Processo nº 00101/2020
Parecer nº 110/2020 CEC/RS
O projeto “Digitalização e Preservação da Coleção Têxtil Heloisa Annes - 2020” é recomendado para a avaliação coletiva.
1. O Projeto “Digitalização e Preservação da Coleção Têxtil Heloisa Annes - 2020” habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura e encaminhado a este Conselho, nos termos da legislação em vigor, trata de um projeto de preservação de acervo (digitalização de coleção).
Está inserido no segmento de Acervo: aquisição e qualificação.
Identificação do Projeto
Título: Digitalização e Preservação da Coleção Têxtil Heloisa Annes - 2020
Produtor Cultural: Nelson Roberto Azevedo Vieira-ME. CEPC6551
Não vinculado a data fixa.
Local de realização: Porto Alegre – Museu Moda e Têxtil UFRGS
Equipe Principal
Profissional: Nelson Roberto Azevedo Vieira - ME
Função: Proponente e gerenciamento Administrativo e Financeiro
Profissional: Carolina Bouvie Grippa, função: Direção de produção.
Profissional: Tais Cardoso. Função: assistente de produção.
Profissional: Vera Felippe. Responsável pelas etapas de higienização e catalogação das peças têxteis.
Contador: Barbara Carneiro Fagundes CRC 92185
Outros participantes. Museu Moda e Têxtil, Diretora do Museu Moda e Têxtil
Apresentação do Projeto
Segundo o proponente: “Pretende-se com este projeto preservar e digitalizar a coleção de têxteis de Heloisa Annes” .... esta coleção pouco conhecida composta de mais de 500 itens, que serão disponibilizados de forma on-line no ambiente digital do Museu Moda e Têxtil da UFRGS.
Estes itens têxteis produzidos pela família em diversas técnicas, materiais didáticos de ensino, livros, revistas e objetos ligados à produção. “São itens representativos de saberes, fazeres, memória e registros que contribuem não só par ao entendimento dos objetos em si, como para o estudo de formas de comportamento, modos de vida e relações sociais”...
Justificativa do Projeto
Dimensão simbólica: linguagens e práticas artísticas, referências estéticas.
O Proponente inicia sua justificativa neste campo dizendo “Inserir objetos em museus e dar o status de patrimônio cultural significa atribuir-lhes uma função e representação que estruturam a memória e identidade das pessoas e da sociedade. Somado a isso, precisam de visibilidade, pois se faz necessário que o público saiba que existem” .
.... Mais adiante ... “a possibilidade de disponibilizar esse conteúdo de forma on-line e gratuita no site do Museu Moda e Têxtil da UFRGS, nos possibilita abarcar diferentes formas de estudos que englobam diversas áreas do conhecimento” ...
Segue a justificativa... “A grande maioria dos objetos da coleção de Heloisa Annes foi produzida e utilizada no âmbito das cidades sem que ela viveu dentro do estado do RS. Desta forma o vínculo com a identidade local é muito forte. As formas de trabalho da produção dos objetos confeccionados que foram o acervo simbolizam a forma de vida de mulheres, mães, donas de casa, professoras...”
Ao justificar esta dimensão o produtor discorre longa e detalhadamente...e encerra dizendo “Neste sentido, a salvaguarda do objeto impacta também na preservação da memória e das relações de interação com o passado e o presente, possibilitando diálogos, reflexões e pesquisas abrangentes.”
Dimensão econômica: aspectos relacionados à economia da cultura: neste campo o proponente informa que “O Projeto busca fortalecer a presença da cultura têxtil no RS, estimular e movimentar o mercado cultural e de pesquisas” e em extensa descrição, fala da contratação de técnicos em diversas áreas de atuação como “especialistas têxteis e profissionais da área de comunicação, design, museologia e fotografia’...
Relata que a mostra ficando disponível no site do Museu Moda Têxtil, “contribuirá com um conteúdo repleto de opções para construção do conhecimento sobre têxteis no estado”....e acrescenta que “O Museu Moda e Têxtil se mostra como ambiente propício para divulgar o acervo visto que a universidade que a universidade federal pública não só abarca pesquisadores, alunos e professores com grande potencial, como também possui credibilidade junto à sociedade. Sendo este um ambiente democrático, acessível, gratuito e abrangente...”. diz ainda que “Em nosso país, as práticas artesanais vinculadas aos têxteis ainda existem e são presentes em diferentes camadas sociais, tanto como atividade de recreação quanto de fonte de renda” ....
Encerra dizendo “neste aspecto, o acervo pode contribuir para aumentar o repertório de quem faz uso de tais técnicas para comercialização de produtos e promover economias locais”.
Dimensão cidadã: “A disponibilização da coleção de têxteis aqui tratada de forma digital faz com que o alcance de público seja amplo, visto que as barreiras de espaço e tempo não existem e o conteúdo estará disponível 24h do dia, todos os dias da semana. Desta forma amplia-se a acessibilidade para expectadores de qualquer lugar do mundo e permite novas formas de aquisição de conhecimento”.
Informa que será disponibilizados textos, imagens, vídeos e toda e qualquer produção de conhecimento vinculado ao acervo.... será possível organizar exposições virtuais e presenciais, bem como demais eventos, (palestras seminários etc.)”
Objetivos
Objetivo Geral: Preservar a Coleção de Têxteis Heloisa Annes, tendo como atividades: digitalizar, documentar e conservar a coleção e disponibilizar o conteúdo (imagens, textos, referências) de forma on-line gratuita no site do Museu Moda e Têxtil UFRGS
Objetivos Específicos:
- Digitalizar a coleção de têxteis Heloisa Annes
- Documentar a coleção com a elaboração de fichas de catalogação dos objetos com conteúdo técnico, histórico e visual
- Conservar a coleção, fazendo a higienização e o acondicionamento dos objetos
- Disponibilização da coleção no site do Museu Moda e Têxtil UFRGS
- Disseminar o conhecimento técnico e histórico dos têxteis, principalmente as práticas manuais
- Contribuir para a valorização dos fazeres e saberes de técnicas têxteis tradicionais
- Contribuir com um repertório (on-line) para estudantes e profissionais de diversas áreas que procuram nas referências têxteis elementos para criação de novos produtos contemporâneos
- Organizar eventos de conversas pela Internet (lives) com estudiosos das áreas de patrimônio têxtil e com Heloisa Annes, visando a aproximação do público com o acervo
Metodologia: Neste campo o proponente descreve detalhadamente as metas que desejam atingir, divididas em três fases, a pré-produção/produção / pós produção.
Valor total e financiamento do projeto:
O valor total é de R$124.000,00 totalmente solicita do à LIC
Não possui receitas originarias da Prefeitura, outros patrocínios ou receitas de comercialização de bens e serviços.
É o relatório.
2. O projeto está bem instruído e formatado, apresenta os documentos necessários, anuências, bem como a descrição das metas e estratégias que serão desenvolvidas para o bom desempenho do projeto.
O custo do projeto até está compatível a outros eventos do segmento no qual está inserido.
É um projeto importante que valoriza o trabalho têxtil artesanal no RS. A preservação e valorização deste acervo enriquecerá o conhecimento de um publico especifico que tem poucas oportunidades de apreciar uma coleção vasta e variada como esta, formatada e recolhida ao longo de décadas de pesquisa e execução.
O SAT aponta algumas rubricas que não fecham entre si cronologicamente, mas que não alteram a planilha de custos e conclui que “Diante das informações apresentadas e observado o enquadramento da proposta, conforme previsto no art. 11 da Instrução Normativa SEDAC 03/2020, o projeto cultural é habilitado e encaminhado para avaliação do Conselho Estadual de Cultura – CEC.”
3. Em conclusão, o projeto “Digitalização e Preservação da Coleção Têxtil Heloisa Annes - 2020” é recomendado para a avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural – relevância e oportunidade - podendo vir a receber incentivos até o valor de R$ 124.000,00 (cento e vinte e quatro mil reais) do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS.
Porto Alegre, 09 de junho de 2020.
Paula Simon Ribeiro
Conselheira Relatora
Recomendado
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 18 de junho de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bortolotto, Ivo Benfatto, Cristiano Laerton Goldschmidt, Plínio José Borges Mósca, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos, Nicolas Beidacki, Luis Antonio Martins Pereira, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Gilberto Herschdorfer, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Jorge Luís Stocker Júnior, Moreno Brasil Barrios, Marlise Nedel Machado, Marcelo Restori da Cunha, Vinicius Vieira de Souza, Dalila Adriana da Costa Lopes, Gabriela Kremer da Motta e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Gisele Pereira Meyer.
Em razão do Of. Nº 182/2015 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 25/06/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,37 pontos.
José Édil de Lima Alves
Presidente do CEC/RS
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