Processo nº 00084/2021
Parecer nº 136/2021 CEC/RS
O projeto “Corpo Futuro 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Trata este parecer de projeto da área de Literatura e de evento não vinculado à data fixa. O proponente é Primeira Fila Produções, CEPC 5679, sob a responsabilidade legal de Letícia dos Santos Vieira. A Equipe Principal é composta por Primeira Fila Produções, Fernando Zugno, Carolina Anchieta, Bruna do Amaral Paulin e Maria Eugênia Jucá. O contador é Leonardo Melleu Duarte.
O projeto consiste na produção e distribuição de edição da revista Corpo Futuro, publicação anual com conteúdo de arte, cultura, filosofia, literatura e ciências humanas. A tiragem prevista é de mil exemplares impressos, com 500 exemplares distribuídos gratuitamente, sendo cem via Sedac, duzentas para bibliotecas públicas e outras instituições, e duzentas para teatros e artistas. Será produzido também um sítio eletrônico, através do qual será disponibilizada versão em pdf da edição da revista, acessível a pessoas com deficiência visual.
Na dimensão simbólica, a proponente define a revista como “uma obra de arte em forma de revista anual”, através da qual se pretende “registrar e difundir inúmeras leituras de textos e potentes imagens sobre o corpo e o mundo no dia de hoje”. Mais de trinta colaboradores de diferentes expressões da cultura, incluem Maxwell Andrade – que vive a trabalha na Rocinha –, Josemar Albino – fotógrafo e arte educador “afrofuturista”, da Denegrir Agência de Ideias -, Valéria Barcellos –cantora, escritora e atriz, mulher trans -, Juliana Notari – artista e pesquisadora na área de artes – Miti Mendonça – artista têxtil e ilustradora, criadora do selo Mão Negra. A capa é assinada por Alma Negrot, artista multimídia, jovem, queer e já muito premiado. A modelo da capa será Katu Mirim, artista indígena da etnia Bororo de São Paulo. A revista terá 200 páginas impressas no tamanho 52,5 x 36 cm. A distribuição para venda inclui Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Montenegro, Caxias do Sul e Rio Grande.
No plano econômico, destaca a geração de renda para mais de trinta profissionais de diferentes áreas, para o qual o financiamento pelo Sistema Pró-Cultura RS é “absolutamente indispensável”.
Na dimensão cidadã, aponta-se a promoção da troca de difusão de saberes, através tanto da edição impressa, quanto por meios digitais – através de versão pdf (acessível a deficientes visuais), sítio eletrônico e redes sociais.
Não há previsão de recursos próprios ou de outras fontes. O projeto solicita ao Sistema Pró-Cultura RS financiamento no valor de cento e vinte e nove mil, oitocentos e cinquenta e dois reais.
É o relatório.
2. O projeto Corpo Futuro visa a criação e produção da revista em meio impresso (tiragem de 1000 exemplares) e digital, o qual inclui versão acessível e criação de sítio eletrônico.
A proposta da revista Corpo Futuro é bastante atual, ao incluir diversos artistas e comunicadores que abordam questões étnicas, de gênero, de orientação sexual, e são elas mesmas pessoas representativas destas questões, as quais são fundamentais para a cultura e para a sociedade, sobretudo no atual contexto brasileiro em que o ódio e a intolerância recrudescem e motivam fatos inaceitáveis. Neste sentido, a dimensão simbólica da proposta se alia com a cidadã, para promover arte e cultura afirmativas e de qualidade.
Os valores solicitados são bastante condizentes, e a planilha orçamentária é equilibrada. Sugere-se, para futuras edições, a previsão de cachês com valores maiores aos colaboradores.
3. Em conclusão, o projeto “Corpo Futuro 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 129.852,00 (cento e vinte e nove mil, oitocentos e cinquenta e dois reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 02 de maio de 2021.
Rafael Pavan dos Passos
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 04 de maio de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra e Vinicius Vieira de Souza.
Abstenções: Benhur Bertolotto.
Impedimentos: Michele Bicca Rolim.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/05/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,68 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Não há previsão de recursos próprios ou de outras fontes. O projeto solicita ao Sistema Pró-Cultura RS financiamento no valor de cento e trinta mil, quatrocentos e cinquenta e dois reais.
3. Em conclusão, o projeto “Corpo Futuro 2021” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 130.452,00 (cento e trinta mil, quatrocentos e cinquenta e dois reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS