de novas janelas, plataformas e experimentações audiovisuais, a internet abre espaço para ilimitadas formas de fruição e interação.
Em função da Pandemia do Coronavírus, o mercado artístico, cultural e do entretenimento, como tantos outros, busca se reinventar: “Lives” de todo gênero passam a fazer parte do nosso cotidiano; cursos de formação à distância ganham novos formatos e ainda mais espaço; das nossas casas, para muitos, agora escritório, participamos de palestras internacionais ao vivo, impensáveis antes desta nova vida digital - não tão nova, mas agora NOVA de fato; serenatas à domicílio circulam pelas cidades; Apps para gerar interatividade entre artistas e público são criados; surgem as festas por plataformas de videoconferência; exposições virtuais; eventos híbridos mesclam o presencial e o online (Festivais, Premiações, Conferências, Congressos, Convenções, Rodadas de Negócios, etc); os “Drive-ins” ressurgem como um respiro e janela para o cinema e inúmeras apresentações artísticas.
Muito antes disso, filmes, séries e webséries já eram produtos consagrados e largamente consumidos. Mas, neste momento de distanciamento e isolamento social, eles ganharam ainda mais espaço e se fizeram ainda mais presentes em nosso dia a dia. Diferentemente dos Filmes e das Séries convencionais, usualmente disponíveis em plataformas de streaming pagas, as webséries ou séries para a web, ganham ainda mais relevância. Devido ao seu formato de pequenos episódios em media de 20 minutos, e por estarem disponíveis, na grande maioria dos casos, gratuitamente na internet.
3. Do proponente: “Pago, palavra gaúcha que significa lugar onde nasce; o rincão, a querência, o povoado, município onde se é natural e se reside”.
Nestes tempos em que a saudade ganhou ainda mais complexidade, a Websérie Saudades do Pago 1ª Edição – 2020 se desenha com um olhar atento e sensível, que transforma poesia e música de uma cuidadosa seleção de artistas em conteúdo digital de fruição, entretenimento e aprendizado, disponibilizado gratuitamente em ambiente virtual, em pelo menos três canais do projeto. A narrativa costura a interpretação artística de todas estas saudades, dos artistas e também do curador e apresentador, gerando um belo registro documental destas vivências.
__Na Dimensão Simbólica
O projeto enaltece o fazer musical e poético gaúchos, apresentando a obra e a trajetória de artistas-nossos que vivem “longe dos seus Pagos” e levam consigo a Cultura Gaúcha, transformando as “suas saudades” em música e poesia interpretadas de vários lugares do Mundo.
Na curadoria do projeto, Fernando Graciola, “um dos grandes nomes da cena violonística gaúcha e latino-americana, responsável pelo projeto “Sotaques do Violão”, um canal onde entrevista e toca com outros violonistas. Além de compartilhar as músicas dos convidados, compartilham vivências. O material produzido para o programa já representa um grande acervo da música latino-americana desde violonistas reconhecidos mundialmente como também violonistas mais anônimos”. [Por Andrea Perrone, do violaoeponto.com.br]
Para ilustrar a concepção curatorial, que prima por evidenciar as diferentes vertentes da nossa música regional, também dando voz a novos talentos, com sensibilidade e responsabilidade, trago alguns dos artistas convidados por Fernando Graciola:
Carlos Omar Villela Gomes, poeta, integrante da oficina poético-declamatória Gaúchos Brasileiros. Gabriel Lucas dos Santos que vive em Lisboa e já levou a sua música para países como Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha e China. Joseti Gomes, declamadora, premiada em rodeios nacionais e internacionais. E Paloma Silveira Rossatto, violinista, é compositora residente na Fundación Antonio Gala, que abriga criadores de 18 a 25 anos de idade, em Córdoba, na Espanha.
“Do folclórico ao contemporâneo, do erudito ao popular, cada convidado representará uma faceta da nossa Arte Musical, evidenciando a pluralidade musical que o Estado do Rio Grande do Sul é capaz de produzir”.
__Na Dimensão Cidadã, a websérie ficará disponível na internet, acessível a todos os públicos.
Os episódios contarão com legendas.
“Além de estimular a valorização de artistas gaúchos que atuam em diversas partes do Brasil e do Mundo, e exaltar a Música Gaúcha nas suas mais variadas vertentes, servirá também como base de aprimoramento intelectual do grande público, através da geração de conhecimento”.
__Quanto à Dimensão Econômica, o projeto dá oportunidade a artistas e técnicos locais e também a estes artistas gaúchos que residem fora do Rio Grande do Sul. As equipes de criação, arte, produção e comunicação são locais, fomentando o desenvolvimento cultural, social e econômico da cadeia produtiva regional. O orçamento prevê rubricas condizentes com seus escopos.
__do orçamento e suas proporcionalidades
A IN 03_2020 possibilita a concepção de projetos formatados de acordo com as normas vigentes de isolamento e distanciamento social.
No projeto em tela, do total de R$ 88.440,00, 27,15% são destinados aos cachês dos artistas e curador. Chamo à atenção que para a concepção deste novo tipo de projeto, se fazem necessárias: a produção do ambiente seja palco ou estúdio, a produção do conteúdo audiovisual para o online, e a produção do plano de comunicação: criação de website e canais, suas hospedagens, e a divulgação.
Dito isso, temos que estar atentos a estas mudanças, pois inevitavelmente, veremos um maior volume no corpo técnico destes projetos, alterando sensivelmente as proporcionalidades em comparação aos projetos que antes tramitavam neste Conselho.
4. Sugere-se que em todo o material institucional, promocional e de divulgação, inclusive nas plataformas de veiculação do projeto, releases e entrevistas, conste que o projeto teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e que por isso poderá usufruir de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS.
5. Condicionantes
__Recursos de Acessibilidade Universal
Segundo o último Censo do IBGE, de 2010, pessoas com alguma deficiência somam quase 24% da população brasileira. Desta forma, os recursos de acessibilidade já beneficiaram e permitiram essas pessoas serem espectadores do audiovisual. Portanto, o projeto deverá incluir:
Legendagem, Legendagem Descritiva, [na qual são explicitadas informações de efeitos sonoros, música, sons do ambiente, silêncios significativos]. Audiodescrição e Libras.
__IN 003/2020
Saliento a impossibilidade de realizarmos diligências de acordo com a IN 003/2020. Vivemos um momento de exceção que nos exige celeridade. Não há dúvidas sobre o mérito deste projeto. Não gostaria de adiar a sua realização, visto a oportunidade que ele trará para profissionais da cultura. Sendo assim, recomendo o projeto “Websérie Saudades do Pago 1ª Edição 2020”, sob as seguintes condições:
Condiciona-se a liberação de recursos ao recebimento das seguintes cartas de anuência:
_das rubricas 1.19 e 1.20 Konce Agência. Equipe de Filmagem e Equipe de Edição, nos valores de R$ 12.000,00 e R$ 9.600,00.
_das rubricas 1.21 e 1.22 Wink e Prediger Áudio e Vídeo. Técnico de som e Técnico de Iluminação, nos valores de R$ 3.040,00 e R$ 2.400,00.
_das rubricas 1.23 e 1.24 L.A Produções. Coordenador Geral e Produtor, nos valores de R$ 6.400,00 e R$ 5.800,00.
_das rubricas 2.1, 2.2 e 2.3 RV Comunicação Digital: Site, Gestão de Mídias Sociais, Criação de Materiais Gráficos, nos valores de R$ 3.800,00, R$ 2.000,00 e R$ 1.500,00.
_da rubrica 3.3 Orgatec Escritório de Contabilidade, no valor de R$ 300,00.
Conforme apontado pelo SAT, nas anuências dos artistas, não constam os valores dos seus cachês. Também se observou que os artistas são representados por três empresas distintas: Fernando Graciola, Arte 8 Produções e MSC Serviços e Marketing. Condiciona-se a liberação de recursos ao recebimento das cartas de anuência de cada artista, constando a empresa que o representa e o valor de seu cachê. [rubricas 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.7, 1.8, 1.9, 1.10, 1.11, 1.12, 1.13, 1.14, 1.15, 1.16, 1.17].
Na carta de anuência da rubrica 1.1. Fernando Graciola, curador do projeto, deve constar a função a ser desempenhada no projeto e o valor do cachê.
__Ainda, solicito a correção de dados da META do Projeto, pois se verificou que na apresentação e na metodologia do projeto, constam oito episódios. Nas metas, constam nove.
__Coronavírus
Que o projeto siga as leis vigentes do Estado e do Município para o combate da Covid-19, respeitando decretos de isolamento social e adotando medidas de segurança e higienização necessárias para evitar o contágio e transmissão do Corona Vírus.
6. Glosa
Tendo em vista a legislação vigente para esse tipo de projeto, gloso a rubrica 4.2, no valor de R$ 500,00, referente à fiscalização presencial do CEC.
7. Em conclusão, o projeto “WEBSÉRIE SAUDADES DO PAGO 1 ª EDIÇÃO 2020” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 87.940,00 (oitenta e sete mil, novecentos e quarenta reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 15 de julho de 2020.
Daniela Giovana Corso
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 16 de julho de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Ivo Benfatto, Paula Simon Ribeiro, Cristiano Laerton Goldschmidt, Gisele Pereira Meyer, Plínio José Borges Mósca, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Luis Antonio Martins Pereira.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 22/07/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,22 pontos.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS