Processo nº 00105/2021
Parecer nº 162/2021 CEC/RS
O projeto “Digitalização e Preservação da Coleção Têxtil Heloisa Annes - 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O Projeto “Digitalização e Preservação da Coleção Têxtil Heloisa Annes - 2021”, que tem como produtora cultural Carolina Bouvie Grippa Ltda, objetiva preservar a obra de Heloisa Annes por meio da digitalização da coleção de arte têxtil da artista, com aproximadamente 400 obras. O acervo digitalizado será disponibilizado de forma on-line pelo Museu Moda e Têxtil da UFRGS. As metas, previstas em seis meses, incluem: Digitalizar a coleção Heloisa Annes; Catalogar, documentar e conservar (higienizar e acondicionar) a coleção; inserir no site do Museu Moda e Têxtil a coleção (imagens, textos e demais documentos produzidos); Divulgar o conteúdo e as atividades em redes sociais do Museu e da instituição UFRGS; Realização de duas lives com temas relacionados ao projeto.
Na planilha estão previstas as despesas: Direção de Produção, Fotografia das peças têxteis, Conservação: higienização e acondicionamento dos objetos, Assessoria técnica: pesquisa, fichas de catalogação (físicas e digitais), inserção no site e apoio às mídias, Transporte para as peças ir para casa dos responsáveis pelas etapas, Materiais para conservação, Assessoria de imprensa, Criação e organização mídias sociais, Pagamento da plataforma Streamyard para lives, Impulsionamento de postagens, Gravação de vídeos sobre o processo de conservação, Edição de vídeos sobre o processo de conservação, Design: criação de identidade visual, adaptação de identidade para redes sociais, e-mail marketing, vinheta de vídeos, criação de flyers digitais, Gerencia Administrativo e Financeiro, Captação de recursos e contador.
O Valor do projeto é de R$ 103.160,00, totalmente financiados pelo Sistema Pró-Cultura. O parecer SAT-SEDAC, de n.º 129/2021, não apresenta nenhuma observação sobre o projeto, estando assim o mesmo pela análise técnica da SEDAC compatível com a realidade e em conformidade com a legislação.
É o relatório.
2. A Análise do Projeto
O projeto encontra-se dentro dos objetivos do Sistema Pró-Cultura, pois visa a preservação e divulgação da obra de uma artista atuante e plenamente reconhecida nas artes plásticas, em especial na arte têxtil. A estrutura do projeto é compatível com os objetivos e os principais profissionais envolvidos possuem formação para as funções. O orçamento apresentado conforme o parecer SAT-SEDAC está em conformidade com as normas e nível de mercado.
Como o projeto visa a preservação de acervo artístico com disponibilidade dos resultados ao público pesquisador, docente e interessado em arte, destaca-se mais ainda no mérito da iniciativa o envolvimento do Museu Moda e Têxtil da UFRGS, que integra a Rede de Museus e Acervos Museológicos (REMAM), sendo um endosso acadêmico importante.
Ressalta-se que o projeto terá, após a conclusão de sua realização, como forma de condicionante à aprovação das contas, uma nova análise e parecer do CEC, o qual tratará da “avaliação de resultados” do mesmo em razão do cumprimento do projeto tal qual foi proposto.
3. Em conclusão, o projeto “Digitalização e Preservação da Coleção Têxtil Heloisa Annes - 2021” é recomendado para financiamento pela LIC-RS, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 103.160,00 (cento e três mil e cento e sessenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de maio de 2021.
José Francisco Alves de Almeida
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 21 de maio de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Ausentes no Momento da Votação: Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 21/05/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 4,05 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS