Processo nº 00261/2021
Parecer nº 227/2021 CEC/RS
O projeto “ORQUESTRAS E CORAIS PARA TODOS” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. Realizada a análise pela equipe técnica do PRÓ-CULTURA, foi verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3, e foi encaminhado ao CEC-RS em 29.06.2021 para análise de mérito cultural.
Produtor Cultural: GR SOM E LUZ EIRELI;
Área do Projeto: MÚSICA;
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa;
Municípios - Locais de Realização - CARAZINHO - GARE ARMAZEM; NOVA BOA VISTA - Ginásio Municipal Padre Urbano Maldaner; SARANDI - Ginásio Municipal e RONDA ALTA - Ginásio Municipal.
Valor solicitado ao Sistema Financiamento LIC: R$ 189.000,00.
Constam como participantes, além da equipe principal: Fundação Cultural de Carazinho para apoio logístico; Cedência de Local com a Prefeitura Municipal de Nova Boa Vista; Prefeitura Municipal de Ronda Alta para apoio logístico; Cedência de Local com a Prefeitura Municipal de Sarandi, além de apoio logístico.
O Projeto Orquestras e Corais Para Todos pretende levar a Orquestra Rotary Club Cotrisal, A Fraec (Filarmônica Regional de Arte e Cultura), o Coral 25 de Julho e o Coral São José em uma turnê a quatro cidades do Rio Grande do Sul.
Metas
Quatro apresentações da Orquestra Rotary Club Cotrisal; quatro apresentações da Filarmônica Regional de Arte e Cultura; quatro apresentações da Coral 25 de Julho; quatro apresentações Coral São José e quatro oficinas de música.
É o relatório.
2. Diz no projeto que há o propósito de "levar a música erudita para perto da população em geral, mostrando a riqueza e a qualidade deste segmento musical “para todos”, despertando o interesse e o apreço da comunidade gaúcha para um segmento que, muitas vezes, fica mais restrito aos teatros e auditórios, mas, que agora teremos a oportunidade de realizar concertos de maneira mais informal e com a possibilidade de termos um contato mais direto com o público das cidades visitadas".
Na Dimensão simbólica está posto que toda a programação é gratuita e, após diligência, foi incluído no texto da metodologia: "Adotaremos as seguintes medidas de acessibilidade: reserva de lugares para cadeirantes, intérprete de libras e audiodescrição." Também houve inclusões em relação aos cuidados com os protocolos de prevenção à COVID-19, pois não havia menção no projeto dos protocolos da COVID-19 e toda a programação prevê que haverá público.
O projeto é econômico em informações e não apresentou portfólios dos corais e da orquestra, somente o oficineiro tem um mini currículo. Ademais, poderia ter sido melhor apresentado, visto que a essência do projeto é muito importante, já que apresentar música erudita em quatro cidades é bastante meritório. A música nesses tempos de sons tão bárbaros é um alento e deveria ser “anunciação”.
Reafirmamos que sejam considerados todos os protocolos em relação à COVID-19 vigentes em cada um dos municípios das apresentações, além do protocolo estadual.
3. Em conclusão, o projeto “ORQUESTRAS E CORAIS PARA TODOS” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 184.000,00 (Cento e oitenta e quatro mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de julho de 2021.
Sandra H F Maciel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 22 de julho de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Benhur Bertolotto, Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Ausentes no Momento da Votação: Rodrigo Adonis Barbieri.
Em razão do Of. Nº 151/2021 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 26/07/2021 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,96 pontos.
José Airton Machado Ortiz
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS