Processo nº 00556/2021
Parecer nº 449/2021 CEC/RS
O projeto “OFICINAS PRESTO CANTO CORAL 2ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto em tela passou pela a análise da equipe técnica do PRÓ-CULTURA, verificada a adequação da proposta ao enquadramento previsto na Instrução Normativa SEDAC 05/2020, art. 3° foi habilitado e encaminhado para avaliação e análise de mérito cultural do Conselho Estadual de Cultura em 11.11.2021
Produtor Cultural: LUCIA DE MOURA PASSOS SIMON & CIA LTDA – ME
Período de Realização: Evento não vinculado à data fixa.
Área do Projeto: MÚSICA
Município - Local de realização: SÃO LEOPOLDO
Valor solicitado ao Financiamento Sistema LIC RS 119.530,00
Constam como equipe Principal:
Lucia de Moura Passos Simon - Função: Ministrante da oficina de técnica vocal.
João Paulo Sefrin - Função: Regente e Orientador da oficina de Canto coral – Adulto
Ana Maria Ribeiro Althoff - Função: Regente e orientadora da oficina de Canto Coral – Infantil
Objetivo Gera l -Realizar cinco oficinas de canto coral e técnica vocal com inscrição totalmente gratuita, distribuídas em turmas de Coral Adulto - nível Intermediário, Coral Infantil, Coral Jovem/Adulto - nível iniciante, além de 01(um) concerto de encerramento com os alunos das referidas turmas, também com entrada totalmente gratuita ao público em geral.
É o relatório.
2. O projeto prevê a realização de oficinas semanais de canto coral adulto e infantil, que serão desenvolvidas em diferentes bairros da cidade de São Leopoldo ao longo de dez meses e que serão oferecidas gratuitamente à comunidade em geral visando estimular a interação comunitária através da cultura.
Das OFICINAS: Serão formadas 5 turmas, divididas em coro adulto intermediário, coro adulto iniciante e coro infantil. Elas serão disponibilizadas em 4 bairros da cidade (Campina, Centro, Feitoria e Scharlau) e acontecerão em periodicidade semanal com duração de uma hora, sendo os primeiros quinze minutos de cada encontro destinados às questões relativas à técnica vocal e os quarenta e cinco minutos subsequentes à prática de repertório.
Dimensão simbólica - O projeto resgata o envolvimento da comunidade com o canto coral, atividade que se popularizou localmente devido ao legado cultural dos imigrantes alemães na cidade de São Leopoldo.
Dimensão cidadã - As atividades propostas contribuem e promovem a socialização e o envolvimento comunitário, algo que deve ser resgatado e valorizado após esse período de resguardo em função da pandemia.
Todas as oficinas ocorrerão durante 10 meses e ao final será realizado um concerto pelos alunos, com entrada gratuita para toda a comunidade. A apresentação ocorrerá na Igreja do Relógio, no centro da cidade.
O projeto é simples, todavia contém as informações necessárias para que se possa fazer a análise de mérito cultural como um projeto de muita relevância para a comunidade.
O plano pedagógico das oficinas foi apresentado nos anexos.
3. Não sabemos em que nível estará o controle da COVID-19 em 2022 se ainda estivermos em período pandêmico que sejam respeitados todos os protocolos do momento.
4. Em conclusão, o projeto “OFICINAS PRESTO CANTO CORAL 2ª EDIÇÃO 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 119.530,00 (cento e dezenove mil e quinhentos e trinta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de novembro de 2021.
Sandra H F Maciel
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 03 de dezembro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Vinicius Vieira de Souza.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS