Processo nº 00417/2021
Parecer nº 404/2021 CEC/RS
O projeto “Kauanny y Caminhos” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura e foi habilitado pela Secretaria, sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor. O produtor cultural é JOEL PAULO TOMAZELLI, CEPC 7178, endereçado na AVENIDA BRASIL, 1060, Bairro CENTRO, Ponte Preta - RS. O projeto não está vinculado à data fixa e concorre na área de Música. Apresenta como responsável legal JOEL PAULO TOMAZELLI, nas funções de Diretor Musical, Compositor, Músico instrumentista e Captação de recursos. Consta ainda na equipe do projeto Kauanny Klein nas funções de Compositora, instrumentista e cantora, Appoiare Instituto de Pesquisa e Capacitação Ltda, fica com a Produção Executiva, Assessoria Administrativo Financeira e Prestação de Contas. Maristela Locatelli é a contadora.
Segunda consta na apresentação da proposta, Joel Caminho é músico percussionista, compositor, musico terapeuta, fabricante de tambores em sua empresa “Caminho dos Tambores” e pesquisador de ritmos e instrumentos de percussão. Em 2016 realizou a expedição Almas Brasuca, uma viagem para conhecer a cena musical da América Latina, experiência que teve uma grande influência em seu trabalho. Kauanny Klein é compositora, instrumentista, cantora (mezzo-soprano) e pesquisadora da aprendizagem musical autorregulada, formada em canto lírico e mestra em Música. Já participou de diversos cursos e estudou com cantores de ópera consagrados internacionalmente, além de ter concebido e atuado em inúmeros espetáculos musicais, muitos deles enaltecendo a cultura musical brasileira e latino-americana. A união destes dois artistas dá origem ao projeto “Kauanny y Caminhos” um trabalho que propõe a criação de músicas que resgatam as sonoridades nativas da latinoamérica, imprimindo novas faces e ares, sem perder as raízes. O Projeto consiste na composição de 07 canções inéditas, de autoria de Joel Paulo Tomazelli (Joel Caminho) e Kauanny Klein e na gravação de um álbum, contando com a participação dos dois compositores e de músicos convidados. O álbum será disponibilizado para acesso gratuito em plataformas digitais. A proposta contempla ainda a produção de um EPK (vídeo promo) e 02 clipes. Para o lançamento do álbum estão previstos 05 shows nas cidades de Erechim, Passo Fundo, Gramado, Santo Ângelo e Porto Alegre. Os shows terão acesso gratuito e respeitarão os protocolos de distanciamento vigentes na ocasião de sua realização.
Para a produção de todas as metas culturais o proponente solicita R$ 134.320,00 (cento e trinta e quatro mil, trezentos e vinte reais), valor integralmente habilitado pelo SAT e conta como única fonte de financiamento o sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. O projeto cumpre com excelência as demandas estabelecidas pela instrução normativa vigente. Os documentos anexos permitem compreender com clareza o que está proposto como projeto. Trata-se de uma produção autoral e original na área de música. A qualidade do que se pretende produzir pode ser aferida por vídeos realizados pela dupla de músicos. São canções ligadas a cultura do Sul que transbordam as fronteiras do país e se ligam a parte latina do continente. O material que está disponível nos anexos não se trata de uma produção profissional, contudo, a qualidade artística fica evidente. Esse fator indica que se o projeto for plenamente realizado poderá alavancar a carreira de novos nomes da música regional.
3. Em conclusão, o projeto “Kauanny y Caminhos” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 134.320,00 (cento e trinta e quatro mil, trezentos e vinte reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 21 de outubro de 2021.
Lucas Frota Strey
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 04 de novembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS