Processo nº 00285/2020
Parecer nº 296/2020 CEC/RS
O projeto “BEST FESTIVAL DIGITAL” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura, sendo habilitado pela Secretaria e encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é Aemene Agência Múltipla de Negócios-Eireli, CEPC 8181, endereçado na AVENIDA DO NAZARIO, 1200, conj 09, Bairro Olaria, em Canoas/RS. O projeto não está vinculado à data fixa. Apresenta como responsável legal Wolmar Pinheiro Neto, na função de Coordenador geral. O projeto concorre na área de MÚSICA. Consta ainda na ficha técnica a pessoa jurídica de VH produções culturais e artísticas LTDA, com a atribuição de Direção Artística. Sandro Henrique SantÁnna Machado é o Produtor Executivo, Aline Nunes Fiabane fica com assessoria de imprensa e a contabilidade fica a cargo de Pietro Scapin.
Após a qualificação, inicio o relatório constatando uma confusão por parte do produtor. O título do projeto cadastrado é BEST FESTIVAL DIGITAL, no entanto em toda descrição do projeto e nos documentos anexos aparece com o nome BEST FESTIVAL MUSICAL. Tal confusão não acarreta prejuízo para avaliação de mérito, no entanto deve ser pontuada para fins de registro. Segundo o seu proponente, o Projeto BEST FESTIVAL MUSICAL trata-se da realização de um festival de música, apresentado de maneira virtual no modelo live. Pretende reunir 5 estilos musicais a saber: Samba, Música Nativista, Sertaneja, Eletrônica e Pop. O BEST FESTIVAL MUSICAL será realizado em Porto Alegre no estúdio Impacto Vento Norte e será transmitido pelas redes sociais da BEST ENTRETENIMENTO. Programado para acontecer em dois dias, serão apresentadas uma atração de cada estilo por dia cumprindo cinco apresentações por dia com duração de 40 min cada, totalizando 10 apresentações ao logo de todo o festival. Quanto à dimensão simbólica, o produtor aposta na diversidade musical como argumento principal destacando os 5 estilos propostos para exibição do festival. Já no âmbito econômico a oportunidade de trabalho frente a queda de demanda em função da pandemia é o principal argumento. As exibições serão gratuitas e irrestritas atendendo de objetivo a dimensão cidadã.
Entre as metas mencionadas, consta a realização de 10 shows no formato de livre Representando a modalidade nativista aparecem Amilton Lima e Fabio Duzac. No estilo Samba Wagner Canabarro e Clube do Pagode. O estilo pop traz Banda A Trinca e Vinny Lacerda. O sertanejo Leo de Lucca e Débora Madrid. O eletrônico fica com DJ Xaropinho e DJ Rafa Machado.
Para produção de todas as atividades planejadas, o projeto solicita o total de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. Apesar de se tratar de uma proposta pouco inovadora quanto ao modelo de produção, o projeto cumpre com as demandas estabelecidas pela instrução normativa vigente. Cria oportunidade de atuação para artistas e trabalhadores da cultura prevendo remuneração generosa para todos envolvidos. Ao apostar na diversidade de estilos musicais, o projeto favorece a atuação de distintos artistas e amplia a possibilidade de interesse do público.
3. Em conclusão, o projeto “BEST FESTIVAL MUSICAL” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de dezembro de 2020.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 13h30min do dia 09 de dezembro de 2020.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, José Francisco Alves de Almeida, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza e Rafael Pavan dos Passos.
Abstenções: Aline Rosa, Daniela Giovana Corso, Luis Antônio Martins Pereira, Michele Bicca Rolim, Nicolas Beidacki e Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 443/2020 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 18/12/2020 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,59 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS