Processo nº 00207/2020
Parecer nº 220/2020 CEC/RS
O projeto “Reconectar Arte 1ª Edição” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Trata este parecer de projeto da área de Artes Integradas, a ser realizado desde os municípios de Pelotas e Bento Gonçalves. O proponente é DWR Som e Luz Produções Culturais LTDA ME, CEPC 4958, o produtor cultural. A equipe principal é composta por Vanessa Wrchinski, Diretora de Produção, responsável pela direção e organização dos espetáculos. O contador é Ricardo Piccoli Carvalho.
O objetivo geral é oferecer espetáculos de circo, teatro, música e stand-up humorístico em ambiente virtual de forma gratuita. As metas contemplam dois espetáculos circenses do Grupo Tholl – Exotique e 40 anos de Kleiton & Kledir; uma apresentação da Orquestra de Brinquedos, do Coral Vale dos Vinhedos, da Banda Elixir e de Cris Pereira.
Os espetáculos do Grupo Tholl serão gravados na sede da Oficina Permanente de Técnicas Circenses (OPTC), e os demais no Centro de Indústria e Comércio (CIC), de Bento Gonçalves. As apresentações agendadas para quintas-feiras, às 21 horas, serão transmitidas ao vivo via canal do YouTube semanalmente, compondo uma agenda de seis semanas. Todas terão acesso gratuito.
No campo simbólico, a integração de diferentes linguagens – circense, teatral-musical, musical e comédia – embasa a proposta. O proponente destaca o caráter transcendente da realidade do circo ao lembrar que “antes de existir o cinema e seus poderosos efeitos especiais, o circo já proporcionava momentos em que os jovens e adultos duvidavam se tudo aquilo era real”. O teatro, segundo o proponente, é “a janela criativa que estimula o conhecimento e a cultura”. Na música, traz a Banda Elixir e o Coral Vale dos Vin.hedos, incorporando diferentes estilos. A comédia de stand-up, para o proponente, é um fenômeno atual capaz de “provocar o riso, criticar, denunciar, manter, reforçar estereótipos”.
A dimensão econômica do projeto é abordada sobretudo pela perspectiva do grande impacto da Covid-19 sobre a cadeia produtiva da cultura. Cita os objetivos previstos na IN 003/20 da Sedac e destaca a importância da inovação na proposição de formatos para produção, circulação e fruição dos bens e serviços culturais.
O caráter cidadão destaca o cunho diverso do projeto, o qual visa amenizar o isolamento social através da fruição cultural no ambiente familiar, e aponta que a transmissão gratuita e ilimitada em canal do YouTube democratiza o acesso.
Além dos custos com cachês e estrutura, estão inclusos recursos para a comunicação, através de assessoria de imprensa e marketing digital.
São apresentadas as cartas de anuência e orçamentos dos artistas envolvidos, em que pese a dispensa de tal exigência ante a Instrução Normativa vigente.
O Parecer do SAT não destaca qualquer aspecto do projeto, tampouco promoveu glosa ao valor total do projeto, o qual conta apenas com o Sistema Pró-Cultura RS como única fonte de financiamento, num valor total habilitado de R$ 249.350,00.
É o relatório.
2. O projeto promove a realização de seis espetáculos que integram diferentes linguagens artísticas e resultarão em episódios semanais transmitidos através da canal do YouTube.
As gravações, realizadas em Pelotas, cidade onde a trupe circense – Grupo Tholl – tem sua estrutura, e em Bento Gonçalves, onde está sediada a equipe de produção, proporcionam uma eficiência no uso dos recursos e na logística.
As duas estratégias acima representam uma concepção do projeto para o formato virtual, que aborda os aspectos de produção e difusão no sentido de promover eficiência e atratividade ao público.
Além disso, a metodologia também se adequa às necessárias medidas preventivas à Covid-19, ao propor uma organização das equipes de produção, captação e artistas de forma a reduzir o contato direto entre eles.
Todos esses aspectos estão condizentes tanto com o que estabelece a IN 003/20 quanto com a proposta do projeto nas três dimensões da política cultural, e com o atual momento em que vivemos, proporcionando oportunidade de trabalho, por um lado, e fruição cultural à sociedade por outro.
Condiciona-se a liberação dos recursos à apresentação de PPCI dos locais onde serão realizadas as gravações e espetáculo ao vivo.
3. Em conclusão, o projeto “Reconectar Arte - 1ª Edição” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 249.350,00 (duzentos e quarenta e nove mil e trezentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura. Para fins de prioridade, fica estipulada a nota 5.
Porto Alegre, 19 de setembro de 2020.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 22 de setembro de 2020.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Ivone Grassi Keske, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Franciso Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowisk da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e Michele Bicca Rolim.
Ausentes no Momento da Votação: Vinicius Vieira de Souza.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS